De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, está qualificado para ser motoboy o motorista que tem idade mínima de 21 anos, carteira de habilitação com categoria A, comprovante de não existência de antecedentes criminais e curso de capacitação. Visto isso, o motoboy é considerado um profissional orientado para a função devido ao processo de preparação anterior. Prossiga a leitura deste artigo para conhecer algumas atitudes que fazem parte da segurança do motoboy.
O que garante a segurança do motoboy?
1- Inspeção prévia do veículo
Como já foi discutido em outro artigo, uma das atitudes que estão incluídas nas regras de direção defensiva para motoboys é a manutenção do veículo. Isto é importante na medida em que todos os sistemas da moto devem estar com bom funcionamento durante a corrida até o destino.
Por isso, antes de sair do local é recomendado que o motoboy faça uma inspeção básica de todo veículo. Ou seja, verifique os freios, buzinas, faróis e demais equipamentos que contribuam para o bom desenvolvimento do modal. Portanto, esta atitude está inclusa como parte da segurança do motoboy.
2- Verificação do equipamento pessoal de segurança
Além da moto em perfeito estado, o motoboy deve verificar que está portando todo o equipamento de segurança pessoal necessário. Eles são:
- colete refletivo: pode ser integral, semiaberto ou articulado;
- botas: impedem queimaduras, perfurações e contato com descargas elétricas;
- jaqueta: reduz a possibilidade de hipotermia, frostbite e o fenômeno de Raynaud;
- capacete: pode ser integral, semiaberto ou articulado;
- luvas: funcionam como equipamento de proteção para as mãos contra baixas temperaturas e possíveis riscos mecânicos;
- joelheiras: ajudam na proteção dos joelhos em caso de queda.
3- Possibilidade de ver e ser visto no trânsito
O colete reflexivo contribui para que o motorista seja visto. Entretanto, ele não é a única estratégia utilizada para a segurança do motoboy. Quando trata-se do fato de ver e ser visto, é importante que este profissional lembre-se da importância de manter os faróis acesos. Esta determinação é orientada pela Lei 13.290, conhecida como “Lei do Farol Aceso”.
Inclusive, vale lembrar que o não cumprimento da regra que estabelece que o farol seja aceso durante o período diurno é considerada infração média. Além disso, é passível de multa e perda de quatro pontos na CNH.
Por essa razão, manter os faróis acesos faz parte da segurança do motoboy enquanto condutor para garantir a convivência no trânsito.
4- Condução com segurança
Para conduzir a moto com segurança, o motoboy deve estar atento às atitudes que contribuem para a segurança dele e dos demais condutores. Alguns exemplos são:
- não ficar “costurando” na via;
- redobrar a atenção em caso de situações adversas, como chuva e buracos na via;
- não usar celular enquanto dirige;
- manter a distância de dois segundos;
- respeitar o limite de velocidade de cada trecho;
- diminuir a velocidade em caso de trânsito;
- ocupar o espaço de um carro na via.
Escolha os profissionais da Zoom Entregas Rápidas!
Gostou do nosso artigo sobre as atitudes que colaboram para a segurança do motoboy? A Zoom Entregas Rápidas conta com profissionais qualificados para realizar entregas no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. Disponibilizamos uma série de serviços de entregas para que suas necessidades sejam atendidas. Entre em contato conosco para nos conhecer melhor!
Em nosso blog, não deixe de conferir o conteúdo que já produzimos para você. Lá você encontra:
- Quais são os benefícios ao contratar um motoboy?;
- Profissão motoboy: origem, funções e importância;
- É possível pilotar moto no corredor com segurança?.