CONHEÇA NOSSO BLOG
24Abr
Capacete seguro: como escolher o modelo ideal para você?

Capacete seguro: como escolher o modelo ideal para você?

Compartilhe!

Pilotar um veículo que deixa seu corpo completamente descoberto e vulnerável a impactos é um tanto perigoso. Por isso, é de fundamental importância que o motociclista invista em equipamentos de proteção que sejam de qualidade, para protegê-los no caso de possíveis acidentes, como é o caso de um capacete seguro.

Por isso, a Zoom Entregas Rápidas preparou este artigo com os 4 tipos de capacete mais seguros do mercado e indicando o que você deve considerar ao escolher o seu. Preparado? Confira, a seguir.

4 modelos de capacete seguro

escolher capacete seguro

Integral

O modelo integral é considerado o melhor modelo de capacete seguro disponível no mercado. Por ser completamente fechado, ele protege o rosto, queixo e região do crânio. Alguns também possuem sistema de ventilação e exaustão, que ajuda a desembaçar a viseira e diminui o calor em dias muito ensolarados.

Modular

Esse modelo de capacete seguro possui viseira articulada e flexível, o que permite que você se comunique com outras pessoas em determinadas situações. Quando fechado, ele se torna similar ao capacete integral. Entretanto, é mais barulhento e mais pesado. Antes de optar por esse modelo, faça um teste para ter certeza de que você irá se adaptar.

Off Road

Esse é um modelo mais utilizado por praticantes de esportes radicais que envolvem moto. Ele é um modelo integral adaptado, que permite proteção em ambientes terrosos, porque possui uma queixeira alongada que protege o motociclista da inalação de areia e terra e de quedas.

Aberto

Apesar de ser homologado pela INMETRO, em comparação aos três modelos anteriores, não é um capacete seguro. Ele é bom para ser utilizado no verão porque é arejado, mas não disponibiliza proteção para o queixo, nariz e rosto.

Pode ser encontrado com viseira ou não, mas o uso de óculos de proteção no caso da viseira não estar no pacote é obrigatório.

Como escolher seu capacete?

Tamanho

Os capacetes para moto não tem somente vários tipos, mas também vários tamanhos. Por isso, é necessário escolher um que se adapte perfeitamente ao tamanho e ao formato da sua cabeça. Para que você consiga definir esse tamanho sem precisar ficar provando capacetes, pode utilizar uma fita métrica e medir a circunferência da sua cabeça, entre as orelhas e as sobrancelhas.

Forro

É o que protege a cabeça do material duro e resistente encontrado externamente. É uma parte fundamental para que o motorista fique confortável, mas também para amortecer o impacto no caso de um acidente.

Prefira modelos com forro removível, pois assim você pode lavá-lo.

Material

Um capacete seguro pode ser fabricado com diversos materiais. Mas um dos principais utilizados atualmente é a fibra de carbono, já que é leve a absorve bem impactos. Os de fibra de vidro são ainda mais seguros porque conseguem manter o nível de absorção em novos impactos.

Outro material muito conhecido é o ABS, que possui um ótimo custo-benefício, mas tem uma absorção menor do que os que foram citados acima.

Certificação de segurança

Para que um capacete seja considerado verdadeiramente seguro, ele precisa ser certificado pelo Inmetro. Veja o que diz o parágrafo único do artigo 1º:

“O capacete motociclístico deve estar certificado por organismo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, de acordo com regulamento de avaliação da conformidade por ele aprovado.”.

Para comprovar que o capacete realmente possui a certificação, nele estará contido um selo de identificação ou etiqueta interna com a logomarca do INMETRO.

Peso

O último fator a ser observado em um capacete seguro é seu peso. Prefira os que têm em torno de 1.400 gramas.

Gostou das dicas da Zoom Entregas Rápidas? Somos uma empresa de entregas rápidas no RJ que visa sempre pela proteção de nossos motoboys no dia a dia de serviço. Em nosso blog, você encontra diversas dicas sobre entregas e sobre segurança de motociclistas. Não perca tempo e veja já nossos artigos.

Links úteis:
empresas de motoboy rj
serviço motoboy rj 

Posts Recentes Tags