Conheça nosso blog
02Jan

Dicas de proteção para motociclistas que pilotam no verão

O Rio de Janeiro é conhecido por suas altas temperaturas e o verão de quase 40 graus. Esse calor todo é maravilhoso para quem deseja aproveitar as lindas praias da cidade e diversos outros programas ao ar livre, mas, os motociclistas, principalmente os que trabalham o dia inteiro realizando entregas sob o sol do verão carioca, sabem que essa não é tarefa fácil e que são necessários muitos cuidados e proteção para motociclistas a fim de evitar insolação e demais problemas decorrentes da exposição contínua ao sol.

Sabendo disso, a Zoom Entregas Rápidas preparou esse artigo com algumas dicas de proteção para motociclistas que trabalham fazendo as entregas no calor, para que eles se atentem em pequenas atitudes do dia a dia que podem evitar problemas sérios que o sol pode causar para a saúde de quem fica debaixo dele mais do que deveria. Confira!

Como garantir a proteção para motociclistas no calor

proteção para motociclistas no verão

Evite longos trajetos em estradas

As estradas não costumam possuir árvores e nem nenhum tipo de proteção para motociclistas e motoristas no sol. Sendo assim, durante as altas temperaturas do verão, evite fazer longos trajetos em estradas longas, sem que haja locais estratégicos para paradas. Caso seja extremamente necessário, calcule o trajeto de modo a ter, pelo menos, uma parada a cada meia hora, para ficar à sombra e se hidratar. Além do risco de sofrer uma insolação, que pode provocar alucinações e desmaios, ficar por um longo período de tempo exposto ao sol pode causar danos à moto, devido ao superaquecimento dos componentes do motor.

Utilize todo o equipamento de proteção

A proteção do motociclista por meio dos equipamentos de segurança não deve ser deixada de lado por causa do calor. Existem equipamentos que são adaptados para altas temperaturas e sol forte, como capacetes com o visor escurecido (não é permitido pelo Detran utilizar óculos escuros, apenas revestir a viseira com um insulfilme que não seja muito escuro e permite ver os olhos do motociclista), luvas, botas e capas adaptadas para quem pilota no calor, que não esquentam muito e permitem uma sensação térmica confortável para que ele consiga pilotar com conforto e segurança.

Pare para se hidratar

Para a proteção do motociclista nos dias mais quentes, é fundamental levar sempre consigo uma garrafa térmica contendo água para que, a cada meia hora, pelo menos, ele possa se hidratar. Diferentemente do que o ideal para as pessoas que trabalham em ambientes frescos, que devem ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia, os motociclistas que pilotam expostos ao sol e ao calor devem beber, pelo menos, quase o dobro disso, devido à perda de água do corpo por meio do suor e ao esforço excessivo que o corpo faz para manter uma temperatura adequada, a fim de evitar febres e dores de cabeça. É fundamental que a água ingerida esteja sempre fresca ou gelada, sendo assim, a cada parada para realizar as entregas rápidas, procure trocar a água do recipiente por uma nova.

Cuidado com as chuvas

O verão, além de ser a época com as temperaturas mais altas, é também o período do ano com maior volume de chuvas. E, quem é motociclista sabe o quanto pilotar na chuva é difícil e arriscado. Sendo assim, para a proteção para motociclistas no verão, ande abaixo do limite de velocidade, para evitar acidentes em buracos que ficam escondidos pela água da chuva, verifique se os pneus se encontram em perfeitas condições e evite ultrapassagens perigosas. Além disso, redobre a cautela ao pilotar, evitando movimentos bruscos e repentinos, afinal, os outros motoristas, assim você você, têm a visibilidade prejudicada pela chuva, e tenha certeza de que foi visto antes de tomar qualquer decisão ao ultrapassar ou mudar de faixa.

Além dessas dicas, é fundamental se lembrar de que você não está sozinho no trânsito.

Atitudes imprudentes pode colocar a sua vida e a de outras pessoas em risco. Portanto, para a proteção de motociclistas durante o verão ou em qualquer épica do ano, é importante ter cautela e ter a educação e a cortesia necessárias para um trânsito mais seguro.

Gostou das nossas dicas? Fique ligado em nosso blog e nas redes sociais que a Zoom Entregas Rápidas está sempre se atualizando de dicas para todos os motociclistas e motoristas que nos acompanham!

Links úteis:
motoboy Rio de Janeiro
Empresas de motoboy RJ
courier RJ
entregas rápidas RJ

Compartilhe: