Segurança dos motoristas na zoom entregas rápidas

Dicas para a segurança dos motoristas

Com o ritmo de vida acelerado dos grandes centros urbanos, inevitavelmente, as pessoas tornam-se vítimas do estresse. Um engarrafamento de trânsito, por exemplo, pode ser o grande motivo para o desencadeamento da violência. Em resposta a esse cenário, a segurança dos motoristas é cada vez mais requisitada. Nacionalmente, o panorama da segurança rodoviária é desanimador. De acordo com o último levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil apresenta índices de mortes no trânsito três vezes maior do que o limite “aceitável”. São 18,3 mortes a cada 100 mil habitantes anualmente.

Segundo dados do relatório “Retrato da Segurança Viária”, em 2014, só no estado do Rio de Janeiro foram registrados 2.895 óbitos, 8,2% superior ao ano anterior. O Rio também apresenta o maior número de falecimentos de pedestres. Aproximadamente 47% das pessoas mortas em trânsito foram atropeladas. Contudo, existem medidas que contribuem para a segurança dos motoristas. São simples condutas que podem garantir a proteção no trânsito. Confira:

Como melhorar a segurança dos motoristas de automóveis?

segurança dos motoristas é importante

Drogas e direção, definitivamente, não combinam

Uma parcela considerável da população reconhece que a combinação entre bebidas alcoólicas e direção é nociva. Dirigir embriagado compromete não apenas a segurança dos motoristas, como também a vida dos passageiros e dos pedestres. Todavia, é importante ressaltar que não são apenas as bebidas alcoólicas que afetam a direção. Drogas ilícitas também influenciam a atividade cerebral, comprometendo a percepção de quem dirige. Se o motorista não puder dirigir o veículo, a melhor alternativa é chamar o táxi ou deixar que algum amigo assuma o controle do automóvel.

Não dirija utilizando o celular

Existem pessoas atarefadas que precisam estar com o celular sempre ao alcance. Questões de trabalho, de faculdade ou, até mesmo, de família são alguns fatores que fazem com que muitos não consigam se desprender dos aparelhos. Entretanto, comandar um automóvel requer percepção aguçada, atenção e reflexo para manter o controle do veículo. Se quem dirige não consegue parar de mexer no aparelho telefônico por alguns minutos, certamente colocará a vida de muitas pessoas em risco. Por isso, compreenda que celular e direção também não combinam!

Conscientização no trânsito

Há certas ocasiões que geram desconforto para quem dirige. Falta de educação somada à direção faz com que erros graves sejam cometidos a todo instante. Por mais que pareça difícil, é preciso abstrair e manter o controle emocional. Não fazer ultrapassagens e deixar que o carro prossiga fará com que a harmonia seja preservada. Uma boa dose de conscientização pode ser o ingrediente que esteja faltando para garantir a fluidez no trânsito.

Respeite as sinalizações de trânsito

As sinalizações existem para serem respeitadas, não é mesmo? Ao fazer auto-escola, os alunos aprendem a importância de respeitar os sinais de trânsito. Esse itens são indispensáveis para orientar os motoristas. Por meio deles podemos saber onde não estacionar, como prosseguirmos e de que forma dosarmos a velocidade. Motoristas que desrespeitam as sinalizações de trânsito, na maioria das vezes, são advertidos com multas, suspensão da carteira ou com apreensão do veículo.

Faça revisões no carro regularmente

Engana-se quem acredita que a revisão dos carros deva ser empregada antes de viagens longas. A checagem do veículo precisa ser feita regularmente, afinal, ninguém quer um automóvel desajustado, certo? Além disso, fazer o check up garante que nenhum componente interfira na segurança dos motoristas e dos passageiros. Imagine o que um pneu estourado poderia provocar quando o carro estivesse em alta velocidade em uma via expressa!

Como os motociclistas também podem ser protegidos?

segurança dos motoristas motociclistas

Adquira equipamentos de proteção

O mercado oferece inúmeros equipamentos para proteger os motociclistas. As opções vão desde capacetes até vestuários específicos. Hoje em dia, é possível encontrar até calças de couro que protegem o motociclista no contato com o asfalto. Talvez um dos itens mais importantes seja a proteção da coluna cervical e lombar para a segurança contra quedas.

Comporte-se adequadamente no trânsito

Infelizmente, existem pessoas que, ao assumirem o controle da motocicleta, imaginam estarem acima de todas as coisas. É uma sensação de poder que cega e faz com que infrações sejam cometidas regularmente. Nesse ponto, é importante que o motociclista compreenda que alta velocidade não determina o que é ser bom no trânsito.

Não faça ultrapassagens perigosas

Justamente pela sensação de poder provocada pelas motos, certos motociclistas cometem ultrapassagens perigosas. Desrespeitando sinais vermelhos e disputando velocidade com automóveis, infratores colocam em jogo a própria vida e a integridade dos demais.
É essencial que quem dirija saiba que o trânsito é coletivo. Colocar-se no lugar do próximo fará com que se pense duas vezes antes de cometer uma infração.

Não ande em alta velocidade em corredores

Alguns motociclistas têm impaciência para esperar que o trânsito descongestione-se. Um corredor formado por carros pode sugerir caminho livre, mas, na realidade, não é bem assim que acontece. Se os automóveis estão parados, é por algum motivo. O melhor que tem a ser feito é dosar velocidade e prestar atenção ao posicionamento dos veículos.

Treine sua visão periférica

Esse é um ponto que evoca certo engajamento do motociclista em querer melhorar a direção. Para treinar a visão periférica, é necessário que se faça exercícios de análise do ambiente. O ideal é que o motociclista consiga enxergar o cenário sem precisar movimentar muito a cabeça ou virar os olhos.

Para garantir a segurança dos motoristas, é imprescindível buscar o bom convívio no trânsito. Dirigir não é um ato individual, mas sim uma interação coletiva. Todos têm responsabilidade sobre o que é feito no trânsito. Essa perspectiva faz parte da filosofia da Zoom Entregas Rápidas. Todos os funcionários comprometem-se em garantir que as entregas sejam feitas com a máxima segurança possível.

Links úteis:
courier
malote
empresas de motoboy