Motociclistas correm bastante riscos de acidentes ao pilotar na chuva, saiba como diminui-los.

Como reduzir os riscos de acidentes ao pilotar na chuva?

Com a chegada das estações mais quentes, a chuva torna-se presença constante em rodovias. Quem pilota reconhece o perigo que é gerado pela combinação entre água e asfalto. Isso se deve ao fato da área de contato entre o pneu da moto e o solo ser bastante pequena, contribuindo para o aumento dos riscos de acidentes.
Para se proteger na chuva, quem pilota precisa tomar algumas precauções. Se você percebe a importância de ficar livre dos riscos de acidentes, confira as informações valiosas que ressaltamos!

Formas de reduzir os riscos de acidentes na chuva

Riscos de acidentes ao andar de moto na chuva

Obtenha informações sobre o tempo

Antes de pegar a estrada, veja a previsão do tempo. Mantenha-se informado sobre as situações climáticas para saber como lidar com os imprevistos no caminho. Ao analisar fatores como temperatura, precipitação e umidade, você poderá optar pelo melhor momento para pilotar. Lembre-se também de ficar atento aos locais com alta concentração de chuva.

Utilize equipamentos apropriados

Muitos motociclistas precisam pilotar também em dias de chuva. Se você vive situação semelhante, busque por equipamentos de proteção. Capas, luvas e meias são alguns dos itens que não podem faltar na mala de um motociclista. Opte por equipamentos que ofereçam conforto, segurança e praticidade. Faixas reflexivas, capacetes com viseiras transparentes e roupas impermeáveis são grandes amigos de quem pilota.

Evite passar sobre poças

Certamente você não deseja que a água da chuva danifique o motor da sua moto, não é mesmo? Então, nunca passe sobre uma poça. Não se sabe a profundidade exata de um buraco inundado. Ele pode ser um bueiro ou, até mesmo, uma cratera que suga tudo que o estiver na superfície. Para se prevenir contra os riscos de acidentes, nunca passe por cima de poças!

Verifique os pneus

Certos motociclistas acreditam que pneus pouco calibrados aderem-se com maior facilidade ao solo. O que é um grande engano. Pneus vazios permitem a aquaplanagem, que é o deslizamento sobre a água. Ao checar as peças da moto, verifique se os pneus estão devidamente calibrados. Com isso, os riscos de acidentes serão minimizados.

Pilote com calma

Em dias chuvosos, é comum que os motoristas fiquem mais impacientes e tentem ultrapassagens perigosas. Afinal, o trânsito congestiona e qualquer espaço pode ser a chance de sair do engarrafamento. Dependendo da situação, esse comportamento pode gerar consequências graves. Para reduzir os riscos de acidentes, é imprescindível perceber o que acontece na pista. Desacelere e permita que os veículos prossigam. Ligue o farol para que lhe avistem e evite ultrapassagens perigosas.

Treine a percepção

Estar atento ao que acontece no trânsito é um dever de todos. Mas, em dias chuvosos, essa postura é mais necessária ainda! É preciso olhar de outra forma o ambiente em que pilota. Treine a visão periférica e faça exercícios que fortaleçam o reflexo. A ideia é que você perceba atentamente tudo o que estiver ao seu redor: placas, faixas pintadas, buzinas, pedestres, entre outros.

Ao respeitar os critérios de segurança, os riscos de acidentes serão reduzidos e, consequentemente, muitas vidas serão preservadas. A equipe da Zoom Entregas Rápidas é totalmente atenta a isso. Nossas entregas são feitas com a máxima proteção até em dias chuvosos!

Links úteis:
transporte aéreo;
malote;
courier.