Conheça nosso blog
20Fev

Como armazenar medicamentos de maneira correta?

É muito comum que tenhamos em casa um estoque de remédios, a chamada “farmacinha caseira”, que podem ser bastante úteis em caso de emergência. O muita gente desconhece é a importância de saber como armazenar medicamentos de maneira correta, a fim de garantir a sua eficácia e evitar possíveis problemas no organismo.
Sabendo do quanto é importante tomar os devidos cuidados na armazenagem de medicamentos, a Zoom Entregas Rápidas preparou esse artigo, para te mostrar como o ambiente influencia no efeito dos remédios e como armazenar medicamentos de maneira incorreta pode ser extremamente perigoso.

Como armazenar medicamentos em casa?

Antes de tudo é preciso entender todos os riscos da automedicação. Remédios sem indicação médica só devem ser ingeridos em casos de emergência. Ainda assim, somente alguns tipos, como analgésicos, antialérgicos e antiácidos devem ser mantidos em casa.
Os cômodos mais comuns de se encontrar remédios guardados nas casas são, sem dúvida, o banheiro e a cozinha. Mas, se você guarda seus medicamentos nesses lugares, saiba que está errado. Nas embalagens dos remédios, é possível encontrar a seguinte recomendação: “Mantenha protegido da umidade, do calor e da claridade”. Essa recomendação é muito importante e, por isso, deve ser seguida.
Os medicamentos possuem propriedades químicas facilmente modificadas por interferências externas. Sendo assim , é preciso que sejam armazenados em local propício, onde não sejam influenciados por mudanças bruscas de temperatura. Mesmo as embalagens costumam sofrer modificações por causa da umidade ou calor excessivos. Os medicamentos, que são compostos mais frágeis, sofrem interferência ainda maior.
Por isso, o banheiro e a cozinha sejam, talvez, os piores lugares da casa para se armazenar os medicamentos. O banheiro por ser um lugar muito úmido e a cozinha, por estar constantemente com temperaturas elevadas.
Então, onde e como armazenar medicamentos em casa de maneira correta? Desde que não seja nesses dois cômodos, em qualquer outro lugar. Mas, o mais ideal é o quarto. Esse é um lugar, geralmente, arejado, com circulação de ar e longe da umidade. Dentro do guarda roupa é ainda melhor, uma vez que ficará completamente protegido da claridade também.
Alguns outros fatores devem ser levados em conta para entender como armazenar medicamentos em casa de maneira segura:

1- Utilize uma embalagem adequada

armazenar medicamentos adequadamente

Providencie uma caixa plástica, que permite a circulação de ar e, de preferência, com divisórias. Assim, você poderá separar os medicamentos da maneira que mais seja adequada para os encontrar e facilitará o acesso a eles em caso de emergência. Certifique-se de não ficarão amassados e de que nada seja guardado aberto ou com algum tipo de vazamento. Limpe a caixa com a maior frequência possível, para evitar a proliferação de insetos ou qualquer outra sujeira que possa trazer risco à integridade do medicamento.

2- Cuidado com a altura

Guarde a caixa de remédios a uma altura em que as crianças não possam alcançar, mas que seja acessível para idosos. Na hora de decidir como armazenar medicamentos em casa, é preciso ter em mente que quem precisa deles não está se sentindo bem e, por isso, deve evitar subir em alguma coisa, ou se abaixar muito. O ideal é escolher uma prateleira intermediária, em um armário fechado para evitar, inclusive, acesso dos animais de estimação.

3- Se atente à data de validade

Medicamentos fora da data de validade devem ser descartados imediatamente, uma vez que, depois de um certo tempo, eles vão perdendo a sua eficácia. Em remédios como analgésicos, por exemplo, a consequência disso é uma demora muito maior no efeito desejado, ou seja, as dores demoram mais tempo para passar quando se toma um remédio fora da validade. Mas, em casos de medicamentos usados para tratamento de doenças crônicas, como hipertensão, um remédio vencido pode colocar a vida de quem os ingere em perigo. Portanto, além de saber como armazenar medicamentos, é preciso saber se eles se encontram dentro da validade e em bom estado para o consumo.

4- Descarte de maneira correta

É preciso muito cuidado na hora de descartar os medicamentos vencidos ou há muito tempo em desuso. Eles não devem ser descartados no lixo comum, nem no ralo da pia ou vaso sanitário, como costuma acontecer. Medicamentos possuem substâncias químicas capazes de contaminar a água e o solo e, por isso, precisam de um descarte especial. Para isso, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) possui estabelecimentos cadastrados, geralmente farmácias ou drogarias, que fazem o processo chamado de logística reversa, que é recolher medicamentos vencidos ou em desuso e dar a eles uma destinação final adequada.

5- Transporte de maneira adequada

Além de saber como armazenar medicamentos, outro fator determinante para não comprometer a sua eficácia é o transporte adequado. É preciso garantias de que, mesmo depois de transportado por longas distâncias, todas as características do medicamento permanecerão inalteradas. Para isso, a ANVISA possui um selo de garantia, concedido às empresas credenciadas e aptas a oferecer o transporte de medicamentos.
A Zoom Entregas Rápidas possui o selo de qualidade da ANVISA e realiza coletas e entregas de medicamentos em todo Rio de Janeiro.

Agora que você já sabe como armazenar medicamentos de maneira adequada em sua casa, sem oferecer riscos à sua saúde e de todos os que moram com você, compartilhe com seus amigos!

Caso precise de uma empresa de transporte, de medicamentos ou não, conte com a Zoom Entregas Rápidas e com profissionais qualificados e equipados para melhor lhe atender. Entre em contato e conheça nossos serviços!

Outros links úteis: Courier
malote
entregas rj

Compartilhe: