O que é Flow Rack e seu impacto na logística de armazenamento

Quando você tem uma empresa ou um armazém é importante pensar em um sistema de armazenagem que torne mais fácil a operação logística dos produtos na fase de estocagem

O avanço tecnológico mudou o jeito de tocar os processos e, com isso, a disposição de ferramentas a fim de otimizar o trabalho aumentou. Desta forma, hoje, é imprescindível conhecer esses dispositivos que agilizam e fornecem eficiência para as ações. O sistema flow rack é um deles.

Antes de mais nada, existem quatro grupos principais de equipamentos que lidam com o fluxo de materiais em soluções logísticas: carrinhos, estações de trabalho, embalagens e o flow rack. 

Dentre os quatro grupos, o sistema flow rack é o menos compreendido. Uma possibilidade pode ser porque os outros são encontrados com mais facilidade no seu dia a dia. Caso você vá a qualquer supermercado, shopping ou até mesmo restaurante, encontrará esses tipos de sistema. Porém, embora muitas vezes não seja visível, saiba que o flow rack estará lá, proporcionando funções bem úteis àquelas operações. 

 

O que é o flow rack?

Bem, o flow rack é um sistema utilizado para armazenamento manual de caixas, em conjunto com linhas de transportadores. Assim, é um dispositivo ideal para manuseio de pequenas cargas de produtos que serão embalados para consequente expedição.

A parte de “fluxo” desse sistema é quase sempre realizada por meio da gravidade, tornando esse sistema único entre os outros tipos de equipamentos. Ou seja, o flow rack movimenta os materiais sem ação humana.

flow rack zoom entregas

 

Neste sistema de armazenagem, o mecanismo de operação pode ser composto por trilhos de rolos com rodas ou uma superfície plana e inclinada que permite o movimento livre do produto. 

Simultaneamente, alocam-se caixas em sequência, sendo expedidas por um lado e recebidas pelo outro. Podemos chamar esse trabalho como sistema FIFO (First In – First Out).

O nome desse tipo de sistema refere-se ao fato de que os primeiros produtos ou cargas que forem colocados dentro do rack serão os primeiros a serem disponibilizados. 

Mas onde o flow rack é utilizado?

Como dito anteriormente no texto, o sistema de flow rack é o menos “compreendido”, pois não fica em um campo tão visível para o público na maioria das vezes. As cozinhas de fast food, por exemplo, usam esse sistema de fluxo para mover itens da cozinha para o selecionador de pedidos. 

Em ambientes de fabris e distribuição, os flow racks também são utilizados em diversos lugares, como armazéns, supermercados, zonas de embalagem, entre outros.

flow rack zoom entregas

A partir do momento que começa a pensar em flow rack o processo torna-se natural e você os vê em mais lugares do que esperaria. Isso é muito curioso, visto que quando começamos a pensar bastante em algo temos a percepção de que aparece muito mais vezes.

Vantagens de utilizar o sistema flow rack

Os benefícios que o flow rack entrega às operações logísticas são vários. Dentre as principais vantagens estão:

  • Manutenção sob controle e em movimento do estoque Apenas uma quantidade definida do produto estará disponível no rack, além de cada pista ser exclusiva para itens específicos;
  • Organiza visualmente o produto – Assim, os processos tornam-se mais fáceis de compreender, fora a redução do tempo na busca pelos materiais;
  • Podem ser personalizados – Ele pode ser projetado para produtos específicos, garantindo que a necessidade dos operadores seja atendida;
  • Ergonomia – Primordialmente projetado para otimizar a ergonomia do operador, reduzindo algumas ações de desperdício.

 

Conclusão

Portanto, o flow rack é entendido como um sistema de carregamento manual simples e que é equipado de rolamentos em seus diferentes níveis. O sistema também possui diferentes frentes e fundos, adequadamente adaptados para caixas ou produtos específicos em seus diferentes tamanhos. 

Essas especificidades são projetadas para cada cliente, o que proporciona aos seus armazéns uma boa fluidez e grande rotação de mercadorias.

Depois da leitura desse artigo temos a certeza de que você ficou curioso para adquirir um flow rack para o seu negócio, hein?

Enquanto não obtém esse sistema para potencializar o empreendimento, que tal continuar no blog da Zoom Entregas e se inteirar sobre outros assuntos? Dá um confere!

plugins premium WordPress