Aprenda a fazer a manutenção da moto em casa

Saiba como fazer a manutenção da moto em casa

Sabemos o quanto as motocicletas são necessárias para a locomoção de cargas e pessoas. Sendo adaptáveis aos diversos ambientes, elas oferecem agilidade na entrega e no recebimento de encomendas. Para que esses benefícios não sejam perdidos, é muito importante fazer a manutenção da moto. Assim, será garantida a proteção dos motociclistas e a eficiência do veículo.

Boa parte do público imagina que para fazer a manutenção da moto seja necessário levá-la frequentemente ao mecânico. É claro que a checagem com o profissional é fundamental, mas existem procedimentos que podem ser feitos em casa e que trazem excelentes resultados. Nem sempre as pessoas têm tempo ou dinheiro para levar a motocicleta ao mecânico e acabam ficando sem fazer a manutenção da moto. A seguir, você verá que esse problema pode ser resolvido seguindo cinco dicas fundamentais.

dicas para fazer a manutenção da moto em casa

5 dicas para fazer a manutenção da moto em casa

1. Checagem dos freios

A checagem dos freios é fundamental para a proteção dos motociclistas e dos pedestres. Afinal, em vários momentos a moto precisará ser freada. Em motocicletas com freio a disco, a checagem é bastante prática. O próprio condutor consegue verificar o estado das pastilhas. Já em sistemas com freio a tambor, deve-se observar alguns sinais. Ruídos, por exemplo, indicam desgastes ou ação da chuva na frenagem. Em hipótese alguma as sapatas de freio e os cabos devem ficar desgastados ou desregulados. Fazer a manutenção da moto é primordial para evitar acidentes decorrentes da falta de checagem nos freios.

2. Calibragem dos pneus

Em casos de pneu sem câmara, é importante que a calibragem seja verificada semanalmente. Deve-se ter por perto o “macarrão” e a vacina de pneu. Eles podem ser usados em casos emergenciais. Para pneus com câmaras, existem diversas opções de vacina. Antes de utilizá-las, é necessário checar o tamanho do aro do pneu.

A verificação da pressão deve ser feita com os pneus frios. Caso não seja possível, saiba que a medida do pneu quente sempre será superior. Por via das dúvidas, tenha próximo um pequeno calibrador para fazer a medição.

3. Troca de óleo

Para o bom funcionamento do motor, é necessário que o óleo e o câmbio estejam em perfeitas condições. A maior vida útil do motor depende de que os prazos para a troca de óleo sejam respeitados, para isso, é preciso fazer a manutenção da moto. Verifique as condições de uso descritas no manual do usuário e analise qual o tipo de substituição é o mais indicado para a quilometragem que você costuma percorrer. Abra o compartimento e observe o nível de óleo, que deve estar entre as marcas “mínimo” e “máximo”. Se estiver abaixo do mínimo, preencha com o lubrificante até chegar ao nível normal. Escolha o fabricante e a composição de óleo de sua preferência, mas dê atenção aos semissintéticos ou sintéticos. Eles favorecem o melhor desempenho da moto.

4. Lubrificação da corrente

Esse é outro procedimento prático que você pode executar ao fazer a revisão da moto. Basta analisar o estado das correntes. É normal que, com a ação do tempo, a graxa seja perdida. Por isso, deve-se observar se as correntes estão ressecadas e se necessitam de lubrificação. No mercado, há opções em spray, que facilitam a aplicação.
Além dos cuidados com a lubrificação das correntes, fique atento ao ajuste das mesmas. Quando desajustada, uma parte da corrente pode soltar de um dos dentes e travar a roda traseira, acarretando consequências gravíssimas.

5. Análise de bateria

Normalmente, as baterias são seladas e dispensam cuidados específicos. Por outro lado, existem modelos não selados que pedem mais cuidados. Baterias que não são seladas podem ficar com o nível de água abaixo do recomendado. Caso isso ocorra, remova o equipamento cuidadosamente para completar cada reservatório com água destilada. Mas, cuidado! Quando manusear a bateria ao fazer a revisão da moto, siga os seguintes passos:

1 – desligue os cabos da bateria, soltando o polo negativo;
2 – continue até que consiga ver a água interna;
3 – limpe, caso haja sujeiras;
4 – ao reconectar os cabos da bateria, conecte primeiro o polo positivo.

Manutenção da moto garante entregas pontuais

Fazer a manutenção da moto em casa ou em uma oficina traz benefícios não só para quem dirige, mas também para pedestres e para quem faz uso de serviços de entregas. Na Zoom Entregas Rápidas, compreendemos o quanto é necessário que as motocicletas funcionem perfeitamente. Nossos funcionários são treinados para lidar com adversidades relacionadas à direção sobre duas rodas. Tudo isso para garantir a pontualidade e a segurança das entregas. Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco e tenha acesso a mais informações!

 

Links úteis:
entregas RJ;
serviço motoboy RJ;
motoboy Rio de Janeiro;
empresas de motoboy RJ.