Conheça nosso blog
14Jun

Dicas para economizar o combustível da moto

A frota de motos no Brasil cresce a cada ano. Segundo dados da Abraciclo, existem hoje no Brasil mais de 25 milhões de motocicletas em circulação, enquanto no ano de 2006 a frota era de apenas 9 milhões de motocicletas. Grande parte desse aumento repentino se deve ao fato de que as motos são um dos meios de transportes mais econômicos. Para se ter uma ideia, enquanto um carro popular pode rodar cerca de 10 quilômetros com um litro de combustível, uma moto pode fazer até 50 quilômetros, dependendo do modelo. Mas, para quem utiliza a moto com mais frequência, principalmente como instrumento de trabalho, quanto mais economia melhor. Pensando nisso, a Zoom Entregas Rápidas preparou esse artigo. Listamos algumas dicas para que você consiga economizar o combustível da moto e fazer com que esse meio de transporte, que já é conhecido por sua economia e praticidade, valha ainda mais a pena.

6 dicas para te ajudar a economizar o combustível da moto

Estratégias para combustível da moto.

1- Mantenha sempre os pneus calibrados

Rodar com um pneu murcho ou mais duro que o necessário faz que o consumo da moto aumente. Isso acontece porque o motor precisa trabalhar mais, a fim de compensar o excesso ou a falta de contato com a pista. Sendo assim, verifique regularmente a calibragens dos pneus, de acordo com a especificações do fabricante. Além de economizar o combustível da moto em até 4%, essa é uma maneira de evitar acidentes e ainda aumentar a vida útil do seu transporte.

 2- Dirija a uma velocidade constante e respeite a troca de marcha

Realizar o percurso com acelerações constantes e frenagens bruscas é uma das maiores formas de desperdício de combustível. Para economizar o combustível da moto e evitar desgastes precoces nos pneus, além de manter constância na velocidade da direção, outra dica para aproveitar ao máximo cada gota de combustível é mudar rapidamente para a segunda marcha ao engatar e adaptar-se com a marcha lenta. Aliás, respeitar a necessidade da troca de marcha é uma boa maneira de economizar o combustível da moto. Fique atento aos sinais de que a troca é necessária e não muda a marcha antes da hora, nem force até o limite.

3- Mantenha o motor sempre lubrificado e o filtro de ar limpo

O lubrificante é o que reduz o atrito entre as peças do motor, o protege e prolonga a sua vida útil. Já o filtro de ar impacta diretamente no desempenho do motor, uma vez que a energia é gerada a partir da queima de combustível em contato com o ar e é o filtro de ar que proporciona esse equilíbrio. Sendo assim, para economizar o combustível da moto, é fundamental manter o filtro de ar sempre limpo, para garantir o bom andamento da geração de energia e o motor sempre lubrificado, para que as peças funcionem corretamente e não haja a necessidade de compensar com aumento no consumo.

4- Manere no uso do acelerador

Acelerar muito em subidas, acelerar com a moto parada e acelerar a moto para “aquecer o motor” são algumas atitudes quase unânimes entre os motociclistas que aumentam – e muito! – o consumo de combustível. O especialista em manutenção de motos, Alberto Araújo, afirma que a maioria das motos, principalmente de modelos atuais, possuem injeção indireta, o que permite o aquecimento do motor automaticamente, sem a necessidade de desperdício. Além disso, acelerar nas subidas não fará com que a moto adquira mais força; essa atitude força o motor e te impede de economizar o combustível da moto.

5- Conheça bem a sua moto

É fundamental que todo trabalhador conheça bem o seu instrumento de trabalho. Não é diferente quando se trabalha com motos. Para economizar o combustível da moto, evitar acidentes e contribuir para o aumento na vida útil do motor, leia com bastante atenção o manual de instruções, consulte especialistas e faça pesquisas sobre o modelo de motocicleta que você utiliza. Muitas vezes, os motociclistas realizam procedimentos dos quais “ouviu falar”, mas que não possuem nenhum embasamento técnico que, em vez de ajudarem na manutenção da moto, acabam causando estragos que, algumas vezes, podem ser irreparáveis.

6- Utilize sempre os equipamentos de segurança

Engana-se quem pensa que o único objetivo de utilizar os equipamentos de proteção para motociclistas (jaqueta, capacete, botas e luvas) é proteger em casos de acidentes. Claro que é o principal motivo, mas ainda há uma outra contribuição: esses equipamentos ajudam a diminuir a resistência à aerodinâmica da moto. Dessa forma, a pista será percorrida com mais facilidade, sem encontrar muita resistência do vento e isso ajudará a economizar o combustível da moto.

Gostou de nossas dicas? A Zoom Entregas Rápidas pensa em cada etapa da entregas de mercadoria com cuidado, a fim de levar a você segurança, rapidez e economia no transporte de suas mercadorias. Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços!

Links úteis:
motoboy Rio de Janeiro
empresas de motoboy RJ
entregas rápidas RJ
courier RJ

Compartilhe: