CONHEÇA NOSSO BLOG
02Nov
JIT: como aplicar o Just in Time na sua empresa de logística

JIT: como aplicar o Just in Time na sua empresa de logística

Compartilhe!

Você sabe como funciona o JIT? Esta sigla é uma abreviação da palavra Just In Time, que significa “momento certo”. Dessa forma, uma empresa que conta com o sistema Just in time possui com o serviço de produção de acordo com a demanda. 

Assim, de forma rápida acabam não tendo que formar estoques e o produto acaba chegando ao destino no tempo exato. Por essa razão, esse sistema leva este nome. 

Ele acaba impactando bastante a cadeia produtiva principalmente em serviços sob demanda para que se possa evitar desperdícios, estoques desnecessários e custos extras. 

Veja mais sobre este assunto ao longo deste conteúdo. 

O que é o Just in Time? 

O JIT, como dissemos, é um sistema no qual preza pela produção de uma quantidade certa para que se possa atingir uma demanda. Assim, as empresas compram matéria prima no tempo certo e entregam os produtos dentro do prazo. 

Ele surgiu depois da famosa crise de 29 onde todo o sistema de produção fordista foi afetado e os gestores da Toyota precisavam de uma gestão que fizesse com que os estoques e os custos fossem mínimos. 

Assim, começou-se a fabricar apenas o mínimo para que pudesse suprir a demanda que a empresa tinha. Logo outras empresas se espelham nessa tática e aderiram a esta prática. 

Isso acaba evitando então, os estoques em excesso ao longo de todo processo de produção. A ideia principal por trás desse sistema, é fazer com que a matéria prima só chegue no momento certo.

Assim, as empresas não ficarão com o estoque parado e auxiliará também para que os produtos sejam entregues dentro do prazo estipulado. 

Essa é uma filosofia de gestão no qual a empresa faz a compra e produz apenas aquilo que precisa para atender a necessidade de seu cliente. 

Além disso, cada etapa é pensada em produzir o necessário para que a próxima fase consiga ir para frente. O empreendedor consegue aplicar essa filosofia em todas as etapas onde há produção a fim de otimizar processos. 

Dentre os elementos básicos que se baseia esta filosofia, se incluem: 

  • Tempo de preparo; 
  • Colaborador multifuncional; 
  • Layout; 
  • Qualidade; 
  • Fornecedores; 

Esse tipo de atitude acaba fazendo com que os custos sejam reduzidos e que o lucro acabe aumentando. Isso acontece pois o sistema força as empresas a terem uma melhora contínua e revejam os problemas que aparecem na linha de produção. 

Quais as vantagens do just in time? 

Saiba as vantagens do Just in time em sua empresa

A principal vantagem, sem dúvidas, é poder trabalhar de forma ágil e sem desperdícios, fazendo com que a empresa se torne mais produtiva e lucrativa. 

A matéria prima é entregue em uma quantia menor, e por essa razão o desenvolvimento do produto acaba sendo mais rápido e ágil, podendo otimizar o espaço de armazenagem. 

Um dos grandes problemas das empresas são os desperdícios. Dentre os principais, incluem-se: 

  • Superprodução; 
  • Espera; 
  • Transporte; 
  • Produção desnecessária; 
  • Estoque de trabalho em processo; 
  • Movimento e esforço; 
  • Produtos defeituosos; 

Ao implementar o JIT, o gestor consegue melhorar pois alcança: 

  • Zero efeitos; 
  • Tempo zero de preparo;
  • Estoque zero; 
  • Movimentação zero; 
  • Nenhuma quebra; 
  • Nenhum lead time; 
  • Lote unitário; 

E quais são as desvantagens? 

Uma desvantagem desse sistema é não poder usá-lo nas indústrias que passam por pouca previsibilidade em demanda. Isso porque existem empresas que precisam de um estoque. 

E a filosofia JIT acaba não se adequando muito a essas necessidades de negócio. O ideal é poder usar esse sistema em empresas de pequeno a médio porte. 

Elas conseguem garantir a produção consciente de forma que tudo consiga ir de acordo com as expectativas da empresa, oferecendo a estabilidade necessária. 

Existe algum sistema de gestão que facilite esse processo? 

Para que uma empresa comece a pôr em prática esse tipo de sistema, é preciso que se tenha uma boa programação e que ela seja cuidadosa para poder gerir tudo conforme o esperado. 

Uma grande ajuda é poder contar com softwares de gestão para indústrias que são aptos a poderem planejar as etapas que ocorrem a produção, fazendo a integração com os outros setores. 

Ao automatizar essa parte, se torna possível monitorar os processos produtivos e evitar que haja a produção além do que foi planejado para a demanda. 

Todo esse controle pode acontecer em tempo real através das máquinas, que é no que se baseia o JIT. Outro ponto muito importante a se atentar ao implementar este modelo, se refere a logística de distribuição. 

Isso porque para que exista eficiência completa, é necessário que tudo seja pensado do início ao fim. Ou seja, a tarefa não acaba quando a demanda é cumprida.

É preciso fazer com que aquele produto produzido chegue até o cliente da melhor forma possível e o mais rápido que ele puder. Para isso, é preciso saber desenvolver bem também a etapa de distribuição

Te ajudará demais nessa etapa poder contar com uma empresa que foca no serviço de entregas, como a Zoom por exemplo. 

Nossa empresa busca entregar aos nossos clientes toda a tranquilidade e segurança que eles precisam para poder fazer a entrega de encomendas para seus clientes. 

Temos uma diversidade de serviços que atendem a tudo o que uma empresa precisa. Assim, conseguimos através de uma equipe especializada, suprir todas as necessidades de demanda que a empresa possui. 

Esses são pontos fundamentais se uma empresa tem interesse em continuar se desenvolvendo e crescendo. Principalmente aquelas que trabalham com e-commerce e precisam seguir uma logística mais focada. 

Conclusão 

Por fim, vimos aqui sobre o que é o modelo JIT e como é seu funcionamento. As empresas que o utilizam costumam ter uma boa redução de seus gastos pois conseguem alcançar uma boa gestão de compras. 

Assim, podem otimizar o espaço de seu estoque e ainda ter a chance de conseguir organizar melhor a sua logística de entrega no produto final. 

A filosofia japonesa de gestão que diz que nada deve ser comprado, transportado ou produzido antes da hora acaba ajudando muitos setores que possuem uma certa dificuldade quanto a produção de itens a serem comercializados. 

Compartilhe este conteúdo se ele te ajudou e não deixe de conferir outros

Posts Recentes Tags