Conheça nosso blog
22Jan
2019 02 09 E Possivel Evitar O Roubo De Carga

É possível evitar o roubo de carga?

Atualmente, o Brasil está entre os países do mundo com maior índice de roubo de carga. As extorsões nas rodovias já são consideradas atividades do crime organizado, por conta da frequência e perigo da infração. Por isso, é fundamental que medidas de segurança sejam tomadas por empresas de transporte e clientes. Assim, os serviços serão concluídos sem grandes transtornos para os envolvidos.

Para ajudá-lo a entender o que pode ser feito em caso de roubo de carga, a Zoom Entregas Rápidas fez este artigo. Também listamos aqui algumas formas de evitar o crime, para que você esteja sempre preparado. Continue lendo para saber mais detalhes sobre o assunto.

Quais medidas ajudam a evitar o roubo de carga?

ajuda para evitar roubo de carga

De acordo com dados do Estadão, os prejuízos resultantes do roubo de carga ultrapassaram R$ 1,5 bilhão em 2017. A região do país com maior concentração de ocorrências é o Sudeste, com 85,53% do total. Considerando esse cenário, é imprescindível saber as melhores medidas para evitar o crime. Afinal, os danos englobam clientes e empresas.

Conhecer os dados e incidências desse delito pode ser um importante aliado contra os criminosos. Isso acontece porque, ao conhecer as regiões com maior frequência de roubos, a empresa é capaz de realizar ações certeiras. Confira outras dicas que ajudam a evitar o roubo de carga, abaixo.

Planejamento de rotas

Planejar o caminho que será percorrido pode auxiliar grandemente motoristas. Ao seguir esse cuidado, o serviço será executado com maior agilidade. Além disso, será possível evitar ruas e estradas mais perigosas, com maior probabilidade de crimes. O ideal é que o roteiro seja seguido com rigor, sem paradas desnecessárias. Caso seja realmente preciso parar, o motorista deve selecionar locais movimentados e conhecidos.

Rastreamento do veículo

roubo de carga é evitado com rastreamento

O rastreamento é uma medida tão fundamental que tem sido executada por empresas de entregas rápidas e transportes em geral. Além de garantir a segurança material, o recurso é importante para manter o resguardo do motorista. Mesmo que o serviço seja realizado em distâncias menores, é importante manter um geolocalizador sempre ativo no veículo.

Dependendo do sistema utilizado, é possível que o rastreador tenha funções adicionais que facilitarão o trabalho. Por exemplo, prever congestionamentos e bloquear o automóvel em caso de alterações imprevistas. Além disso, a ferramenta pode ser útil para localizar os bandidos e solucionar o crime.

Manutenções constantes

É importante que os veículos utilizados sejam revisados com frequência. Além de proporcionar mais agilidade e produtividade para motoristas, as manutenções evitarão problemas durante o trajeto. Dessa forma, não será necessário realizar paradas no meio do caminho para consertar o veículo. Apesar de ser uma precaução relativamente simples, ela ajudará o colaborador a não ficar vulnerável durante o serviço.

A empresa responsável também deve ter ciência que o melhor veículo deve ser escolhido de acordo com carga que será levada para entrega. Ou seja, não escolher uma moto para realizar o serviço de a carga for pesada e vice-versa. Esse cuidado também pode ajudar a diminuir as chances de problemas no automóvel durante o trabalho.

O que fazer em caso de roubo de carga?

fazendo roubo de carga

As medidas apontadas anteriormente podem ajudar muito a diminuir as chances de roubos. Porém, é importante que o motorista e o cliente saibam quais ações tomar caso o crime aconteça. Afinal, nem sempre será possível prevenir-se completamente do problema.

O ideal é que o motorista comunique a polícia sobre o crime assim que estiver em segurança. Os detalhes, como localização e aparência física dos bandidos, devem sempre ser relatados. Com essas informações, será mais fácil elucidar o crime. É fundamental que o boletim de ocorrência seja registrado o quanto antes, na delegacia mais próxima. Com esse documento, será possível acionar o seguro e iniciar as investigações.

A empresa responsável pelo serviço irá acionar o seguro e rastreadores, para que o veículo seja recuperado. Se a empresa de entregas e transporte for de qualidade, todo o suporte será oferecido ao motorista para que ele deixe o local com segurança. Geralmente, ressarcimentos são oferecidos aos clientes pelos transtornos. É importante que a comunicação entre a organização e o consumidor seja feita rapidamente. Caso contrário, a reputação da empresa entrará em risco.

Se você precisa fazer a terceirização de entregas e quer contar com uma empresa preparada contra o roubo de carga, a Zoom Entregas Rápidas é a escolha certa. Ao fazer negócio com a gente, você poderá reduzir custos de logística. Afinal, além de preços acessíveis, oferecemos o suporte para que não aconteçam prejuízos durante o serviço. Entre em contato conosco e saiba mais!

Compartilhe:

Posts RecentesTags