A Zoom Entregas Rápidas te conta tudo sobre logística compartilhada

Logística compartilhada: como funciona?

Uma logística eficiente é aquela em que a mercadoria é entregue ao cliente de maneira segura, rápida e sem altos custos. Mas, em um país como o Brasil, em que grande parte dos transportes são feitos por meio das rodovias que, em sua maioria, possuem estruturas precárias e cuja extensão territorial é muito grande, o custo acaba não sendo tão baixo assim. Nesse cenário, a logística compartilhada é uma boa alternativa para os que desejam reduzir os valores das entregas, sem perder a certeza de que elas chegarão em segurança até os clientes e livres de avarias.

Deseja saber mais sobre logística compartilhada e como essa pode ser a alternativa para melhorar os processos logísticos da sua empresa, sem elevar os gastos com entregas? A Zoom Entregas Rápidas te conta tudo o que você precisa saber neste artigo!

O que é logística compartilhada?

como funciona a logística compartilhada

A logística compartilhada é uma prática utilizada há muito tempo no exterior e agora está se expandindo também no Brasil. Trata-se de uma prática colaborativa, que visa integrar empresas com interesses complementares de uma maneira vantajosas para ambos. A prática da logística compartilhada visa, então, reduzir o custo das operações, de modo a repassar essa economia aos consumidores, tornando todo o processo logístico, desde armazenagem até o transporte, mais barato e facilitado.

Quando colocada em prática, funciona assim: um caminhão de uma empresa, por exemplo, transporta os produtos de diferentes marcas e realiza as entregas. Dessa forma, o custo do transporte, que seria arcado por apenas uma empresa, é dividido por todas elas, tornando-o, assim, muito menor. Ou ainda: suponha que determinada empresa tenha 25% do espaço do seu galpão de armazenamento ocioso, enquanto outra empresa precisa justamente desse mesmo espaço para guardar a sua mercadoria. Em vez de alugar um espaço grande e ter um alto gasto com armazenagem, essas empresas podem compartilhar o mesmo galpão e dividir, além dos custos com aluguel, gastos do dia a dia, como água e luz.

Viu como pode funcionar? A logística compartilhada é uma maneira de diminuir os gastos, que podem ser investidos em outros setores da empresa, levando ainda mais qualidade aos consumidores, a um preço inferior.

Quais as vantagens da logística compartilhada?

Redução nos custos de transporte e armazenamento

Segundo dados da fundação Dom Cabral, o transporte de mercadorias é o setor que mais gera gastos para a empresa. Cerca de 11,5% da receita de um negócio é destinado ao transporte do produto até o destino final. É um valor muito alto, considerando que uma linha de produção envolve diversos outros setores. A maioria esmagadora do transporte de cargas no Brasil é feita por meio de rodovias, cerca de 86%. Sendo assim, utilizar a logística compartilhada é uma maneira de reduzir os gastos com essa área, uma vez que os custos de cada viagem são divididos entre as empresas que estão compartilhando do mesmo transporte.

Diminuição dos impactos ambientais

Por que colocar na rua dois caminhões parcialmente vazios, sendo que poderia ser colocado apenas um completamente carregado? Essa é outra vantagem da logística compartilhada: menos caminhões na rua é igual a menos gás carbônico da queima de combustível no meio ambiente. No caso do armazenamento, há redução significativa nos gastos com água e luz quando, em vez de dois galpões, apenas um é ocupado. É possível fazer logística eficiente e reduzir os impactos ambientais!

Agilidade e menor custo nas entregas

Talvez a maior vantagem na utilização da logística compartilhada seja a melhoria na qualidade dos serviços prestados ao consumidor. Utilizando esse processo, as entregas podem ser realizadas de maneira muito mais rápida, uma vez que não há necessidade de um número mínimo de entregas a serem realizadas. Os benefícios para os clientes também podem ser percebidos no valor cobrado pelas entregas. Como os gastos das empresas são reduzidos, essa economia pode ser refletida no valor cobrado pela entrega da mercadoria. Assim, o consumidor pagará menos por um serviço de melhor qualidade e será atraído a realizar mais compras.

Como aderir essa modalidade de logística?

Para adquirir benefícios com a logística compartilhada, as empresas precisam parar de olhar para as outras do mesmo setor apenas como concorrentes, mas também como parceiras. Afinal, apenas trabalhando juntas elas poderão conseguir um custo menor nos seus processos logísticos e um aumento na qualidade do serviço prestado.

Uma boa maneira de começar a usufruir da logística compartilhada é contar com a terceirização dos serviços de entrega. Assim, uma empresa especializada em entregas rápidas fará todo o processo de maneira precisa, sem que você tenha que se preocupar com gastos como: manutenção de frota, contratação de pessoal e rotas de entrega.

Depois de conhecer mais sobre a logística compartilhada? Acredita que essa modalidade pode beneficiar a sua empresa? Conte com a Zoom Entregas Rápidas para te ajudar! Trabalhamos com a modalidade de entregas por contrato, em que o serviço de entregas é terceirizado e a sua empresa não precisa se preocupar com custos de manutenção, encargos trabalhistas, treinamento e recrutamento de funcionários.
Entre em contato conosco e conheça tudo o que a Zoom Entregas Rápidas pode fazer por você e pela sua empresa!

 

Links úteis:

empresas de motoboy rj
entregas motoboy rj
motofrete rj
motoboy rio de janeiro