Conheça nosso blog
22Jan
2019 02 26 Voce Sabe O Que Sao Areas De Controle

Áreas de controle: você sabe o que são?

Existem vários fatores que devem ser levados em consideração no momento de definir um trajeto. Empresas de entregas rápidas e transportes em geral devem estar atentas a esses elementos ao realizar serviços. Caso contrário, diversos problemas podem acontecer, prejudicando o resultado do ofício e a satisfação do cliente. Em alguns casos, desconhecê-los pode até colocar condutores em risco. Entre os itens que devem ser levados em consideração ao traçar uma rota, estão as áreas de controle.

Para que você saiba a função e os impactos das áreas de controle, a Zoom Entregas Rápidas fez este artigo. Com as informações que reunimos aqui, você entenderá a influência delas sistema para o planejamento de rotas. Continue lendo para saber mais detalhes sobre o assunto!

Entenda a função das áreas de controle

função das áreas de controle

Basicamente, as áreas de controle são regiões onde a circulação de carros é restrita. Esses locais podem ser ruas, bairros e rodovias. Dependendo do caso, a contenção pode ser intermitente, sendo liberada após a realização de determinados cuidados. Por isso, no momento de definir um trajeto, é importante ter conhecimento desses detalhes. Seguindo esse cuidado, os trabalhos serão finalizados com mais praticidade. Em muitas situações, alterações de inesperadas de rotas e aumento no prazo de entrega acontecem por conta da ignorância sobre essas regiões.

Para entender melhor a importância das áreas de controle, vamos utilizar o Brasil como exemplo. Em algumas épocas do ano, chuvas intensas e contínuas acontecem em algumas partes do país. Essas mudanças climáticas podem ocasionar inundações graves, que causam prejuízos e modificações na estrutura do local. Essas alterações podem colocar a segurança de condutores e pedestres em risco. Logo, o espaço se torna uma área de controle, restringindo a operação de veículos.

Outra caso comum em que as áreas de controle são necessárias, é o carnaval. Esse tipo de festividade acontece nas ruas, o que demanda a restrição de carros nos locais para a segurança dos transeuntes. Obras também costumam exigir essa contenção de carros para a segurança de todos os envolvidos.

Benefícios das áreas de controle

benefícios das áreas de controle

De acordo com as informações apontadas anteriormente, podemos concluir que o principal benefício das áreas de controle é a segurança. Elas são importantes elementos informativos, que previnem não apenas danos aos motoristas e pedestres, como problemas nas cargas durante o transporte. Por exemplo, se o espaço é restrito por problemas estruturais, evitá-lo pode ser importante para que avarias não aconteçam.

Em alguns casos, são utilizadas áreas de controle para proibir ou limitar a presença de motoristas em áreas violentas. Essa ação é capaz de diminuir o índice de criminalidade na região. Além disso, esse controle preserva a vida das pessoas que precisariam cruzar tal trajetória. Afinal, os condutores são coagidos a traçarem rotas alternativas, que provavelmente oferecem maior segurança.

Por conta dessas vantagens, é imprescindível averiguar se existem áreas de controle no trajeto escolhido. Esse cuidado é ainda mais importante na logística de distribuição de mercadorias. Se esse procedimento não for realizado, o responsável pelo serviço ficará vulnerável a imprevistos. Não só ele precisará escolher um caminho alternativo de forma súbita, como ele pode passar por situações de risco.

Se isso acontecer durante a terceirização de entregas, a empresa precisará arcar com todos os danos. Não só com os prejuízos no automóvel e problemas com a equipe, mas também com o cliente. Lembre-se que uma rota não otimizada pode ocasionar longos períodos de entrega e reduzir a satisfação do cliente.

Como identificar áreas de controle ao planejar a rota?

planejamento de rota com áreas de controle

Já sabemos a função e os benefícios desse sistema de controle. Agora, como fazer para identificá-lo ou criá-lo durante o planejamento de rota? A solução para esse questionamento é mais simples do que muitos imaginam. Atualmente, equipes experientes utilizam softwares avançados capazes de localizar vias bloqueadas. Muitos apps que são utilizados no dia a dia, como o Waze também são capazes de realizar essa verificação.

Entretanto, é importante que a equipe responsável por esse planejamento tenha ciência de que existem restrições temporárias e definitivas. Por exemplo, algumas obras podem durar pouco tempo, acelerando a liberação da região. Porém, alguns casos podem demandar mais tempo de restrição. Por isso, o motorista deve realizar a verificação das áreas com um tempo médio de antecedência. O ideal é que a análise e planejamento não sejam feitos no mesmo dia e nem meses antes do trajeto.

A Zoom Entregas Rápidas é uma empresa que se preocupa com todos os aspectos do transporte. Além de contarmos com uma equipe qualificada, melhor veículo para a carga selecionada, também temos atenção com as áreas de controle. Dessa forma, somos capazes de oferecer um serviço ágil e de alto padrão para clientes. Nossa empresa também conta com diferenciais, como a certificação da Anvisa, que permite o transporte de medicamentos. Navegue pelo nosso site ou entre já em contato para saber mais detalhes sobre o nosso trabalho!

Compartilhe:

Posts RecentesTags