12 erros na logística de entrega que arruínam a reputação da empresa

A logística de entrega é uma atividade que integra múltiplos processos, tanto internos quanto externos. A finalidade é transportar de modo eficaz os produtos do ponto de origem até o ponto de destino.

Para saber como fazer uma boa logística e como evitar os principais erros que podem manchar a reputação de sua empresa, basta continuar lendo este conteúdo!

Quais os principais erros da logística de entrega?

Uma boa logística de entrega garante que os produtos sejam entregues no lugar certo e na hora certa. Por essa razão, cada vez mais têm ganho importância estratégica e crucial para obter bons resultados.

Por outro lado, não é incomum que, por uma série de motivos, possam ocorrer alguns problemas nessa área que acabam prejudicando a sua marca. Confira logo abaixo quais são os principais erros na logística de entrega e como evitá-los!

1. Volumes errados

Produtos que foram trocados ou que faltaram é um dos maiores problemas na logística de entrega. Esse tipo de erro pode ser causado por distrações, falta de cuidado ou devido a correria do dia a dia.

Para driblar esse tipo de problema, uma solução é usar um código de barras ao fazer a conferência nas entregas. Mesmo as câmera de celulares com um app do tipo pode funcionar, caso tenha algum erro, o app irá sinalizar.

2. Cancelamentos das entregas previstas

Cancelar as entregas que estavam previstas pode prejudicar a reputação da empresa. Em casos mais simples, um roteirizador que otimize o percurso da rota e drible o trânsito tende a ser muito útil para entregas mais rápidas.

3. Falta de integração entre os sistemas

Um e-commerce pode adotar mais de um sistema para funcionar adequadamente. Mas, é importante que o sistema de gestão de estoque e logística converse com os demais.

Ao integrar todos os sistemas, além de evitar erros, reduz também os esforços em sua equipe. Essa integração automática possibilita que os fornecedores recebam um aviso quando  estiver baixo, entre outras funções para você não ficar na mão.

4. Demorar para enviar o produto

Estender o envio do produto que o consumidor comprou pode ser um grande erro. Afinal, quanto mais o produto demorar para chegar, mais o cliente ficará frustrado e pode até querer cancelar o produto e nunca mais comprar em seu site.

Por isso é essencial cumprir com a meta estabelecida ao consumidor, ou seja, enviar o produto dentro do prazo prometido.

5. Não rastrear a entrega

Esse outro erro tem relação com o erro anterior. Quando não é possível rastrear o pedido, o cliente também fica frustrado em não saber quando irá chegar o seu produto.

O cliente pode morar sozinho e não ter mais ninguém em casa para recebê-lo a qualquer hora. Por isso é importante fornecer o rastreamento do produto para que o cliente saiba onde está o produto e quando irá chegar.

Para a sua empresa, isso é um grande diferencial.

6. Reentrega

A reentrega é um dos vilões de custos no transporte e pode estar relacionado ao tópico acima. Quando não há ninguém para receber o produto pode prejudicar a logística de entrega.

Por isso é sempre importante avisar com antecedência que o pedido está para chegar por meio de notificações. Assim o cliente poderá se preparar para receber o produto.

7. Não embalar o produto corretamente

Economizar nas embalagens dos produtos é um grande erro. Independente de qual seja o produto, se corre risco de danificar ou não, ele precisa ser muito bem embalado para protegê-lo de sofrer qualquer tipo de avaria.

Caso contrário, o produto poderá ser danificado e o cliente tem o direito de solicitar a troca ou reembolso. O que nos leva ao próximo tópico desta lista.

8. Excesso de burocracia na logística reversa

Imagine que o cliente receba um produto que não funcionou ou é diferente do que pediu, é preciso que sua empresa esteja apta para lidar com esse tipo de situação, que não é tão raro acontecer.

O sistema deverá computar a reentrada do produto no estoque e o cliente será ressarcido do valor ao desistir da compra ou pedir a troca. Para tornar o processo mais fácil para ambos os lados, diminua as burocracias na logística reversa e aumente os níveis de confiança dos clientes.

9. Gerenciamento ruim de estoque

Um gerenciamento ruim de estoque atrapalha a entrega final

Outro erro na logística de entrega ocorre, na maioria das vezes, quando não existe sistema por trás da operação e quando o estoque da loja virtual é junto com o da loja física.

Pois acontece que o cliente compra o produto que não existe no estoque. Um sistema de gestão de estoque pode lidar com esse tipo de problema, sendo possível automatizar os pedidos de novos produtos quando estiverem perto de acabar.

Além disso, caso o estoque for compartilhado, quando um cliente comprar o último produto, ele ficará automaticamente indisponível tanto para a loja física quanto para a virtual.

10. Limitar as opções de frete

Oferecer apenas uma opção de frete para o cliente não é uma estratégia inteligente. Todos os consumidores têm o direito de escolher a forma como preferem receber o produto.

Muitas pessoas preferem pagar um pouco mais caro para receber o produto antes. Quando a empresa tem apenas um parceiro de entrega, essa limitação de frente torna-se ainda pior.

11. Não planejar as entregas

Sem planejar as entregas, fica mais difícil estabelecer as rotinas de entrega. Como consequência, sua empresa terá maiores gastos em relação à gasolina e tempo e também a entregas atrasadas e clientes insatisfeitos.

Por essa razão é importante ficar atento e sempre buscar meios que otimizem a entrega. Através de entregas eficientes que sua empresa obterá mais credibilidade e confiança do cliente, que poderá indicá-lo a outras pessoas.

12. Desvios nas rotas

É importante avaliar qual a melhor rota para controlar situações onde a rota normal está bloqueada ou tenha algum acidente para evitar atrasos. A melhor forma é acompanhando a rota prevista x realidade por GPS, mapas e geolocalização.

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