A Black Friday está chegando!
No dia 25 de novembro deste ano, um dos eventos mais aguardados do comércio desembarca em todos os tipos de lojas, sejam elas físicas ou virtuais. E, olha.. promete muita coisa boa!
A data é valiosa tanto para os varejistas quanto para os clientes, pois os descontos costumam ser bem interessantes e o volume de compras aumenta exponencialmente.
Pensando nisso, a Zoom elaborou esse material com alguns tópicos relevantes que vão ajudar suas vendas na Black Friday. Confira!
Avalie os preços da sua concorrência
A primeira etapa de preparação é entender como anda seu mercado e em quais produtos e descontos ele costuma apostar durante a Black Friday. É por isso que é fundamental observar os preços da concorrência antes de realizar a sua própria precificação na data.
Para isso, você deve considerar o tipo de produto que vende. Se comercializa itens sofisticados, seus preços provavelmente serão mais altos do que os das lojas que vendem itens mais simples.
Além disso, considere a localização da sua loja. Se ela for privilegiada, seus preços podem ser um pouco mais altos.
Enfim, não esqueça das promoções. Avalie quais tipos de ofertas os concorrentes já fizeram e qual foi o sucesso delas.
Você precisa saber o quão baixo deve ir nos valores para se manter competitivo. Afinal, a última coisa que deve acontecer é oferecer algo em desvantagem com relação aos seus concorrentes.
Aproveite este momento para fazer uma análise prévia dos preços trabalhados pelos seus concorrentes. Como a Black Friday é sinônimo de preços baixos e boas oportunidades de compra, o seu negócio deve oferecer valores proporcionais ao mercado.
Esse tipo de análise antecipada ajuda a definir os seus preços, além de tomar decisões estratégicas para atrair o público consumidor. Não se esqueça ainda de que os descontos, além de reais, devem ser vantajosos para você e ao seu cliente.
Seja visto! Crie ações nas redes sociais
Você já deve estar careca de saber que as redes sociais são canais super influentes para divulgar a sua marca e produtos. Não há como fugir!
Então, elaborar ações de marketing nas mídias digitais é um caminho muito prudente para seguir quando o assunto é preparação para a Black Friday. Esse é um bom teste para suas estratégias e descobrir o que está e o que não está funcionando.
As vendas através do comércio eletrônico (E-commerce) da Black Friday sempre deram um banho, em volume, nas vendas por loja física.
Para colocar isso em prática, escolha bem seus canais. Uma ideia, por exemplo, é criar uma página de pré-cadastro para o evento e dar algumas dicas para gerar curiosidade no público.
Uma outra ideia é realizar um bom planejamento de conteúdo e garantir que sua marca esteja sempre presente nos canais escolhidos com boas postagens, seja no Instagram ou TikTok, principalmente, que são as redes do momento.
Na sequência das ações de marketing, não esqueça dos anúncios pagos. Eles são fundamentais para se ter uma boa campanha.
É a partir deles que você encontrará um público bem qualificado, ou seja, consumidores que são mais propensos a comprar na sua loja. Para isso, invista em plataformas de anúncios, como o Google Ads, ou mesmo Facebook e Instagram Ads.
Elas permitem criar campanhas bem direcionadas e aumentam as chances de você conquistar clientes na Black Friday.
Por último, mas não menos importante.. Para trazer mais destaque à sua marca, você pode criar uma hashtag exclusiva para a Black Friday da sua loja. Além, claro, de fazer uma boa divulgação dessa hashtag para que as pessoas a associem na hora de pesquisar seus produtos.
Montagem e etiquetagem corretas dos produtos
Organizar os produtos nas caixas e etiquetá-las é etapa significativa no processo logístico e você precisa estar atento neste momento.
Para começar, use caixas separadas para produtos de diferentes cores, modelos e tamanhos. Caso os itens sejam pequenos e queira adicionar mais de uma variação por caixa, utilize um pedaço de papelão ou algum outro material que deixe clara a divisão.
Também é interessante adicionar enchimento (o famoso plástico bolha) para proteger os produtos de avarias enquanto acontece o transporte.
Outro estágio considerável é a etiquetagem. Um erro no momento de etiquetar os seus produtos e pronto… pode atrasar a entrega e gerar um problema com seu cliente.
Para que suas vendas cheguem corretamente é importante prestar atenção em cada detalhe ao embalar seu produto.
Aliás, antes de imprimir as etiquetas para colar nas caixas, confirme se a impressora possui tinta suficiente. Desta forma, suas etiquetas sairão nítidas e com uma boa qualidade. Caso a impressora esteja com pouca tinta, pode ser que o código de barras não fique nítido.
Foco na expedição logística
A etapa de expedição logística é o processo de envio de uma mercadoria para o seu destino final, sendo compreendida como o estágio que sucede as etapas de recebimento, separação, mas anterior ao frete.
O percurso logístico nesta fase é divididos em cinco momentos:
- Planejamento;
- Organização;
- Documentação;
- Acondicionamento;
- Carregamento.
E é justamente por anteceder o transporte rumo ao destino final que a expedição está entre as principais etapas logísticas, sobretudo em relação à expectativa do destinatário.
Por exemplo, com uma expedição mal sucedida, a mercadoria terá que retornar para o Centro de Distribuição, ficando lá até o processo ser retomado. Portanto, seria necessário ampliar o prazo de entrega e, consequentemente, isso geraria uma experiência ruim ao consumidor.
Formas de Pagamento
Estamos em pleno século XXI. O sistema monetário evoluiu e não faz mais sentido realizar escambo como transação. Isso acontecia na antiguidade e na Idade Média. Alguém lembra do cheque?
Bom, é parte da modernidade quanto mais meios de pagamento você oferecer, mais vai conseguir vender. Essa “regra”, na realidade, vai muito além do período de Black Friday.
Isso ocorre porque oferecer um portfólio com diversas formas de pagamento facilita o atendimento aos diferentes tipos de consumidores.
Ademais, as opções precisam ser variadas para que o cliente possa escolher aquela que mais se encaixa no seu bolso naquele momento.
Deste modo, aproveite para oferecer os mais diversos métodos de pagamento:
- Cartões de débito/crédito;
- Boleto bancário;
- PIX;
- Carteiras digitais.
Acompanhe as vendas e faça as alterações necessárias
É muito importante ficar de olho nas plataformas de venda, pois vai que… E se o site der algum erro? Ou algum produto acabou? Você só terá tais respostas caso esteja acompanhando suas vendas.
Aliás, caso algum item não esteja sendo tão procurado pela clientela, mexa-se! Faça outra promoção para chamar a atenção dos visitantes.
E aí, curtiu as dicas?
Por fim, aí vai um ponto muito importante sobre esse período de vendas na Black Friday. Seja honesto e transparente, ofereça promoções e descontos verdadeiros. Aproveite as oportunidades que a data fornece e estabeleça um bom relacionamento com novos clientes.
Precisa de ajuda nessa tarefa? Fale com a gente! A Zoom Entregas é especialista quando o assunto é entregas rápidas.
Boas vendas!