Conheça nosso blog
13Mar
álcool e direção

Drogas, álcool e direção: qual o real perigo dessa combinação?

Álcool e direção são dois elementos que nunca devem andar juntos. E, mesmo que nós tenhamos sempre ouvido isso ao longo da nossa vida, muitas vezes não sabemos o real perigo que tal ato traz à nossa segurança. Aliás, causa riscos à nossa vida e à vida de terceiros. As drogas ilícitas também são outras substâncias que devem ser mantidas longe dos motoristas.

Em parceria com o programa Laço Amarelo, a Zoom Entregas Rápidas preparou este artigo com informações importantes. Atente-se sobre como a mistura de drogas, álcool e direção pode causar acidentes no trânsito e, em casos mais graves, até a morte. Entenda melhor, a seguir.

Álcool e direção: quais os perigos?

álcool e direção é perigoso

O álcool é uma substância psicoativa que gera um número elevado de efeitos no organismo. Por ser uma droga lícita, é amplamente consumido em todo o país, muitas vezes sem moderação. E é aí que entra o problema: muitos motoristas ingerem bebidas alcoólicas e depois pegam no volante. Essa é uma atitude totalmente irresponsável!

De acordo com O Globo, o álcool provoca cerca de 2,8 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Dentro dessa estatística, quase 100 mil óbitos são registrados no Brasil. Os números são alarmantes e confirmam que a embriaguez é uma das principais causas de acidente no trânsito. Por isso, é tão importante ressaltarmos o quanto a combinação álcool e direção é perigosa e, em muitos casos, fatal.

Efeitos e consequências

O ato de dirigir requer total atenção do motorista, exigindo habilidades cerebrais vitais para uma boa condução do veículo. Os principais efeitos da combinação álcool e direção são: reações mais lentas que o normal, falta de noção quanto à velocidade do próprio carro e distância dos outros automóveis.

O consumo de álcool, seja em qualquer quantidade, prejudica as funções cerebrais, surtindo um efeito em longo prazo. Inicialmente, a substância gera sensação de euforia, excitação e bem-estar, porém, em seguida, deprime o sistema nervoso central. Isso faz com que o indivíduo tenha mudanças de humor constantes e baixa capacidade de concentração e raciocínio.

É importante salientar que não há níveis seguros para o consumo de álcool, principalmente em questões relativas à condução de veículos. Há alterações fisiológicas atreladas ao consumo da substância, o que aumenta a probabilidade de acidentes envolvendo condutores e pedestres.

Dirigir sob efeito de drogas é arriscado?

drogas, álcool e direção

Geralmente, conhecemos apenas como “drogas” as chamadas drogas ilícitas — substâncias proibidas de serem consumidas. Assim como a combinação álcool e direção, tais elementos são igualmente perigosos para a segurança no trânsito. Maconha, cocaína, anfetaminas e medicamentos são os mais comuns.

Efeitos e consequências

É importante saber que cada substância provoca uma reação diferente, porém todas aumentam o risco de envolvimento em graves acidentes. Os principais efeitos são perda de reflexos, dificuldade de cálculo de tempo e alterações de comportamento. Quem dirige sob efeito de drogas ilícitas perde a noção de distância, espaço e velocidade. Veja os efeitos correspondentes a cada tipo de substância:

  • maconha: perda do tempo de reação a uma situação adversa, condução lenta, baixo poder de decisão e pouca habilidade de concentração;
  • cocaína: dificuldade de diferenciar imaginação e realidade, agitação e agressividade;
  • anfetamina: estimulação rápida do cérebro, insônia, falta de apetite e agitação;
  • crack: paranoia, depressão, insônia, alucinações e convulsões;
  • ansiolíticos, antialérgicos e inibidores de apetite: tontura, sonolência e redução de reflexos.

Atenção à lei!

lei de álcool e direção

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), motoristas embriagados ou drogados que causarem acidentes com vítimas no trânsito são punidos severamente. Em casos de homicídio culposo, quando não há intenção de matar, a pena varia entre 5 e 8 anos de prisão. Caso haja apenas ferimentos graves, a pena varia entre 2 a 5 anos. Portanto, tenha cuidado! Não misture, em hipótese alguma, drogas, álcool e direção. Preze pela sua segurança e pela vida dos pedestres. Seja um motorista consciente!

Gostou do nosso artigo? Em nosso blog você confere outros conteúdos interessantes sobre segurança no trânsito, serviços de motoboy, transporte de medicamentos, entre outros.
A Zoom Entregas Rápidas é uma empresa especializada em serviços de entregas rápidas no RJ, atuando em todo o estado. Realizamos o transporte ágil e seguro de medicamentos, pequenos volumes, documentos e muito mais. Entre em contato conosco e conheça melhor os nossos serviços!

Compartilhe: