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25Nov
Passo a passo para elaborar a proposta comercial ideal

Passo a passo para elaborar a proposta comercial ideal

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Conseguir novos clientes ou estender parcerias é um desafio para todo empresário. Reuniões, negociações, planejamento e, claro, e até antes de tudo, proposta comercial. Elaborar esse material é essencial para descrever os objetivos e fazer da proposta uma escolha irrecusável de agregar à empresa. Confira neste artigo todas as informações mais importantes pertinentes à criação de uma boa proposta comercial para o seu negócio. Atente-se e tire suas dúvidas!

O que é uma proposta comercial?

O que é uma proposta comercia

Proposta comercial é um documento que reúne os serviços que estão sendo oferecidos ao cliente ou possível parceiro, juntamente com suas vantagens de aquisição. Ainda na proposta, é preciso ter um valor específico para a troca dos serviços, sendo, assim, a primeira etapa, aquela que embasa todo o processo, da relação empresa e cliente/parceiro.

Para quem é feita?

Primeiramente, pode ser elaborada para um possível comprador. Neste sentido, a proposta comercial é feita detalhando todos os serviços oferecidos a fim de ajudar na tomada de decisão. Em outros casos, é feita para o vendedor para estabilizar a negociação já realizada anteriormente. Assim, deixando claro e evidenciado toda a relação proposta.

Passo a passo da elaboração

Objetivo

Defina o objetivo da sua proposta comercial. Ter um foco é indispensável para qualquer ação dentro da empresa, principalmente na proposta. Ela não precisa, necessariamente, almejar o fechamento da venda dos serviços. Existem outras diretrizes estratégicas possíveis de serem seguidas a partir da proposta comercial.

Destinatário

Quem é seu destinatário? Você já recolheu todas as informações necessárias sobre ele? Conhecer e entender as prioridades do cliente é primordial na hora de elaborar uma proposta comercial assertiva, que convença. Identifique quais são as necessidades, como a empresa pode ajudar, o que a concorrência ainda não proporciona e os diferenciais dos seus serviços.

Formato

Basicamente, trata-se de escolher entre o formato digital ou impresso. Mesmo com o avanço tecnológico, a proposta comercial ainda é enviada fisicamente por muitas empresas. Entretanto, o mais importante é que ela esteja devidamente de acordo, coerente e coesa com os objetivos da empresa e necessidades do cliente, como dito anteriormente.

Elementos

Inclua na proposta comercial: o resumo do que é oferecido, qual é o diferencial da empresa e o porquê, quais são os cenários possíveis de aplicação, valores completos do serviço/produto, data de criação e validade para resposta e apresentação breve da empresa. Sendo o último tópico extremamente importante para o cliente avaliar além do serviço, e sim qual é a filosofia do seu negócio.

Como enviar a proposta comercial?

O formato impresso para proposta comercial ainda é muito requisitado. E não se preocupe: o envio do material não precisa gerar estresse para a logística empresarial. Isso porque a Zoom Entregas Rápidas trabalha com a entrega de propostas no destino de sua escolha. Somos uma empresa especializada nos serviços de motoboy no RJ com profissionais altamente qualificados.

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