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30Out

Regras de trânsito para motos em diferentes lugares do mundo

As regras de trânsito para motos no Brasil estão presente no Código de Trânsito Brasileiro, que determina, por exemplo, o uso obrigatório de capacetes, proíbe o transporte de crianças com menos de sete anos e também proíbe o tráfego de motos pelos corredores exclusivos dos ônibus.

Mas, em cada país, com culturas e leis diferentes, as regras de trânsito também são diferentes. Enquanto no Brasil só maiores de 18 anos podem obter a carteira de habilitação, nos EUA e em alguns países da Europa jovens a partir dos 16 anos já pode se tornar condutores.

Tem curiosidade de saber mais sobre as regras de trânsito em diferentes lugares do mundo? Então, confira esse artigo que a Zoom Entregas Rápidas preparou para você.

Regras de trânsito em diferentes lugares

Estados Unidos

Diferentemente do Brasil, em que é obrigatório o uso de capacete, em apenas 19 dos 48 estados dos EUA o uso do equipamento é previsto em lei. No país, há a predominância de motos de alta cilindradas e em alguns estados o uso do capacete só é exigido para menores de 16 anos. Em motos abaixo de 50 cilindradas não é obrigatório o uso do capacete para ninguém. No país, é permitido pilotar motos a partir dos 16 anos, enquanto no Brasil, só é possível tirar a CNH categoria A a partir dos 18 anos.

China

A China é a maior produtora de motocicletas do planeta e, devido à superlotação, estabeleceu como uma das regras de trânsito que em algumas regiões a circulação desse tipo de veículo movido a combustão é proibido. Grandes cidades como Pequim e Xangai só permitem a circulação no centro de motos elétricas. A exceção é para a cidade de Chongqing, que é o polo da fabricação de motocicletas no país permite que motocicletas transitem livremente por toda a cidade.

Também é proibido que os motociclistas circulem por autoestradas, restando a esses tipos de veículos a livre circulação apenas em estradas vicinais e de terra. Apesar de ser uma maneira de evitar os acidentes, essas restrições impedem o desenvolvimento do mercado de motos mais potentes no país.

Além das restrições, uma das regras de trânsito na China é que as motos, além da placa traseira, tenha uma placa de identificação dianteira.

Europa

Uma das regras de trânsito na maioria dos países da Europa agradaria muito aos brasileiros que possuem carro e moto. As regras variam de um local para o outro mas, no geral, depois de dois ou três anos com carteira de carro, a carteira é convertida também para moto. Assim, os motoristas se tornam também motociclistas e podem pilotar motos de até 15 cavalos, sem a necessidade de frequentar a auto-escola.

Mas, isso não quer dizer que os motoristas e motociclistas têm moleza nas aulas de direção na Europa. Uma das regras de trânsito é que a preparação para a habilitação é bem mais rígida e mais cara do que no Brasil. Na Alemanha, por exemplo, tirar a carteira de moto custa, em média, cinco mil e quinhentos reais. Além disso, os alunos de auto-escola aprendem tudo, desde frear até trocar marcha na moto. Assim como nos EUA, na maioria dos países da Europa é possível pilotar motocicletas a partir dos 16 anos.

As regras de trânsito para motos andarem no corredor formado por dois carros em faixas diferentes varia entre os países da Europa. No caso da Áustria, Bélgica e Holanda, é permitido que as motos trafeguem pelos corredores, desde que em baixa velocidade. Na Alemanha, na Itália e na França essa prática é proibida, ainda que as autoridades façam “vista grossa”.

Alguns países também possuem regras de trânsito para motos próprias. Em Londres, por exemplo, os motociclistas podem circular livremente nas faixas destinadas aos ônibus. Na França, é comum ver mototaxistas com motos potentes e adaptadas para o transporte de passageiros e bagagens em aeroportos, enquanto em outros países essa prática é proibida.

Há ainda as regras de trânsito na Europa ligadas à potência das motocicletas. A idade é um fator que influencia na potencia da moto que pode ser pilotada. A partir dos 16 anos é possível pilotar modelos com motores até 15 cavalos de potência, com a categoria de carteira A1. Com 18 anos, já é possível transitar com motos de 47 cavalos, carteira A2. A partir dos 21, com uma experiência de dois anos na carteira A2, ou a partir dos 24 anos, é possível ter acesso à categoria A, e motos mais potentes.

Ásia

Algumas regras de trânsito

Em alguns países da Ásia, como China e Tailândia, é muito comum ver mais de duas pessoas transitando na mesma moto, bem como os motociclistas transportando cargas imensas sobre as garupas. Ainda que existam regras de trânsito que proíbem essas práticas, a fiscalização é quase inexistente e, quando existe, costuma fazer “vista grossa” para essas infrações. Há também muita negligência quanto ao uso de capacete, que é um item de segurança pouco usado, principalmente nas áreas rurais, ainda que seja obrigatório.

 

As regras de trânsito para motos possuem semelhanças em muitos países, visto que o objetivo dessas leis é estabelecer a ordem no trânsito, evitar acidentes e proporcionar mais segurança aos condutores, motoristas e pedestres. Aqui no Brasil, o Código de Trânsito Brasileiro possui regras muito claras e específicas, que devem ser seguidas pelos motociclistas, a fim de evitar acidentes e multas.

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