o que o motofretista pode levar

Saiba o que o motofretista pode e não pode transportar

A profissão de motofretista é muito conhecida pela facilidade que leva às pessoas que precisam de serviços de entregas rápidas e urgentes. Seja para o transporte de mercadorias, entregas personalizadas e distribuição de grandes quantidades de mercadorias, como entrega de convites e brindes, o motofretista é o profissional mais treinado e capacitado para realizar o serviço com agilidade e segurança.

Mas, como em toda profissão, existem leis que regulamentam o trabalho do motofretista e, por isso, alguns tipos de transportes que esses profissionais não podem realizar, como transportar substâncias inflamáveis ou tóxicas, como gasolina, por exemplo, e exceder o peso e volume suportados pelo baú de transporte – que, obrigatoriamente, toda motocicleta utilizada para o transporte de cargas precisa ter.

Se você tem dúvidas sobre o que o motofretista pode ou não transportar, a Zoom Entregas Rápidas as esclarece nesse artigo. Confira!

O que o motofretista pode transportar?

cargas permitidas pelo motofretista

Contratar um motofretista pode ser a solução para resolver diversas pendências de uma empresa, como distribuição de boletos, coleta e entrega de documentos, entre outros serviços. Para não restar dúvidas sobre os tipos de transportes que o motofretista está autorizado a realizar, listamos alguns deles a seguir.

Documentos urgentes

Se você precisa que um documento seja assinado e devolvido com urgência, ou coletado e levado para os contadores ou outro setor da sua empresa, o motofretista é o profissional perfeito para te ajudar, afinal, essa é a sua especialidade: entregas rápidas.

Envio de presentes

Também presentes e pacotes maiores podem ser entregues pelo motofretista, mas é preciso estar atento a algumas coisas. Um buquê de flor, por exemplo, só pode ser transportado caso caiba dentro do baú de carga, acoplado à traseira da motocicleta. Também objetos frágeis, como vidros, podem ser transportados, desde que sejam bem embalados, estejam sinalizados quanto à fragilidade e caibam no baú. Nenhum pacote pode ser transportado amarrado sobre o baú ou levado junto ao motofretista pela mão. O baú de carga é o dispositivo próprio para transporte e é utilizado a fim de garantir a segurança do profissional e a integridade do objeto a ser entregue.

Coleta e entrega de pequenos objetos

Chaves, pen drives, pequenas peças automotivas, alianças e demais objetos pequenos podem ser coletados e entregues por motofretistas. Mas é necessário que estejam embalados em envelopes fechados.

Entrega ponto a ponto

Esse serviço pode ser realizado pelo motofretista, para empresas que necessitam de uma ou poucas entregas. O local de coleta e entrega é combinado previamente com a empresa que terceiriza o serviço de motofrete.

Entregas em larga escala

Convites, brindes, jornais e revistas também podem ser entregues pelo motofretista, por meio de um serviço de distribuição por motofrete.

O que o motofretista não pode transportar?

Transporte de animais

O transporte de animais somente deve ser feito em compartimento adequado, que esteja acoplado à motocicleta e que não apresente nenhum risco para o condutor e nem para as pessoas à sua volta. Como a Lei 12.009/2009 estabelece que para exercer serviços de motofrete é necessário uma diversidade de itens de segurança, entre eles o baú, o recomendado é que esse profissional não transporte animais, a menos que esse dispositivo seja adaptado, como acontece, basicamente, em funcionários relacionados exclusivamente aos petshops.

Transporte de valores

É vedado ao motofretista transportar qualquer quantia em dinheiro, seja grande ou pequena. Esse tipo de serviço deve ser feito por uma empresa especializada, que oferece mais segurança aos valores e aos funcionários.

Galões de água e botijões de gás

De acordo com a Lei 12.009/2009, esse tipo de transporte não pode ser realizado por motos, a menos que haja o auxílio de sidecar. Sendo assim, os motofretistas não podem realizar entregas de galões de água ou botijão de gás.

Qualquer objeto que não caiba no baú

Para que mercadoras e pacotes com peso e volume acima dos suportados pelo baú, é necessário contratar outro tipo de serviços de entrega, como os utilitários. Pedir que o motofretista transporte pesos acima do permitido pode colocar a vida dele em risco, além de comprometer a integridade da sua mercadoria.

Conte com uma empresa de motofrete de confiança

Para ter a certeza de que todas as regras sobre o serviço de motofretistas sejam respeitadas, é preciso contar com uma empresa de confiança, que cumpre a legislação e dispõe de uma equipe preparada e treinada, como a Zoom Entregas Rápidas. Nossos profissionais são uniformizados, idôneos e estão prontos para realizar as entregas com a agilidade e segurança que você merece.

Entre em contato conosco, conheça os nossos serviços e conte com a melhor empresa de entregas rápidas no RJ!

 

Links úteis:
motoboy Rio de Janeiro
empresas de motoboy RJ
entregas RJ