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11Abr
3 exemplos de falha na comunicação no  processo logístico

3 exemplos de falha na comunicação no processo logístico

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Se existe uma coisa que não pode existir dentro de um processo logístico é a falha na comunicação. Quando isso acontece, todos os processos acabam sendo afetados, ocasionando em grande parte das vezes em prejuízos na empresa.

E independentemente do tipo de processo, todos sofrerão negativamente quando a comunicação não for clara dentro da cadeia logística.

As falhas causadas podem causar atrasos, afetar a imagem da empresa com o cliente e causar insatisfação e um alto custo para a empresa. Portanto, é muito importante que isso acabe sendo evitado.

Para reduzir os erros é preciso seguir estratégias eficientes. Quer saber como? Então continue lendo.

 

Quais são as falhas que podem ocorrer no processo de comunicação?

Quais São As Falhas Que Podem Ocorrer No Processo De Comunicação

Quais São As Falhas Que Podem Ocorrer No Processo De Comunicação

A falha na comunicação é algo que pode acontecer em todos os lugares. Porém, quando ela acontece dentro do setor de logística, um grande problema pode se instaurar.

Isso porque a parte de logística, como o nome bem diz, é uma parte que deve ter uma boa elaboração e planejamento para que se tenha um fluxo bom e correto.

Por necessitar ser bem estruturada para que possa funcionar, um dos pré-requisitos para sua formação é que se tenha uma boa comunicação entre os processos e setores.

Quando falamos de comunicação, nos referimos a todos os processos que envolvem informação, seja ela falada, escrita ou por meio da gestão direta de superiores.

Abaixo, separamos alguns dos principais erros cometidos dentro dos processos logísticos para que você possa evitar em sua empresa.

1. Erros na troca de informações

Toda empresa movimenta uma grande quantidade de dados todos os dias. Sabendo disso, qualquer tipo de atraso ou falta de informação durante essa troca de dados pode gerar uma grande falha na empresa.

Isso faz com que os processos e seus resultados acabem sendo prejudicados. É necessário então que o empreendimento se empenhe para que a transmissão de informações aconteça de maneira fluida e clara, onde todos possam ter acesso a ela.

2. Não administrar bem os indicadores

O chamado indicador de desempenho é algo crucial para que o gestor tenha uma visão de como suas atividades têm evoluído e de como estão seus resultados.

Diante dessas informações é possível que se faça planos estratégicos para que as falhas existentes possam ser corrigidas a tempo e as estratégias possam ser redirecionadas de modo mais realista.

De qualquer maneira, é preciso que os indicadores estejam preparados seguindo a proposta que a empresa deseja. Do contrário, os riscos de haver perdas em meio de tantas informações são grandes. E o resultado disso pode ser prejudicial a todo processo logístico.

3. Falta de uso de um software para a troca de informações

É extremamente vital que uma empresa faça uso de software para integrar todos os setores e fazer com que a comunicação ocorra de maneira fluida sem desentendimentos.

Com um software voltado para a comunicação, tanto os gestores como os colaboradores podem ter trocas diretas acerca de um assunto, de maneira simples e eficiente e sem nenhum ruído na comunicação. Todas as informações acontecem em tempo real e sempre atualizadas.

 

Por que essas falhas trazem prejuízo às organizações?

Prejuízos Trazidos Pela Falta De Comunicação Na Logística De Entregas

Prejuízos Trazidos Pela Falta De Comunicação Na Logística De Entregas

Quando há uma falha na comunicação dentro do setor logístico, a empresa fica incapaz de usufruir certas vantagens. Dessa forma, os problemas que surgem não são tratados rapidamente, os processos não são simplificados e nem possuem agilidade, os custos aumentam, a produtividade cai, dentre diversas outras consequências.

Como mudar esse cenário?

A principal maneira de fazer com que a falha na comunicação não exista é sabendo elaborar bem as etapas ou então terceirizar o serviço de distribuição para uma empresa especializada.

Nesse caso, você pode contar com a Zoom para assumir esse trabalho. Isso porque a empresa que atua no mercado desde 2004 é referência no setor e não possui até hoje nenhuma reclamação de clientes no Reclame Aqui.

Isso significa que a empresa leva sério o seu compromisso de fazer um trabalho eficiente, bem planejado, tendo uma comunicação clara com todos os seus setores, clientes e parceiros para que nenhum erro venha prejudicar o serviço.

A Zoom preza a todo momento em entregar agilidade, comodidade e segurança àqueles que contratam o seu serviço para que seus clientes sintam-se satisfeitos durante sua experiência.

Dessa forma, buscamos sempre contar com uma equipe capacitada e bem treinada que está sempre pronta para solucionar as necessidades de cada cliente. Ao contar com a Zoom como uma parceira você terá:

  • Um sistema personalizado de rastreamento para que se tenha maior controle das entregas;
  • Profissionais aptos a prestarem seus serviços;
  • Alto padrão de atendimento, contratação e execução de serviço;
  • Entregas feitas com rapidez e segurança;
  • Ótima reputação e confiabilidade.

Quais as vantagens a Zoom possui?

A Zoom possui mais de 15 serviços prontos para atender aquilo que se encaixa na sua necessidade. Dessa forma, ao fazer a terceirização de serviço você como empresa adquire os seguintes benefícios:

  • Reduz o passivo trabalhista;
  • Diminui o quadro pessoal;
  • Reduz níveis hierárquicos de controles;
  • Melhora o tempo de administração;
  • Concentra os recursos em suas atividades centrais;
  • Possui um maior controle de qualidade garantido pelo fornecedor;
  • Aumenta a agilidade;
  • Flexibilidade;
  • Competitividade.

Assim, você fica livre de ter que recrutar profissionais, fazer registro em carteira, pensar em processos burocráticos, pensar na cadeia logística, etc. Então, se você está atrás de eficiência e de eliminar as chances de erro, conte com a terceirização de serviço feita com a Zoom, que é a parceira ideal nesses casos.

Com todos os processos muito bem estruturados, você terá uma ótima experiência e garantirá sucesso em suas etapas.

 

Conclusão

Por fim, vimos aqui então alguns exemplos sobre o que pode gerar uma falha na comunicação dentro de um processo logístico e o motivo disso interferir negativamente na empresa.

Dessa forma, a melhor maneira de você diminuir as falhas durante esse processo que é tão importante, é firmando um contrato de terceirização com a Zoom e deixando esse trabalho conosco.

Assim, você pode focar na sua atividade central e deixar que a área de logística e de distribuição aconteça através de profissionais preparados e um sistema integrado no qual todas as informações são passadas de maneira clara e objetiva.

Entre em contato conosco e descubra qual tipo de serviço melhor se encaixa para você.