Conheça nosso blog
07Maio
flexibilidade logística

Flexibilidade logística: veja o que é e como gera destaque!

A flexibilidade logística ou logística flexível, como também pode ser chamada, é a nova tendências de muitas corporações. A partir da instalação desta, torna-se possível garantir a boa relação entre cliente e empresa. De tal forma, o objetivo dessa reformulação é aumentar a possibilidade de retenção e contentamento dos consumidores com o trabalho desempenhado. Continue a leitura deste artigo para entender como as entregas participam deste processo!

Descubra os tópicos principais acerca da flexibilidade logística

tópicos sobre flexibilidade logística

Definição

A flexibilidade logística rompe com todas as normas rígidas de processos operacionais. Ela compreende que os avanços tecnológicos estão a cada dia dominando operações antes complicadas de serem resolvidas manualmente. Logo, ao passo que este cenário evolui, os consumidores também tornam-se mais exigentes e aumentam as expectativas de suprir suas necessidades em menor tempo.

Em resumo, a logística flexibilizada visa garantir que trâmites, processos burocráticos, retirada e outras demandas sejam executadas juntas. Ou seja, desvincula todas as regras de execução para ganhar mais tempo e gerar menos burocracia.

Vantagens

Como a flexibilidade logística prevê uma maior movimentação durante os procedimentos do negócio, algumas vantagens são comprovadas. As listamos a seguir:

  • aumento da competitividade;
  • agilidade;
  • economia.

De que forma é possível instalar a flexibilidade logística?

Existe uma série de ideias que verificam a implementação da logística flexível em uma empresa. No entanto, três destas chamam bastante atenção e fazem parte do conceito supply chain. Elas são: flexibilidade de mix, estratégia e entrega. Falaremos a respeito de cada uma abaixo separadamente. Veja!

1- Flexibilidade de mix

Quando dissemos que a flexibilidade logística gera destaque, precisamos de um ponto central para esta argumentação. Desta maneira, a flexibilidade de mix introduz a ideia que a empresa está fornecendo produtos em todas as frentes.

Imagine que, para atrair a atenção do consumidor, é fundamental que uma empresa que venda sabão também seja responsável pela venda de outros artigos de segmento semelhante. Nessa situação, o cliente que comprar um dos produtos em questão e gostar, terá a opção de comprar dois produtos oriundos do mesmo fornecedor em uma próxima vez. Assim, a flexibilidade de mix é o fornecimento de itens em série ou, até mesmo, personalização.

2- Flexibilidade de estratégia

De maneira geral, a flexibilidade de estratégia pode ser compreendida como o ponto-chave da flexibilidade logística. Esta orienta que as demais tarefas sejam executadas de forma a cobrir as lacunas deixadas pelos concorrentes. Sendo assim, nesta etapa existe o mapeamento de campo, que introduz o que pode ser utilizado ou não como via de regra para a empresa em um dado período.

Desse modo, todo o planejamento é constituído a partir do cálculo de riscos, efeitos e análises para evitar prejuízos.

3- Flexibilidade de entregas

Por fim, mas não menos importante, a flexibilidade de entregas também é uma das vertentes principais da logística flexibilizada. Ela atribui que a estratégia de inovação se entenda para fora do armazém. Visto isso, recomenda que a agilidade e a experiência diferenciada do cliente sejam alcançadas. Portanto, os gestores da empresa buscam por soluções rápidas para atribuir resultados mais efetivos.

Como a Zoom Entregas Rápidas pode ajudar?

Gostou do artigo sobre flexibilidade logística? A Zoom Entregas Rápidas possui uma série de modais destinados à entrega de produtos. Com isso, sua empresa pode ser beneficiada com o serviço de entrega mais rápido e seguro da sua região! Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite o orçamento!

Em nosso blog, veja outros artigos como este. Lá estão:

Compartilhe: