Conheça nosso blog
05Fev
volta às aulas

Volta às aulas: como manter as crianças seguras no trânsito?

O início do ano letivo é marcado pelo retorno de uma rotina familiar intensa, principalmente por conta dos horários e responsabilidades. Por isso, o período de volta às aulas traz tanta expectativa aos pais, pois cuidar de todas as obrigações não é fácil. Inclusive, uma das maiores preocupações diz respeito à segurança das crianças no trânsito. Pensando nisso, a Zoom Entregas Rápidas preparou este artigo para alertar os pais e motoristas sobre o assunto. Leia com atenção e atente-se às nossas dicas. Não esqueça de colocá-las em prática também!

Dicas de segurança no trânsito para a volta às aulas

Conscientização começa em casa

segurança na volta às aulas

O primeiro passo para manter as crianças seguras no trânsito é conscientizá-las por meio da educação. Portanto, desce cedo ensine seu filho a atravessar na faixa de pedestre, a respeitar o semáforo e esperar sua vez de fazer a travessia. Explique o que significam as cores do sinal de trânsito e induza a criança a olhar para os dois lados antes de atravessar a rua. Quanto antes os pequenos aprenderem seus deveres como pedestres, melhor.

Além disso, é muito importante que o adulto seja um bom exemplo para jovens e adolescentes. Ser um motorista cauteloso, que respeita as normas de trânsito e zela pela segurança dos pedestres é uma ótima forma de conscientizar os pequenos.

Preste atenção no trajeto

No período de volta às aulas é essencial que os pais acompanhem de perto seus filhos no trajeto até a escola. O ideal é conhecer as principais ruas e avenidas de acesso ao local, assim como as vagas de estacionamento. Desse modo, é possível traçar um percurso certo para evitar paradas desnecessárias próximo à escola, atrapalhando outros veículos.

Cuidado ao dirigir próximo às escolas

A atenção do motorista deve ser triplicada em áreas escolares. A principal dica é: sempre reduza a velocidade ao identificar escolas, creches e instituições de ensino nas redondezas.

redução de velocidade na volta às aulas

Nunca pare ou estacione em fila dupla (ato de posicionar o veículo ao lado de outro veículo que está estacionado corretamente), mesmo que seja rápido. Essa atitude causa obstrução parcial da via, além de aumentar o risco de acidentes.

fila dupla na volta às aulas

Desembarque somente na calçada

desembarque na volta às aulas

Uma das principais consequências do período de volta às aulas é o alto fluxo de veículos nas áreas escolares. Tal fato aliado à correria do dia a dia leva muitos motoristas a estacionar em fila dupla para que as crianças saiam do carro. Saiba que isso coloca a vida dos pequenos em risco!

A atitude correta é embarcar e desembarcar as crianças na calçada, nunca no meio da rua. Dê preferência a deixar os estudantes em frente à escola para evitar atravessar as ruas. Caso não seja possível, utilize a faixa de segurança para atravessá-las com cautela.

Utilize dispositivos de segurança

O uso dos equipamentos de segurança dos veículos não deve ser negligenciado, mesmo com a agitação da volta às aulas. Utilizar o cinto de segurança é indispensável para todos os passageiros, inclusive bebês e crianças. Além do cinto, os pequenos devem dispor de dispositivos de retenção veicular específicos para cada idade. Veja:

– de 0 a 1 ano: bebê conforto;
– de 1 a 4 anos: cadeirinha;
– de 4 a 7 anos: assento de elevação;
– acima de 7 anos: com cinto de segurança.

Lembre-se: crianças menores de 10 anos devem viajar no banco de trás. Acima dessa idade, elas já podem utilizar o banco da frente (sempre com o cinto de segurança).

Gostou do nosso artigo? Acesse nosso blog e leia mais dicas sobre o assunto! Aproveite e navegue pelo nosso site. A Zoom Entregas Rápidas é uma empresa especializada em entregas rápidas no Rio de Janeiro, com serviço de motoboy e courier. Entre em contato conosco para mais informações! Teremos o prazer de lhe atender.

Compartilhe:

Posts RecentesTags