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21Set
Vale a pena oferecer frete grátis? Descubra!

Vale a pena oferecer frete grátis? Descubra!

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Para quem cuida da gestão de uma loja, a entrega das encomendas sempre demanda planejamento detalhado. Todos os dias pessoas dos mais variados tipos entram em contato com o catálogo e colocam suas necessidades de atendimento em jogo. Por essa razão, muitos empreendimentos precisam, de tempos em tempos, renovar suas estratégias. Objetivando chamar atenção e captar mais clientes, oferecer frete grátis pode ser um grande chamariz de interessados. Mas é preciso tomar cuidado, pois qualquer erro coloca em risco a vida útil da empresa.

Pontos importantes sobre o frete grátis

detalhes sobre frete grátis

O impulso das vendas depende diretamente do valor do frete. Mas é importante levar em consideração que não são todos os produtos que se encaixam no frete grátis. Antes de executar o planejamento para ação, avalie a realidade de sua empresa. Além disso, trace objetivos pensando nos pontos listados abaixo.

Margens de lucro

A política de frete grátis envolve, muitas vezes, abrir mão da margem de lucro dos produtos. Por outro lado, a probabilidade da divulgação boca a boca aumentar é consideravelmente grande. Avalie quais são as margens de lucro e a capacidade de arcarem com os custos da entrega do produto.

Perfil dos clientes

Estudar o público-alvo é fundamental para todas as áreas de uma empresa. Identifique os perfis dos compradores e faça estratégias de acordo com suas preferências. Com isso, é possível estabelecer qual é a média de gastos dos clientes na loja. Esse valor servirá de base para programar promoções. Por exemplo, se a média de gastos for R$150, ofereça frete grátis para compras a partir de R$200. Aumente o ticket médio da empresa e estimule a venda de mais produtos, onde todos saem lucrando.

A localização do cliente também possui fundamental importância no processo. A distância é um dos fatores que indicam o valor total para a entrega de determinado produto.

Planejamento interno

frete grátis: planejamento interno

Entender o mercado faz parte do planejamento da empresa que deseja aplicar o frete grátis. É necessário conhecer os concorrentes e o que eles estão fazendo. Às vezes, existem outras opções de transporte vantajosas para os clientes que não comprometam o lucro da organização.

No planejamento, destaque os seguintes tópicos:
– Orçamento: o frete grátis só será possível se as finanças da empresa permitirem;
– custos: reduzir os custos auxilia na rentabilidade da empresa em todos os momentos. A boa gestão de estoque, por exemplo, tem papel fundamental nessa redução;
– viabilidade da estratégia: verifique se será necessário aumentar o valor dos produtos para nele embutir a entrega. Essa verificação parte da análise de impacto nos custos da empresa que teria o frete grátis. Lembrando que é aplicável em situações urgentes, onde há a necessidade de captar mais clientes e não existe orçamento disponível. Muitas empresas aumentam absurdamente o valor de seus produtos para não perderem a margem de lucro. O cliente tem em mão um catálogo enorme de lojas, trocar a sua por outra não demanda muito tempo. Elabore estratégias honestas.

Características de venda

Alguns pontos ligados diretamente ao ato da venda também devem ser avaliados. Determine o valor mínimo que a compra pode ter para receber o benefício de frete grátis. Foque em produtos fáceis de serem transportados. Selecione regiões específicas onde a prática de frete grátis fará cobertura. Todas essas atitudes ajudam no bom desempenho da campanha e disseminação da sua marca.

Vantagens

É o momento certo de aplicar frete grátis para seus clientes, mesmo que por um determinado momento ou região do país? Saiba que é possível aumentar as vendas, fidelizar clientes, destacar a marca entre tantas concorrentes e etc. Uma promoção que ofereça frete grátis pode ser bem aplicada em qualquer época do ano, seja data comemorativa ou não. Por essa razão, quando não há conversão (visitantes se tornando clientes), existe uma solução. Incentive seus clientes e interessados a comprarem mais e a darem o valor para sua marca.

Desvantagens

Quando a empresa decide arcar com os custos do envio, é comum que a opção mais em conta seja a recomendada. Por ser a mais econômica, o serviço não é expresso e o transporte pode levar mais tempo. Prazo longo de envio sempre causa desconforto para clientes e isso pode ser prejudicial. Outras desvantagens do frete grátis são os gastos com equipe e o condicionamento errado para comportamento de consumidores.

Entregas no Rio de Janeiro

frete grátis no rio de janeiro

Como dito anteriormente, você pode determinar regiões específicas para oferecer o frete grátis. Para as lojas interessadas em um serviço de entregas rápidas no Rio de Janeiro, a Zoom Entregas Rápidas é a grande opção no mercado atual. Considerada uma das melhores empresas de motoboy no RJ, contamos com uma equipe altamente qualificada. Cuidamos de entregas no RJ de encomendas dos mais variados portes.

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