Dicas para montar um e-commerce

Saiba como montar um e-commerce corretamente

O e-commerce (comércio eletrônico) é um tipo de comércio que executa transações financeiras por meio de mecanismos eletrônicos (computadores, smartphones, tablets, entre outros). Geralmente, as comercializações são feitas em sites das lojas virtuais ou em aplicativos para smartphone. Embora essa seja uma modalidade de comércio comum nos dias atuais, muitas empresas buscam montar um e-commerce de qualidade para ganhar destaque no mercado.

Se você também deseja investir nesse tipo de negócio, mas não sabe muito bem qual caminho seguir, confira as informações que selecionamos. Com as nossas dicas, você saberá como conquistar bons resultados ao montar um e-commerce.

Dicas para montar um e-commerce e obter bons resultados

maneiras de montar um e-commerce

1. Escolha o nicho a ser trabalhado antes de montar o e-commerce

Inicialmente, você precisa considerar que no mercado existem inúmeros varejistas que já atuam há algum tempo e que oferecem credibilidade ao público. Não basta só querer trabalhar com e-commerce, você precisa ter uma direção traçada. Por isso, imagine o público geral como um grande bolo. A partir disso, você precisa separar uma fatia desse montante para ser trabalhada. Ao escolher o nicho certo, disponibilize a ele qualidade no atendimento, produtos diferenciados e preços competitivos. Conhecendo o comportamento do segmento escolhido, você poderá desenvolver diversas estratégias para fidelizá-lo.

Lembre-se que você só saberá lidar com o público desejado após fazer uma análise detalhada do mercado e da concorrência. Pesquisas de mercado podem ser a base para o desenvolvimento das estratégias de comunicação.

2. Defina qual plataforma trabalhar

Tão importante quanto definir o público a ser trabalhado, é identificar a plataforma que será usada para a comunicação com os clientes. É por meio dela que o lojista disponibiliza os seus produtos e oferece as opções de pagamento. Embora haja alguns padrões de layout seguidos pelas lojas virtuais, é importante escolher um modelo que corresponda às necessidades do seu negócio. Lembre-se de que a área de atendimento ao consumidor e as descrições dos produtos devem estar sempre acessíveis ao cliente.

Para montar um e-commerce, você também precisará considerar a influência que as mídias sociais exercem hoje em dia. Elas funcionam como ferramentas de interação com o público. O Facebook, por exemplo, oferece funções que direcionam o usuário para a loja virtual, além de permitir que as marcas tenham um contato mais próximo com os clientes, oferecendo respostas rápidas e precisas para possíveis problemas.

3. Contrate um provedor confiável

Um dos itens fundamentais que precisam ser analisados ao montar um e-commerce é a contratação do provedor. As lojas virtuais devem funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. Se um site fica fora do ar, as pessoas não compram e, consequentemente, muitas vendas são perdidas. Então, para não enfrentar prejuízos nos negócios, tenha cuidado ao contratar um provedor. Avalie as opções e, mesmo que invista um pouco mais, tenha a certeza de que fechará acordo com um provedor confiável.

4. Ofereça atendimento de qualidade

Para que um pedido seja finalizado, é fundamental que o cliente sinta confiança na empresa que disponibiliza o produto ou o serviço. Caso contrário, todo o processo de compra ficará comprometido. Por isso, a loja virtual deve passar o máximo de credibilidade ao consumidor. Para montar um e-commerce eficiente, não se esqueça de investir no treinamento da equipe de atendimento. Por meio de uma área exclusiva com chats online, e-mail e número de atendimento telefônico, o cliente se sentirá amparado e, de certa forma, protegido.

5. Invista em marketing digital

No meio online, o tráfego de usuários pode ser revertido em vendas. O que o marketing digital faz é, justamente, trabalhar com mecanismos que geram visibilidade para a loja virtual. Existem agências de marketing digital que desenvolvem estratégias para sites ganharem destaque nos mecanismos de busca. Já pensou em como esse serviço pode ser útil para o seu e-commerce?

6. Execute uma logística correta

Independentemente do tamanho do seu empreendimento, os cuidados com a logística são indispensáveis. Se você pretende montar um e-commerce produtivo, saiba que prazos de entregas, controle do estoque e processamento de pedidos devem ser rigorosamente respeitados. É importante que o fluxo do estoque seja acompanhado para que não haja o risco de anunciar no site um produto já esgotado.

7. Garanta a eficiência na entrega

O mercado disponibiliza diversas opções de serviços de entrega. Você pode firmar convênios com transportadoras ou, simplesmente, formalizar um plano com uma empresa de entregas. O ideal é que você identifique qual das opções atende melhor às necessidades do seu negócio.

A Zoom Entregas Rápidas, por exemplo, disponibiliza o Zoom Urgente, um serviço que prioriza a rapidez nas entregas. Basta informar o endereço de coleta e o local de destino para que o pedido seja entregue no prazo estabelecido.
Agora, se seu e-commerce precisar do serviço de entregas várias vezes ao dia, talvez o Zoom Diária seja a opção mais indicada. Nele, você especifica se precisará ser atendido o dia todo ou apenas em metade do dia. Uma opção viável para você que deseja montar um e-commerce que esteja de acordo com os prazos de entrega.

Seguindo as dicas aqui destacadas, você terá mais chances de montar um e-commerce de forma correta. Dentre os pontos listados, contratar um serviço de entregas eficiente é uma das medidas que mais trarão benefícios ao seu negócio. Para que os pedidos de seus clientes cheguem no prazo certo, conte com a Zoom Entregas Rápidas. Prezamos a segurança e a pontualidade nas entregas.

 

 

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