Tipos de Caminhões para entregas

Existem vários tipos de caminhões para entregas, afinal não existe só um tipo de entrega para todo o país. Na verdade, o que define o tipo de veículo é aquilo que deverá ser entregue.

Nas grandes cidades a realidade é diferente, pois alguns tipos de caminhões só podem transitar em algumas vias. Além disso, o trânsito precisa respeitar determinados horários, no entanto, o que fazer para entregar as cargas?

É justamente para responder essa pergunta que há muitos tipos de caminhões para entregas. Dessa forma, cada vez mais se percebe que o caminhão 3/4 ou VUC tem sido bastante útil em centros urbanos para realizar as entregas. 

Aprenda quais são os tipos de tipos de caminhões para entregas

Quais são os tipos de Caminhões para entregas mais comuns?

Embora a distância possa parecer que todos os caminhões são iguais, a legislação diferencia um do outro. Portanto, é preciso respeitar a quantidade de eixos, peso suportado, tamanho e outras questões pertinentes.

Cada tipo de caminhão é mais eficiente para entregar um tipo de carga, já que considera o peso e as suas particularidades. Uma boa forma de entender são aqueles caminhões frigoríficos, que precisam trabalhar de uma forma distinta dos que baús sem refrigeração.

Agora que você entendeu que existem tipos de caminhões, é necessário conhecer as informações sobre cada um deles. Desse modo, cinco deles se destacam, abaixo confira os detalhes. 

Caminhão 3/4 ou VUC

É a opção mais indicada para transitar pelos grandes centros urbanos, pois possuem capacidade de até 3 toneladas e são menores. De acordo com a legislação, eles devem ter 2 eixos simples, largura máxima de 2,2 m e no máximo 6,3m de comprimento. 

Destaca-se pela regulamentação ficar a cargo do Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas. Por facilitar os transportes em grandes cidades, como em lugares que restringem a circulação de grandes caminhões, são viáveis para o Rio de Janeiro e todo o Sudeste.

Um fato bem interessante é que a carroceria pode ser baú, ou seja, normal, refrigerada e até mesmo frigorífico. Além disso, também pode ser de plataforma, para guinchos e grande baixa, para transportar cargas secas. 

O tamanho do baú 3/4 varia segundo a carroceria e o modelo do caminhão, porque existem vários fabricantes. Para demonstrar aqueles que são vistos com mais frequência nas ruas, veja abaixo alguns deles:

  • Hyundai HR: bastante comum no Sudeste, foi o caminhão que inaugurou esse segmento e tem a maior capacidade de carga, que pode chegar até 1800 kg. A sua motorização é a Diesel e há motores que oferecem 130 cv de potência. 
  • Volkswagen Delivery 6160 Trend : com a melhor manobrabilidade, é muito útil para o dia a dia em grandes centros urbanos. Por suportar peso similar ao anterior e ter 156 cv, é uma opção mais ágil para o trânsito que demandam maiores volumes de cargas.
  • Renault Master: destaca-se por possuir a versão chassi-cabine e furgão, a capacidade de carga é boa e o motor tem 130 cv. Ao mesmo tempo, outro detalhe sobre o modelo é que é diesel e o seu consumo não é ruim.

Para ter mais detalhes sobre esse caminhão, leia esse texto sobre o transporte de carga em centros urbanos

Toco ou caminhão semi-pesado

O comprimento do caminhão toco é limitado em 14 metros de comprimento e 2 eixos, um na frente e outro atrás. Entre os tipos de caminhões, esse pode rodar com até 12 toneladas, com uma roda em cada lado, ou 16 toneladas se for duplo.

Refere-se a um modelo que se utiliza em regiões metropolitanas, pois pode ter alguns tipos de carrocerias. Em outras palavras, trata-se da grade baixa, tanque, baú sider e basculante, porém há alguns centros urbanos que limitam o seu trânsito. 

O toco é o modelo mais acessível para quem deseja ser caminhoneiro autônomo e tem a sua identificação como 4×2. Um dos modelos mais comuns é o Mercedes-Benz 1113 1113, que embora seja antigo, ainda é possível ver rodando pelas estradas brasileiras. 

Truck ou caminhão pesado

As dimensões de caminhão do truck fazem com que chegue a 14 metros e pode chegar a 23 toneladas de peso bruto. Pelo seu tamanho, é mais usual que o seu uso se restrinja às entregas de muitas mercadorias. Assim, em centros urbanos não é comum ver esse modelo.

Carretas

Trata-se de um dos mais utilizados, afinal é um veículo fixo com eixos e por isso a divisão se dá em duas partes articuladas: na parte da frente, encontra-se o cavalo mecânico com o motor, cabine do motorista e as rodas de tração, enquanto na traseira tem a carroceria, em que a carga se acopla.

A carreta deve ter dois eixos e pode transportar até 33 toneladas, com 18,15m. Além disso, tem os três eixos que transportam até 41,5 toneladas, que possuem a mesma medida dos dois eixos.

O cavalo mecânico trucado ou LS tem um eixo duplo no conjunto e possibilita carregar mais peso. Se tiver um semirreboque de três eixos, torna-se a carreta cavalo trucado e pode transportar até 45 toneladas, com o comprimento de 18,15m. Desse modo, podem transportar de tudo, principalmente cargas com bastante peso. 

Veja os muitos tipos De Caminhões Para Entregas2

Bitrem

Por combinar o cavalo mecânico trucado com dois semirreboques, mede de 7 a 9 eixos e suporta até 57 toneladas. São duas articulações e o comprimento total chega a 30 metros.

Rodotrem

Semelhante ao anterior, porém tem 9 eixos e carrega até 74 toneladas, porque são 3 articulações e, assim, o máximo de comprimento é de 30 metros. 

Tritrem 

São 3 semirreboques, 8 eixos e capacidade de carga de 74 toneladas, com 30 metros de comprimento. Dessa forma, é indicado para transportar cargas de grande peso, como madeiras e chapas de aço. 

Cadastre-se na Zoom entregas, faça entregas de mercadorias e cargas

Agora que você conferiu os tipos de caminhões para entregas, entre em contato conosco através deste link. Entregas de cargas e mercadorias são realizadas no Rio de Janeiro e Sudeste, mas não trabalhamos com mudanças residenciais.

plugins premium WordPress