antena corta linha é muito importante

A importância do uso da antena corta linha

Soltar pipa sempre esteve entre as brincadeiras preferidas das crianças. Por ser barata e divertida, a pipa conquista fãs, de geração em geração, de todas as idades. Mas, o que poderia ser apenas uma brincadeira inocente de criança, acaba se tornando causa de muitos acidentes, devido ao uso de cerol nas linhas.
Mais de um quarto de todos os acidentes envolvendo motociclistas e cerol resultam em vítimas fatais. Por isso, um item está se tornando cada vez mais indispensável na vida dos motociclistas: a antena corta linha.
Se você anda de moto, ou conhece alguém que usa esse meio de transporte, a Zoom Entregas te explica nesse artigo os perigos do uso de linha com cerol e como a antena corta linha pode ajudar a salvar vidas.

usar antena corta linha evita acidentes

Quais são os perigos da linha com cerol?

O cerol usado nas linhas de pipa é uma mistura de cola de madeira com vidro triturado. Essa mistura, que torna a linha extremamente cortante, é usada em espécies de duelos entre pipas, nos quais as pessoas cortam as linhas umas das outras.
O uso de cerol é crime, previsto no Código Penal Brasileiro, e a pena varia de acordo com o tipo de dano causado, podendo chegar 5 anos de detenção, além de multa.
Além dos perigos à vida, ainda há o risco de contato com a rede elétrica, que pode causar incêndios e interrupção no fornecimento de energia elétrica em bairros inteiros.
Em julho de 2016, um acidente ainda mais inusitado aconteceu: um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Varginha, cidade do Sul de Minas Gerais, foi atingido por uma linha com cerol e teve parte de sua hélice danificada.
Os motociclistas são as maiores vítimas da linha com cerol. O número de vítimas fatais em acidentes de motociclistas que envolvem a linha de cerol chega a 25% dos casos.
Por isso, é muito importante, além da realização de campanhas de conscientização pelo fim do uso e comercialização de linhas com cerol, que os motociclistas se equipem e adaptem as suas motos, com uso de antena corta linha, a fim de evitar os perigos trazidos por esse tipo de linha.

Uso da antena corta linha e a prevenção de acidentes

Apesar de não ser um item obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a antena corta linha já salvou muitas vidas e evitou lesões graves que poderiam ser provocadas por linhas com cerol.
A antena corta linha é um equipamento instalado diretamente na moto e, por isso, é muito eficaz, já que não há necessidade de retirar e recolocar a cada vez em que a moto for pilotada. São feitas de metal e possuem uma ponta curvada com um gancho cortante, capaz de cortar a linha com cerol antes que ela chegue a atingir o motociclista.
Existem dois tipos de antena corta linha:

  • retrátil, cuja altura pode ser regulada e
  • fixa, com uma altura já pré estabelecida, que deve atingir o mesmo nível da cabeça do condutor.

Alguns modelos da antena corta linha são desenvolvidos para o retrovisor, enquanto outros se encaixam diretamente no guidão da motocicleta. Ambos os modelos são desenvolvidos com o objetivo garantir eficácia na proteção da integridade da vida do motociclista, bem como de algum passageiro que possa estar na moto.
O preço médio da antena corta linha varia de R$ 10,00 à R$ 50,00 e esse equipamento pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas de equipamentos para motocicletas, bem como em uma infinidade de sites na internet.

Segurança é tudo

Quem trabalha diariamente com motos sabe quantos riscos precisa enfrentar todos os dias. Por isso, é fundamental se preocupar com a segurança. Principalmente em épocas de férias escolares e finais de semana, que são os períodos de mais presença das pipas nas ruas e, consequentemente, das linhas com cerol. Por isso, a antena corta linha deve ser um equipamento básico de segurança dos motociclistas, juntamente com capacetes, luvas e demais acessórios. Ainda que não seja um dos equipamentos mais bonitos para a moto, a antena corta linha pode ser decisiva na hora de salvar a vida dos motociclistas e evitar graves acidentes.

Agora que você sabe os riscos da linha com cerol e o quanto a antena corta linha é indispensável na vida dos motociclistas, compartilhe essas informações com seus amigos!
A Zoom Entregas Rápidas preocupa com a segurança de seus prestadores de serviços e, por isso, conta com uma equipe bem treinada e equipada com todos os ítens de segurança necessários.

Outros links úteis: malote
motofrete
courier