Conheça nosso blog
24Jan

Conheça as regras da direção defensiva para motoboys

Direção defensiva é uma atitude que faz toda diferença na vida de quem entre pilotando entre a vida e as entregas que devem ser realizadas. A rapidez de uma moto, principalmente para quem vive em grandes cidades, gera uma considerável vantagem para encarar o trânsito caótico das metrópoles e esse ligeireza também é aproveitada por motoboys, profissionais que, muitas vezes, atravessam toda uma cidade para realizar entregas. Entretanto, sem contar com a direção defensiva, essa velocidade pode vir com um preço muito alto, a vida.
Se você deseja saber como realizar uma boa direção defensiva para motoboys e quais são os fatores que auxiliam na integridade e bem-estar do piloto, confira este artigo que a Zoom Entregas Rápidas preparou para você.

Dicas de direção defensiva para motoboys

1- Mantenha a manutenção em dia

A direção defensiva começa antes que os motoqueiros saiam de suas casa para ir ao trabalho. Por isso, jamais deixe de verificar o funcionamento dos freios, faróis, buzina e retrovisores, e todos os itens essenciais para que você consiga observar todo o tráfego ao seu redor e ser visto pelos outros motoristas.
De uma maneira geral, a manutenção da motocicleta deve estar em dia, o que evita uma parada muito brusca em meio aos carros e consequentemente um acidente.

2- Faça uso de equipamentos de segurança

Na direção defensiva, o motorista deve se antecipar diante de situações de perigo. Portanto, é fundamental que você não saia sem equipamentos de segurança, pois em um acidente de moto, por menor que seja a velocidade, os danos podem ser bem graves.
Os itens fundamentais são:

  • capacete;
  • luvas;
  • joelheiras e cotoveleiras;
  • antena corta-pipas;
  • colete reflexivo;
  • botas.

Direção defensiva: equipamentos de segurança

3- Atente-se aos pontos cegos

O retrovisor da sua motocicleta, infelizmente, pode te enganar. Nunca deixe de olhar para trás – além de consultar o retrovisor – quando for realizar uma troca de faixa ou quando for fazer uma curva. Pontos cegos nunca trazem surpresas agradáveis para o piloto.

4- Mantenha uma distância segura

Nas aulas da autoescola, os instrutores ensinam de forma exaustiva que não se deve pilotar colado em outro veículo. No caso de uma freada brusca do carro ou da moto à frente, fica quase impossível parar a moto antes de uma colisão.

5- Sempre mantenha os faróis ligados

Além de ser obrigatório em alguns estados, ligar os faróis chama mais atenção dos motoristas ao redor, facilitando a visualização e, consequentemente, a antecipação de possíveis acidentes.

6- Cuidado com as correntes de ar

Por mais que pareça improvável, é comum que motocicletas, ao ultrapassarem veículos grandes, como ônibus e caminhões, sejam derrubadas pelo deslocamento do ar. Portanto, muito cuidado ao dividir espaço com esses veículos.

Direção defensiva faz toda diferença!

Lembre-se: um motoboy que utiliza a direção defensiva não é apenas o que pratica as técnicas desse modo de condução, mas aquele que, principalmente, age de forma pacífica e possui consciência individual e coletiva sobre os atos praticados no trânsito.
Na Zoom Entregas Rápidas, nossos motoboys recebem todo treinamento necessário para que mantenham a sua segurança e a dos que estão em sua volta. Somos uma das empresas de motoboy no rj especializada em entregas rápidas. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossos serviços de entregas no RJ.

Links úteis:
motoboy rio de janeiro
entregas motoboy rj

Compartilhe: