o que é necessário para ser um microempreendedor individual

Tudo o que você precisa saber para se tornar um microempreendedor individual

Empreender tem sido a escolha de muita gente que deseja fugir da crise. De acordo com dados do Portal do Empreendedor, o número de pessoas que se cadastraram como microempreendedor individual cresceu mais de 81% em três anos, justamente os anos em que houve recuo no número de empregos com carteira assinada. São diversos os segmentos de atuação desses microempresários, que buscam inovar e oferecer um produto diferenciado no mercado, para que consiga se destacar retirar o seu sustento.

Se você tem uma mente cheia de ideias e deseja usá-las para abrir o próprio negócio, a Zoom Entregas Rápidas te ajuda. Preparamos esse artigo com todas as informações que você precisa para se tornar um microempreendedor individual e começar a trabalhar para você mesmo, com o que você gosta e, quem sabe, dar início a um negócio lucrativo e promissor. Confira!

O que é um microempreendedor individual?

Criado a partir de uma lei federal que entrou em vigor no ano de 2009, o microempreendedor individual é enquadrado no Simples Nacional e fica isento de tributos federais, como imposto de renda, Pis e Cofins. É direcionado a pequenos empreendedores, com faturamento anual de até cinco mil reais por mês. O valor pago ao INSS também é menor, apenas 5%do salário mínimo, e o microempreendedor individual passa a ter direito aos benefícios previdenciários, como auxílio-doença, auxílio maternidade e aposentadoria. A taxa mensal paga pelos contribuintes também é baixa, girando em torno de 50 reais, dependendo da atividade exercida.

E por falar em atividade exercida, não são todas as categorias de microempresas que podem se enquadrar no programa de microempreendedor individual. Mas, ainda assim, são muitos os segmentos contemplados. Entre eles, podemos destacar:

  • chaveiro
  • comerciantes de artigos de diversas origens
  • editor de jornais, livros e revistas
  • fabricantes de diversos produtos
  • fotocopiador
  • lavador de diversos equipamentos, inclusive material médico
  • restaurador de livros e obras de arte

A lista completa de atividades permitidas pode ser consultada no Portal do Empreendedor.

Como posso me tornar um microempreendedor individual?

Em primeiro lugar, alguém que deseja se tornar um microempreendedor individual precisa recorrer à prefeitura da cidade onde mora, para conseguir um Alvará definitivo. Cada município possui normas próprias para a concessão do Alvará, baseadas em uma lei de zoneamento que determina quais atividades podem ser exercidas em cada local. Alguns bairros são estritamente comerciais, enquanto outros podem conter comércio e outros indústrias.

Além do Alvará da prefeitura, é necessário que microempreendedor individual busque autorizações específicas para que seu negócio funcione, como dos bombeiros e da vigilância sanitária. A relação dessas autorizações também pode ser consultada na prefeitura.

Com todas as licenças providenciadas, o empreendedor poderá se formalizar como microempreendedor individual. O cadastro é feito no Portal do Empreendedor, onde deverá ser informado todos os dados pessoais, endereço e atividade a ser exercida.

Com o cadastro pronto, o empreendedor recebe um certificado, que já apresenta o CNPJ.

Essa não é a última etapa. Com o certificado em mãos, o microempreendedor individual deve retornar à prefeitura, para realizar o Cadastro de Contribuinte Mobiliário (CCM), que permite a emissão de nota fiscal para prestação de serviços.

taxas cobradas do microempreendedor individual

Ter um diferencial é a chave do sucesso!

Desde que foi criado, em 2009, o programa de microempreendedor individual oferece a mais de seis milhões de pessoas a oportunidade de conseguir abrir um negócio e investir no que são bons e gostam de fazer. Mas, oferecer produtos aos clientes não é o suficiente para uma microempresa crescer. É preciso levar o diferencial aos seus clientes.

E se o diferencial for um sistema de entregas que seja eficiente e atenda às expectativas deles? Para isso, você pode contar com a Zoom Entregas Rápidas! Trabalhamos com entregas rápidas no RJ, de objetos e documentos, e podemos te ajudar a fazer a sua empresa crescer.

Entre em contato com a Zoom Entregas Rápidas, conheça os nossos pacotes de serviços e peça o seu orçamento!

 

Links úteis:
motoboy Rio de Janeiro
empresas de motoboy RJ
entregas RJ