Comunicação na logística: 5 cuidados com clientes e parceiros

Você sabe quais são os cuidados principais que envolvem a comunicação na logística? A comunicação, sem sombra de dúvidas, é a coisa mais importante em todas as relações.

Afinal, ela é a principal responsável por passar uma mensagem para alguém. Apesar de já nascemos sabendo como nos comunicar, é ao longo da vida que acabamos por aprimorar isso.

E no meio empresarial isso se torna ainda mais importante, pois para que você tenha sucesso em sua empresa, é importante que você saiba como se comunicar com seu cliente.

Em todas as áreas da empresa, o foco é um só: entregar para o cliente aquilo que ele deseja para que o ciclo se encerre. O processo de comunicação é então crucial para isso.

 

Quais cuidados ter na comunicação com cliente?

Quais Cuidados Ter Na Comunicação Com Cliente

Quais Cuidados Ter Na Comunicação Com Cliente

Dentro de toda cadeia de logística há diversos players envolvidos nas operações. Por existirem várias etapas importantes, um dos fatores que mais acabam sendo desafiados é a comunicação para integrar todas as partes.

Quando ela falha, algumas partes podem acabar cometendo erros graves que irão interferir na qualidade de prestação de serviço da empresa. Os clientes e parceiros são os principais beneficiados pela empresa.

Quando a empresa não sabe como atender prontamente as questões que foram solicitadas, há uma queda na expectativa e na experiência do consumidor.

Em uma situação ideal onde a comunicação funciona perfeitamente, qualquer indagação vinda dos clientes ou dos parceiros poderia ser respondida por qualquer um na empresa sem que haja necessidade de recorrer a vários outros setores em busca dessa resposta para o cliente.

A transportadora é a principal responsável por ter em primeira mão informações sobre os processos logísticos para evitar que constrangimento ou prejuízos possam ser adquiridos. Veja alguns dos cuidados que você pode ter para melhorar sua comunicação.

1. Incentive a interação entre os setores

Por meio da comunicação na logística e da união dos setores, os processos pelos quais um produto deve passar acabam sendo únicos. Assim, todos os setores ficam a par do que está acontecendo com aquela mercadoria.

Uma informação que possa ter sido mal entendida, feita com atraso ou negligenciada pode gerar problemas sérios à toda operação logística. Por essa razão, o incentivo de diálogo entre os setores acaba sendo vital para impedir isso, principalmente em relação ao estoque e transporte.

É papel da empresa repetir a importância de uma comunicação clara e objetiva. Pois quando os imprevistos acontecem na hora de distribuir o produto, tendo informações passadas de forma ágil, pode-se garantir que o problema seja solucionado com rapidez.

Assim, nem o cliente nem os parceiros adquirem uma experiência negativa.

2. Use um sistema de gestão adequado

A tecnologia vem ajudando de maneira muito prática a evoluir a comunicação dentro da logística. Hoje em dia, há plataformas que unem todas as áreas da empresa aos clientes e parceiros.

Dessa forma, qualquer tipo de informação que interesse acerca do processo fica disponível no sistema facilitando a solução de possíveis problemas, dando mais confiança para aqueles que dependem de você e uma credibilidade maior a sua empresa.

Um sistema de gestão que abrange tudo além de tornar os processos mais eficientes e entregar um maior fluxo de informações, ele é capaz de aumentar a produtividade de logística e fazer com que o sistema como um todo funcione de forma integrada e em tempo real.

3. Atue de forma clara e realista

Muitas vezes a empresa acaba agindo para com aqueles que contam com ela de uma forma meio idônea. Para que isso não seja algo que acontece com você e sua empresa durante o processo de logística, foque em passar informações reais e de forma clara.

Não prometa prazos que são curtos demais pensando de maneira estratégica para o cliente fazer a compra. É melhor prometer uma entrega com data marcada ou antecipada, do que prometer uma entrega rápida sem que ela seja cumprida.

É sempre bom deixar claro para aqueles que trocam relação com sua empresa que há chances dos prazos serem alterados por conta de imprevistos que podem acontecer. Mas fora isso, sempre se empenha para conseguir entregar aquilo que se prometeu através da comunicação clara e direta.

Crie Canais Adequados Para A Comunicação Logística

Crie Canais Adequados Para A Comunicação Logística

4. Crie canais adequados para a comunicação

A empresa deve levar em consideração as especificidades dos clientes e parceiros na hora de implementar seu canal de comunicação. Ao analisar quais meios mais se adequam à infraestrutura da organização é possível atender melhor quem quiser entrar em contato.

Ao ter o canal ideal, é possível garantir uma troca melhor e com frequência com os parceiros e consumidores. Além disso, as empresas também precisam ter atenção quanto aos meios de acessos que seus clientes e parceiros possuem para contatá-la.

Dessa maneira, se faz necessário ter vários canais que abracem a todos que mantém contato dentro de sua rotina. Isso faz com que o acesso à comunicação se torne mais democratizado e o cliente se sinta mais satisfeito.

5. Atenda as reclamações

A comunicação não é algo que acontece só de uma parte. Ela deve se basear em ser recíproca. Por isso, é fundamental que a empresa escute o que os clientes e parceiros tem a dizer sobre o seu serviço para que possa melhorar a comunicação na logística futura.

Um dos grandes erros que as empresas costumam cometer é não dar ouvidos a opiniões e reclamações vindas dos consumidores, o que acaba comprometendo a reputação e imagem do local.

 

Conclusão

Investir em comunicação na logística é fundamental para promover melhorias no setor para com clientes, parceiros e até mesmo colaboradores que fazem parte desse processo.

Quando a empresa otimiza essa interação, ela acaba gerando uma oportunidade de crescimento no seu nicho. Para ter um maior controle dos processos, às vezes uma boa opção é terceirizar algumas etapas.

Por exemplo, a Zoom pode te ajudar a melhorar sua logística de distribuição, pois a empresa tem especialização em entregas e trabalha com um sistema completamente personalizado para que tudo possa acabar sendo feito com a maior clareza e eficácia possível.

Então, se você está tendo dificuldades nessa parte, busque quem possa te ajudar a cuidar melhor de seus clientes e parceiros.