O dropshipping tem sido a solução para muitos empresários que desejam iniciar um e-commerce, mas ainda não possuem toda uma estrutura para armazenamento de produtos.
Mas além disso, empresários que já atuam no ramo e querem soluções para melhorar sua gestão de estoque e formar parcerias que tornem seu processo logístico mais eficiente têm apostado bastante nesse setor.
Como alguns devem saber, esse modelo de serviço abriga diversas lojas que oferecem diferentes produtos que o cliente não precisa armazenar.
Sendo assim, a empresa realiza a venda em seu site e aciona o parceiro para que cuide da logística de entrega.
Se você tem dúvidas no assunto e quer saber melhor como isso funciona, continue lendo este conteúdo.
Qual é o papel da logística no modelo de estoque zero?
Quando um empresário consegue acertar na escolha de bons parceiros para estabelecer o dropshipping, esse modelo de serviço acaba sendo vital para ajudar na construção de um negócio de sucesso, principalmente o e-commerce.
Dentre as principais vantagens que esse modelo de negócio pode trazer, as que mais se destacam são o baixo custo inicial, baixo custo de estoque, baixo custo na montagem de pedido, flexibilidade e teste de produto com menos risco.
Para quem vende, adotar esse modelo é uma ótima medida, pois faz com que os custos de investimento não sejam tão grandes se comparados a um modelo tradicional de negócio onde deve-se arcar com toda a estrutura de armazenamento, separação e entrega.
Os produtos só são enviados quando o cliente faz o pedido, o que garante ao empresário sempre ter o produto no estoque e não ter que se preocupar em repor.
Tudo ficará por conta do fornecedor que fará toda a preparação e envio do pedido para o cliente. O lucro vem da diferença entre o preço do atacado e do varejo.
Para que esse sistema dê certo, é vital contar com uma logística impecável e com bons fornecedores, pois só assim você estará seguro contra qualquer tipo de problema que possa vir acontecer em relação a mercadoria.
Como funciona o dropshipping?
A estratégia que funciona por trás do dropshipping pode parecer um pouco confusa para quem não tem entendimento completo sobre o assunto, mas na verdade, ela é bem fácil.
Imagine que três pontos fazem parte da jornada do dropshipping: o cliente, o fornecedor e a loja virtual.
Sendo assim, o cliente acessa o site de sua loja. Ao fazer a compra, o lojista encaminhará o pedido para o fornecedor que é seu parceiro. Depois dele ter recebido o pedido, ele fará a separação e o encaminhamento para que o produto seja entregue para o cliente.
O processo tradicional é um pouco diferente, isso porque o lojista receberia o pedido e faria todo o processo até que ele despachasse o produto por meio da transportadora ou dos correios.
Para o varejista que deseja contar com uma grande variedade de produtos e não quer ter um grande investimento nisso, o dropshipping é uma ótima saída.
Questões importantes sobre o dropshipping
Assim como todo comércio, contar com bons fornecedores é a parte vital de todo negócio. Isso porque a qualidade dos produtos determinará o sucesso e reconhecimento que sua empresa terá.
Produtos ruins fazem com que a reputação da empresa caia e as vendas não aconteçam. No dropshipping não é diferente. Essa questão é ainda mais importante pois, você não terá contato com o produto.
É fundamental que se faça uma boa escolha através de muitas pesquisas e contatos. Garantir que o produto que você deseja comercializar seja bom, é o principal fator de preocupação.
A segunda coisa é quanto ao comprometimento do fornecedor com o embalo e o envio do produto para que ele não chegue até o consumidor final danificado.
Saber como funciona o fluxo logístico e o prazo de seus parceiros ideais é vital para o sucesso do seu negócio, visto que você como lojista terá um estoque zero em mãos.
Pontos de atenção no dropshipping
Há vários pontos que você como varejista deve se preocupar quando for atrás daquele fornecedor que deseja para começar a dar início ao seu negócio como, por exemplo:
- Saber do distribuidor como é sua central de distribuição;
- Qual transportadora fazem uso;
- Como funciona a gestão de logística e escalabilidade;
- Como fará o acompanhamento do produto até sua entrega;
- Questões sobre a saída de mercadoria.
Uma das melhores coisas no serviço de dropshipping é a flexibilidade que o empresário ganha de administrar seu negócio de qualquer lugar.
Como todas as transações vão acontecendo normalmente, tudo o que você precisará é de uma boa conexão com a internet para poder se comunicar com seus clientes e fornecedores.
Mais uma vez, voltamos a dizer que: para que esse tipo de serviço funcione, é preciso que o fornecedor tenha zelo pelas mercadorias. É vital contarem com parceiros logísticos.
Contar com empresas que façam os seguintes tipos de operações:
- Transporte de carga fracionada;
- Just in time;
- Milk run;
- Logística reversa.
Um negócio online precisa de tanta atenção quanto um negócio físico. De fato, há muitas facilidades no que diz respeito a investimento.
No entanto, essas facilidades podem se transformar em dor de cabeça caso não sejam bem feitas. Pesquisar muito e ir atrás de informações diretamente com os fornecedores é algo muito importante de se fazer.
Pois só assim você consegue garantir que aquilo que você está oferecendo ao consumidor faz parte realmente de algo dentro dos seus padrões de qualidade.
Tanto quanto na questão de qualidade do produto, como também na questão de qualidade de entrega e satisfação do cliente.
Conclusão
Por fim, mostramos então como acontece o processo de dropshipping e o que é necessário para que esse tipo de sistema dê certo.
Sobre a Zoom, a empresa também presta apoio logístico e faz serviços tanto para o público b2b quanto para b2c. Se você tem interesse nesse tipo de assistência, entre em contato com a gente.
Contamos com uma central de distribuição bem preparada para suas necessidades e demandas. Não se esqueça de compartilhar este conteúdo com quem você sabe que também terá interesse no assunto.