Entenda a importância do romaneio de carga no transporte logístico

Sabemos que a gestão da logística do transporte de carga necessita do controle de uma gama de informações. É um trabalho para ser executado com atenção, mas que já é rotina das transportadoras. 

Porém, para facilitar a organização e driblar eventuais erros existem dispositivos que contribuem para a eficiência da operação, como é o caso do romaneio de carga.

O romaneio é, de modo simples, um checklist onde podemos encontrar múltiplas informações sobre as entregas embarcadas. Ou seja, basicamente, é um documento que lista quais e quantos são os produtos que serão transportados. 

O intuito do romaneio, de maneira geral, é facilitar o processo de identificação e conferência de cada mercadoria presente no veículo.

Após essa leitura inicial acima sobre o romaneio, agora vamos aprofundar a apresentação desse documento ao longo do texto. 

Está pronto? Aproveite!

Romaneio Transporte De Cargas Zoom Entregas

O que é romaneio?

Bem, como dito anteriormente, o romaneio é um documento que funciona como uma lista de todas as cargas que serão transportadas em determinado veículo.

O seu objetivo primário é a descrição da carga e a sua identificação, além de servir para localizar os produtos embalados.

Já no momento do embarque e desembarque das mercadorias, o romaneio facilita a conferência dos volumes, prevenindo falhas na hora do carregamento e na entrega.

E o que está contido nele?

A princípio, não existe um modelo padronizado adotado pelas empresas para o documento de romaneio. Contudo, é comum que eles apresentem as seguintes informações na hora de redigi-lo:

  • Quantidade total de embalagens;
  • Informações do veículo e do motorista;
  • Informação do CT-e;
  • Características das embalagens;
  • Peso de cada volume (líquido, bruto);
  • Marcação dos volumes;
  • Identificação por ordem numérica;
  • Dimensões unitárias;
  • Volume total da carga.

OBS: Ficará a cargo da empresa inserir as informações que achar necessárias no documento.

Romaneio E Manifesto De Carga Zoom Entregas

Vantagens do romaneio

Embora o romaneio não tenha um padrão definido na hora de elaborá-lo e seja uma “listagem simples” dos produtos encarregados, sua presença no transporte oferece diversas vantagens.

Confira seus benefícios:

  • Facilita o acesso à informação para os clientes

Os dados contidos na lista do romaneio ficam mais compreensíveis e satisfazem o cliente no momento de fazer o rastreamento da entrega.

  • Agiliza o processo de conferência dos produtos entregues

Basta comparar os itens presentes do romaneio com os comprovantes que foram assinados pelos clientes

  • Contribui na prestação de contas com o motorista

Algumas transportadoras adotam a prática de emissão do romaneio em duas vias. Uma delas é enviada junto com os produtos e a outra é assinada pelo motorista, que será arquivada até que ele volte e preste conta a respeito dos comprovantes de entregas.

  • Apoia no gerenciamento em caso de sinistros

Tendo em vista que as cargas transportadas podem sofrer prejuízos durante o trajeto, o romaneio pode ser solicitado pela seguradora para realização da conferência das mercadorias. Tal ação possibilita mais agilidade em uma possível indenização.

Quem faz e quando o romaneio deve ser utilizado?

Se está com dúvidas sobre esses pontos, saiba que qualquer transportadora pode fazê-lo. Normalmente, em empresas de menor porte, ele pode ser realizado por um integrante da equipe logística. Por outro lado, no caso de transportadoras com demandas maiores, o gestor logístico costuma ser o responsável por essa atividade.

O Que E Romaneio Zoom Entregas

Agora, a respeito de quando usá-lo, especificamente, existem duas situações em que o documento é imprescindível. Ele deverá ser utilizado conforme a Instrução Normativa SRF nº 680/2006 e segundo o Decreto nº 6759/09.

Isto é, de maneira sucinta, o transporte deverá obedecer a uma das duas (ou às duas) situações:

  1. Quando a carga atravessar uma fronteira internacional — e o romaneio serve para a declaração aduaneira, a declaração de importação e o desembaraço da carga;
  2. Quando a carga for classificada como perigosa, combustível, remédios e produtos que podem causar contaminação.

Fique atento, pois o não cumprimento das obrigatoriedades pode ocasionar em multa de R$500,00 para a transportadora em razão da ausência do romaneio

Com exceção dessas situações citadas acima, sua emissão é opcional para a transportadora.

Diferenças entre Romaneio x Manifesto

Podemos observar que é comum na logística haver dúvidas quanto às diferenças entre o documento de romaneio e o manifesto de carga. Bom, ambos possuem a serventia de ser um facilitador no controle e segurança para a expedição da carga.

A conexão feita entre os dois documentos ocorre em função do objetivo da listagem de mercadorias elaborada. A finalidade é contribuir no processo de conferência das cargas. Entretanto, são destinados a diferentes tipos de transportes.

O documento de romaneio lista as mercadorias que serão transportadas e algumas especificações descritas. Enquanto isso, o Manifesto de Carga (MDFe) reúne os CT-e (Conhecimento de Transporte eletrônico) que foram emitidos para o frete de uma carga fracionada. 

Ou seja, o manifesto é utilizado quando o transporte de cargas possui diferentes destinatários dentro do mesmo veículo.

Como emitir o romaneio?

A emissão do romaneio é um processo muito simples. Ele pode ser realizado manualmente através de uma planilha no excel ou google sheets, por exemplo, ou por meio de sistemas informatizados e especializados em gestão logística. 

A segunda opção, tecnicamente falando, é a mais assertiva para o controle logístico, em razão da agilidade e acurácia das informações registradas.

Baixe um modelo de romaneio!

Aliás, pensando em contribuir com a facilitação deste processo, a Zoom elaborou um modelo básico de romaneio de carga para um melhor controle sobre as entregas que precisam ser embarcadas. Baixe o seu romaneio aqui.

Conclusão

Bem, após a leitura deste artigo esperamos que você tenha descoberto a importância do romaneio no transporte de carga.

Portanto, com o propósito de simplificar o processo logístico, os romaneios de carga são dispositivos eficazes no controle de toda operação de entrega, contribuindo positivamente para a empresa, motoristas e os clientes.

Por conta da presença de dados fundamentais, o romaneio fornece otimização para sua logística, além de gerar um processo de entregas mais seguro e assertivo.

E aí, achou o tema interessante? Então, compartilhe com quem precisa saber sobre a relevância desse documento. Ah, e ainda mais… continue lendo as matérias do nosso blog!

plugins premium WordPress