CONHEÇA NOSSO BLOG
24Maio
Saiba a diferença entre cubagem, volume e peso cubado

Saiba a diferença entre cubagem, volume e peso cubado

Compartilhe!

Os serviços de e-commerce ganharam bastante força e notoriedade nesses últimos anos, principalmente com a pandemia do coronavírus. Assim, houve a necessidade dos empreendedores adaptarem-se rapidamente à nova realidade para continuarem movimentando seus negócios. Desta forma, conceitos importantes como cubagem, volume e peso cubado são levados em consideração para o entendimento acerca de toda essa logística de transporte.

A internet foi o principal meio de recomeço para as atividades e, desta forma, o envio das encomendas através de transportes de mercadorias cresceu de forma vertiginosa, surgindo a necessidade de fretes. Contudo, sempre surgem algumas dúvidas em relação ao preço do frete cobrado. Pensando nisso, a Zoom Entregas elaborou este post para facilitar a compreensão a respeito desses conceitos importantes no meio logístico

O que é cubagem, volume e peso cubado e como diferenciá-los?

Veja, é muito relevante saber a distinção entre os conceitos, pois é a partir deles que você terá todo o entendimento de questões significativas como carregamento dos veículos e o cálculo do frete. 

Cubagem, volume e peso cubado são noções que, geralmente, se misturam e terminam por confundir. Porém, para solucionar todas as dúvidas sobre os conceitos citados acima, continue a leitura deste post!

Em geral, o termo cubagem se refere ao volume de um objeto.

Volume

Lembra das aulas de física ou matemática na escola, em que o professor explicava sobre o volume da caixa? Bom, sabemos que é um assunto não tão agradável para se trazer à tona, mas é importante a reflexão sobre o tema.

A equação para volume é V = comprimento × largura × altura, ou seja, basta multiplicar as três variáveis para descobrir o valor final. Por exemplo, a caixa a ser transportada possui as seguintes dimensões:

  • altura: 1 metro
  • largura: 60 centímetros
  • comprimento: 90 centímetros

Deste modo, o volume dessa embalagem é de 0,54m³, pois 1,00m x 0,60m x 0,90m = 0,54m³.

Cubagem

Em geral, o termo cubagem se refere ao volume de um objeto e seu cálculo é feito da mesma forma. Todavia, quando falamos de cubagem em logística, a referência será a cubagem de carga e a relação entre o peso de um produto e o volume que ele ocupará dentro do veículo.

O objetivo do cálculo sobre cubagem de carga é o melhor planejamento logístico do processo de carregamento, uma vez que evita o fechamento de uma carga muito volumosa, mas de baixo peso, o que ocasiona desperdício da capacidade de carga do veículo em kg bruto.

Outro ponto importante é a prevenção de volumes pequenos, mas muito pesados. Isso acarreta na falta do aproveitamento de um espaço considerável dentro do veículo por conta do limite de peso.

Exemplificando: imagine aquela clássica situação em que lhe perguntam sobre o que é mais pesado, 1kg de chumbo ou 1kg de algodão? Pois bem, os dois têm o mesmo peso, porém o algodão é maior em volume e menor em densidade, pois para conseguir atingir 1kg ele precisará de uma maior quantidade do que 1kg de chumbo.

Agora, imagine um veículo da sua frota carregando 10 toneladas de algodão ou 10 toneladas de chumbo. Em suma, embora mais leve, o transporte de algodão seria inviável em relação ao espaço máximo que a frota consegue alocar, uma vez que o volume disponível dentro do veículo seria inviável para tanto algodão, embora pese 10kg.

aprenda-as-diferencas-entre-cubagem-volume-e-peso-cubado-zoom-entregas

Peso Cubado

O conceito de peso cubado, em linhas gerais, é a multiplicação entre as dimensões da embalagem (ou seja, o seu volume) com o fator de cubagem.

O fator de cubagem trata sobre um coeficiente convencionado pela Associação Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) como sendo o mais próximo do ideal, que deve ser considerado na hora de transportar qualquer tipo de carga, pois ele ajuda a definir um parâmetro na hora de carregar um veículo.

Esse número equivale a um metro cúbico no meio do transporte responsável pela entrega e pode variar de acordo com o meio de transporte utilizado.

Conclusão

Enfim, depois da explicação ao longo do artigo sobre os conceitos de cubagem, volume e peso cubado, vocês estão mais cientes sobre suas diferenças e como as empresas de logística operam e detectam sobre o espaço que cada carga ocupará nos veículos usados para o transporte, visando a otimização e eficiência na entrega dos produtos.

Se quiser saber mais sobre a influência da relação entre cubagem e peso cubado no cálculo do frete, não perca nosso próximo artigo no blog!

Enquanto isso, você poderá ler sobre os cuidados necessários para o transporte de itens frágeis.

Posts Recentes Tags