Conheça nosso blog
26Fev
mercado de logística em 2019

Conheça tendências para mercado de logística em 2019

Atualmente, 58% do transporte no Brasil é feito por rodovias. A paralisação dos caminhoneiros não nos deixa esquecer disso) é a prova de tal fato. Com isso, é possível ver que 5% a 12% da receita líquida das empresas equivale a custo logístico. Destes custos, ⅔ é convertido para transporte. Entretanto, do ponto de vista da economia brasileira como um todo, 2019 será um ano perfeito para observar tendências do mercado de logística.

A expectativa é de crescimento lento na casa dos 2% ou 3%, todavia, o país deve retornar ao seu crescimento. Além de melhorar a confiança em novos negócios e, consequentemente, ajustar e apostar em investimentos tecnológicos. Continue lendo para saber mais sobre as tendências para mercado de logística em 2019.

Saiba mais sobre as tendências para o mercado de logística em 2019

tendências do mercado de logística

Roteirizador

Um roteirizador (link do artigo sobre roteirização de transporte 03/2019) tem a capacidade do sistema de se retroalimentar com informações de outros sistemas. Com isso, consegue traçar a melhor rota por meio de dados gerados diariamente. Entretanto, este deve estar sempre atualizado, de acordo com a atual realidade do transporte. Ou seja, se hoje um planejamento se mostra eficaz, amanhã pode ser totalmente ineficiente sem esta atualização.

Por isso, a otimização deve ser contínua para que as simulações sejam realmente eficazes. Dessa forma, as decisões no mercado de logística são feitas de forma mais rápida, além de um trabalho dinâmico e embasado em dados consistentes.

Controle de Jornada

O controle de jornada e sua aplicação vieram a fim de atender à demanda da Lei 13.103. Todavia, ela também auxilia na garantia da sanidade e segurança do motorista. Com isso, promove-se a qualidade da jornada de trabalho e eficiência durante as 10 horas. É possível contar com sistemas que conectados com outros softwares controlam as jornadas.

Verticalização

tendência da verticalização para o mercado de logística

Uma das tendências no mercado de logística para 2019, que já está sendo utilizada há um tempo, são armazéns cada vez menores e mais eficientes. Realizar a verticalização do armazém significa otimizar e aproveitar ao máximo o espaço vertical. Tal organização pode evitar a necessidade de mais espaço ou de otimizar a área de circulação.

Com isso, é possível economizar recursos e conseguir um acesso mais fácil aos produtos. A verticalização se torna cada vez mais viável devido ao avanço do maquinário, especialmente empilhadeiras. Estas permitem acesso a prateleiras que chegam a até 30 metros.

Internet das coisas

O mercado de logística talvez seja o setor mais afetado pelo IoT. O acesso à internet permite hoje que todos saibam exatamente todos as etapas do transporte de uma encomenda. A grande tendência de logística para 2019 é a ampliação desse serviço, a fim de otimizar a gestão de frete. Dessa forma, melhora-se a estratégia das empresas e os lucros. É importante que as empresas saibam utilizar a seu favor as tecnologias e estratégias que as ferramentas proporcionam.

A Zoom Entregas Rápidas possui aplicativo para os sistema IOS e Android. Com ele, o cliente pode solicitar sua entrega imediatamente e acompanhá-la em tempo real.

Foco no cliente

focar no cliente é estratégia do mercado de logística

O cliente demanda cada vez por mais transparência, acessibilidade e velocidade nas entregas. É possível ver tal fato no conceito de Same day delivery. Tal como seu nome já significa, promete entregar o produto ao consumidor no mesmo dia da compra, desde que ela tenha sido feita até às 18 horas.

Apesar de ser mais forte em outros países, algumas empresas brasileiras já adotaram tal tipo de entrega. Isso significa que, por questões de estratégias com a concorrência, a tendência deve estar ainda mais forte em 2019.

Para tornar tal técnica possível, é essencial que a loja tenha uma rede estruturada de fornecedores e distribuidores. Estes podem ser próprios ou terceirizados. de preferência próximos uns dos outros.

Gostou do nosso artigo? Aqui no blog da Zoom Entregas Rápidas você encontra diversos artigos sobre o mercado de logística. Somos uma empresa especializada em entregas rápidas no Rio de Janeiro, com serviço de motoboy e courier. Realizamos coleta e entrega de pequenos volumes, pagamentos em bancos, serviços em cartórios, distribuição de brindes e convites e muito mais. Entre em contato conosco saber mais sobre nossos serviços!

Compartilhe: