CONHEÇA NOSSO BLOG
30Out
Dicas para tornar o trânsito seguro para todos

Dicas para tornar o trânsito seguro para todos

Compartilhe!

Todos os anos, mais de 40 mil pessoas morrem no Brasil vítimas de acidentes de trânsito, e o país é o quinto no ranking mundial de vítimas de acidentes. Essa é a maior causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos. Ainda que hajam diversas campanhas no país para a conscientização para um trânsito seguro, várias infrações continuam a ser cometidas pelos condutores, como utilizar o celular ao volante, ultrapassagens perigosas, excesso de velocidade e dirigir embriagado.

Se você, assim como a equipe da Zoom Entregas Rápidas, deseja mudar a sua forma de conduzir, a fim de tornar o trânsito seguro para todos, confira esse artigo com algumas dicas que separamos para você.

6 dicas para tornar o trânsito seguro

1- Só dirija quando estiver sóbrio e bem disposto

Um estudo feito pelo Ministério da Saúde apontou que cerca de 21% dos acidentes de trânsito são causados por motoristas embriagados. Ainda que a Lei Seca, em vigor desde 2008, tenha aumentado a fiscalização e fechado o cerco de quem decide beber e dirigir, o número de vítimas dos acidentes envolvendo álcool e direção ainda são muito altos. Sendo assim, se você tiver bebido um pouco com os amigos, ou tiver passado a noite em claro, é fundamental que não se coloque atrás do volante, para evitar acidentes e salvar a sua vida e de demais pessoas, ajudando a manter o trânsito seguro para todos.

2- Nunca se esqueça dos itens de segurança

dicas para trânsito seguro

Além de evitar 70% das lesões graves em acidentes, o cinto de segurança é fundamental para manter um trânsito seguro e evitar prejuízos com multas, afinal, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro a multa para quem dirige ou transporta pessoas sem o cinto de segurança é de R$ 195,23 e há perda de cinco pontos na carteira.

Para os motociclistas, o capacete é fundamental para manter a segurança. A probabilidade de morte em um acidente quando o motociclista usa capacete é quase 40% menor, enquanto as lesões graves podem ser reduzidas em até 72%. Sendo assim, tanto o condutor quanto o passageiro devem fazer o uso desse item de segurança.

3- Respeite os pedestres

Os pedestres são os mais expostos aos perigos do trânsito e, consequentemente, os mais protegidos pelas leis de trânsito. Eles sempre têm preferência e por isso, não faça manobras que coloquem a vida deles e a sua integridade física em risco. Ameaçar os pedestres no trânsito pode gerar infração gravíssima, com multa no valor de R$ 191,54, além da suspensão do direito de dirigir. Respeitar os pedestres é uma maneira de contribuir com o trânsito seguro. E, não se esqueça: antes de ser habilitado, você também já foi pedestre.

4- Esqueça o celular

Um levantamento feito pelo Departamento de Trânsito dos EUA apontou que usar o celular enquanto dirige aumenta em até 400% o risco de acidentes no trânsito, risco maior até do que dirigir embriagado. Isso acontece porque a capacidade de nosso cérebro de se manter concentrado em várias tarefas é bem limitada e dirigir com segurança exige total atenção do condutor. Ao utilizar o celular, o condutor desvia o foco da visão e da audição e, além disso, diminui a percepção acerca dos riscos na estrada.

5- Mantenha a manutenção do veículo em dia

As falhas mecânicas estão entre as maiores causas de acidentes no Brasil. Grande parte delas poderia ser evitada caso houvesse uma manutenção regular no veículo, como checagem dos freios, troca de pneus e alinhamento e balanceamento das rodas. Portanto, para um trânsito seguro e com menos acidentes, é fundamental que uma revisão regular seja realizada no veículo, a fim de evitar possíveis falhas mecânicas e prevenir acidentes. O ideal é que motos passem por uma revisão a cada seis mil quilômetros rodados e, em carros, a cada dez mil. O veículo deve ser revisado também antes de viagens longas, quando todos os itens são avaliados.

6- Redobre o cuidado ao dirigir/pilotar em dias de chuva ou nevoeiro

Os principais perigos de se dirigir em dias de chuva são: aquaplanagem, que é aquela poça bem rasa que se forma sobre o asfalto e o torna escorregadio, e os buracos que são encobertos pela água. Para os dois casos, a dica para um trânsito seguro em dias de chuva é a mesma: reduzir a velocidade. Além disso, é fundamental que os freios e os pneus da moto ou do carro estejam em perfeito estado, para o caso de necessidade de frenagens bruscas.

Outro problema nos dias de chuva é o mesmo dos dias de nevoeiro, a falta de visibilidade. Nesses dias também é importante diminuir a velocidade da condução e, além disso, acender o farol baixo, mesmo enquanto ainda está claro, para melhorar a visualização dos veículos. Também é importante manter a distância segura do veículo da frente e manter um pano limpo, para que os vidros e retrovisores sejam limpos caso haja necessidade. Se você tiver com a visibilidade muito comprometida, é melhor parar no acostamento e esperar diminuir a chuva ou a névoa. Pressa nenhuma vale mais que a sua vida e a das outras pessoas e tornar o trânsito seguro é muito mais importante do que chegar a tempo em qualquer evento.

Contribuir para um trânsito seguro é dever de todos: pedestres, motoristas e motociclistas. Pequenas atitudes no dia a dia podem ser fundamentais para preservar vidas. A Zoom Entregas Rápidas sabe disso e, mesmo se mantendo dentro do prazo e efetuando as suas entregas rápidas com a agilidade que você precisa, treina e orienta aos seus motoristas e motociclistas a respeitarem as leis de trânsito e zelar pelas suas vidas e de todos à sua volta.

Links úteis:
motoboy Rio de Janeiro
empresas de motoboy RJ
entregas rápidas RJ
serviço motoboy RJ