Conheça nosso blog
05Dez
2018 12 Xx Cargas Aereas O Que Pode Ser Transportado

Cargas aéreas: o que pode ser transportado?

O transporte aéreo é um modal bastante solicitado para envio de cargas e mercadorias urgentes, especiais ou de alto valor. O serviço tem como características principais a rapidez, a segurança e a eficácia em despachar mercadorias e documentos. O frete aéreo é indicado para produtos e necessidades específicas, de acordo com as preferências dos clientes. Entretanto, alguns tipos de cargas aéreas demandam certos cuidados, além de uma forma de tratamento adequada. Neste artigo da Zoom Entregas Rápidas, você descobre quais produtos podem ser transportados nesse tipo de modal. Confira!

Tipos de cargas aéreas que podem ser transportadas

Cargas perigosas

cargas aéreas perigosas

Cargas perigosas são todos os artigos, produtos e substâncias que podem transmitir riscos à saúde humana ou ao meio ambiente. O envio desses produtos requer alto índice de segurança e agilidade na entrega e, por isso, o modal aéreo é o mais indicado. Explosivos, gases, líquidos e sólidos inflamáveis, substâncias tóxicas e infecciosas, materiais radioativos e corrosivos são exemplos de cargas aéreas perigosas. O embarque dessas mercadorias é realizado mediante autorização da própria companhia aérea, além de documentação específica para identificação de riscos.

O regulamento das embalagens e das condições de transporte de produtos perigosos é feito pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A organização exige uma declaração de classificação do material, com dados indispensáveis para sua correta denominação. Devem ser informados: nome do produto, classe, embalagem, quantidade e número da unidade. Além disso, orientações sobre o manuseio adequado do produto devem ser incluídas para preparar os profissionais em casos de acidentes.

Cargas frágeis

Produtos frágeis devem ser transportados com máximo cuidado para chegarem intactos e conservados ao seu destino. Nesse caso, as embalagens são os itens mais importantes para assegurar a integridade do material durante o transporte. Por isso, é necessário utilizar embalagens de madeira com proteção interna. Algumas cargas aéreas frágeis que podemos citar são: vidros, louças, espelhos, cristais esculturas e cerâmicas.

Cargas urgentes

Mercadorias que precisam chegar ao seu destino da forma mais rápida possível são chamadas de cargas urgentes. Existem itens que devem ser entregues com precisão em uma hora marcada por serem altamente indispensáveis para determinados fins. Por exemplo, uma vacina deve chegar rapidamente a uma certa cidade que sofre com casos de epidemias. Para isso, o transporte aéreo de encomendas urgentes é ideal, pois oferece um manuseio seguro e rápido de cargas instantâneas. Alguns itens embarcados como urgentes são:

– alimentos perecíveis;
– flores e arranjos;
– medicamentos e vacinas;
– revistas, jornais e periódicos;
– equipamentos médicos e de primeiros socorros;
– cargas resfriadas e congeladas;
– peças, itens e objetos de reposição imediata.

Cargas de valores

cargas aéreas de valor alto

A carga de valor é definida como qualquer material cujo valor da respectiva nota fiscal, dividido pelo seu peso real, seja maior ou igual a 100 vezes o valor da menor tarifa mínima da companhia. Geralmente, mercadorias desse tipo possuem dimensões pequenas, porém com alto valor agregado. Joias, pedras preciosas, obras de arte, valores em espécie e eletrônicos de alta tecnologia são alguns exemplos.

Os itens valiosos são um dos tipos de cargas aéreas mais despachadas por avião. Isso se deve ao fato de que o modal aéreo sofre menos tentativas de roubos e furtos, garantindo máxima segurança no envio de mercadorias. Essa é uma das grandes vantagens da entrega aérea para empresas que buscam por um serviço confiável, mesmo que seja um pouco mais caro.

Cargas perecíveis

As cargas perecíveis constituem todas as mercadorias que podem sofrer deteriorações se expostas a mudanças de temperatura, umidade e condições desfavoráveis. Além disso, possuem um ciclo de vida curto. O transporte dessa carga somente pode ser feito caso o material tenha prazo de validade de, no mínimo, 72 horas. O atestado com tal declaração deve ser feito em papel timbrado e devidamente fixado em todos os despachos. Alimentos, flores, frutas, plantas vivas, vacinas e soros são produtos contidos na categoria de cargas aéreas perecíveis.

A melhor solução para transporte de diversos tipos de cargas aéreas é contar com uma transportadora especializada. Para isso, você pode contar com a Zoom Entregas Rápidas! Somos especialistas no transporte aéreo de carga, seja ela grande ou pequena, em todo o território nacional. Atuamos com o sistema de entregas rápidas para todo o Brasil com máximo índice de segurança da carga. Não perca tempo! Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços.

Compartilhe: