CONHEÇA NOSSO BLOG
09Set
Casos em que deve haver indenização do correio

Casos em que deve haver indenização do correio

Compartilhe!

Quando pensamos em enviar algum objeto ou malote para uma pessoa que está muito distante, a primeira ideia que nos vem à cabeça, geralmente, é o serviço da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), mais conhecida como Correios. O que poucos sabem é que, em caso de desvios ou erros nesse serviço, deve haver indenização do correio.

 

Os Correios são responsáveis por tudo o que lhe é entregue, desde o momento da postagem até a chegada ao destinatário. Neste caminho, qualquer ponto que saia do curso normal, deve ser informado ao remetente. Em algumas situações, além de informado, deve ocorrer indenização do correio. Veja, a seguir, situações em que o correio deve indenizá-lo:

Tipos de indenização do correio

Extravio ou roubo

Quando for comprovado extravio de encomenda, deve haver indenização do correio. Isso pode ser provado, por exemplo, quando você envia 5 documentos, mas apenas 2 chegam ao destinatário. Quando não é possível localizar o fluxo postal de alguma encomenda por 10 dias, o correio também deve indenizar o consumidor.

Em casos de roubo, deve ser feito um boletim de ocorrência. Para que o correio indenize, é preciso apresentar o B.O., comprovando o ocorrido.

Atraso

O correio deve indenização ao consumidor caso sejam comprovadas entregas com atraso por parte da empresa. Nesse caso, será restituído parte do valor pago pelo serviço de entrega; são eles:

  • Sedex 10 e Sedex Hoje: 10%
  • Sedex, Sedex a cobrar, PAC e Reembolso Postal: 30%
  • e-Sedex: 20%

O consumidor deve estar atento caso o motivo do atraso seja dado pelo remetente; dessa maneira, o correio não tem como agir.

Estragos totais ou parciais

Em caso de avaria no objeto, o correio é responsável por fazer uma apuração e avaliar o quanto deve ser indenizado ao consumidor.

Situações em que não ocorre indenização do correio

Não haverá indenização do correio nas seguintes situações:

  • Endereço incorreto ou não suficiente para encontrar o destino da entrega;
  • Não declaração do valor de mercado do objeto;
  • Retenção por autoridade;
  • Casos de força maior, como fechamento de aeroportos, greves, enchentes, incêndios ou demais desastres naturais;
  • Embalagem inadequada para o objeto.

Para solicitar reembolso dos Correios, basta entrar em contato. Isso pode ser feito pelo próprio site deles, na seção “Precisa de Ajuda?”. Eles respondem a solicitação por volta de 5 dias, em condições normais.

Para evitar esses tipos de problemas, você pode buscar por formas alternativas de enviar documentos e malotes, como empresas de motoboy, por exemplo. A Zoom Entregas Rápidas oferece serviços de entrega, seja courier ou transporte aéreo, de qualidade e que você pode confiar. Entre em contato e solicite sua entrega.