Conheça nosso blog
04Jul
bom motorista dirigindo

5 atitudes indispensáveis em um bom motorista

Está pensando em contratar um bom motorista para sua empresa? Neste artigo, a Zoom Entregas Rápidas separou algumas caraterísticas que são indispensáveis nesse profissional. Você gostaria de saber quais são elas? Continue a leitura!

Características do bom motorista

Para ser um bom motorista não basta somente conhecer as leis de trânsito. O profissional precisa ser atencioso, paciente, respeitador e pontual, entre tantas outras qualidades. A seguir, separamos 5 atitudes necessárias a um bom motorista. Confira!

bom motorista de caminhão

Atenção

Atenção é uma das principais características de um bom motorista. Ela torna-se crucial no passo em que esse profissional trabalha em um ambiente de constante movimentação. Assim, ele deve estar atento ao ato de dirigir, não permitindo que distrações possam distraí-lo. Dessa forma, ser atencioso garante que o bom motorista mantenha-se em estado de alerta. Por consequência, poderá agir com cautela às diversas situações de emergência. É importante destacar que o excesso de confiança ao dirigir se opõe a essa qualidade e acarreta problemas.

Respeito

Devido a necessidade de deslocamento, condutores e pedestres têm a necessidade de interagir. Nesse sentido, ambos precisam conscientizar-se a respeito das leis e normas que garantem a boa segurança. Assim, o bom motorista deve exercitar a gentileza e empatia na busca de garantir o bem estar comum. Logo, o respeito torna-se uma das características indispensáveis para exercício da profissão.

bom motorista fazendo sinal de positivo com as mãos

Pontualidade

No trânsito, é importante que o bom motorista seja pontual. Ou seja, é importante que ele pratique as manobras corretas em tempo hábil. A intenção, nesse sentido, é não prejudicar as outras pessoas que dividem a via com ele. Por exemplo, caso tenha sinalizado a seta para a esquerda, o ideal que é que realize a manobra que sinalizou a tempo. Em suma, ser pontual no trânsito é saber fazer dirigir de modo assertivo.

Entretanto, a pontualidade com relação a prestação de serviço também é uma responsabilidade que cabe ao bom motorista. Assim, o mesmo deve assegurar que contribui para um trânsito melhor e para a pontualidade de suas entregas.

Paciência

No trânsito, por vezes, ser paciente e compassivo é difícil. Por isso, uma das qualidades de um bom motorista é ser pacífico. Assim, caso haja algum desentendimento entre condutores, ele deverá buscar a melhor forma de resolvê-lo. Dessa forma, evitar confusões e confrontos torna-se ideal para garantir o bem estar comum. Além disso, precisa manter postura diante de motoristas infratores e manter-se com boa postura frente à situações adversas.

Segurança

Por último, mas não menos importante, dentre as características de um bom motorista deve ser encontrada a segurança. Um condutor seguro é aquele que põe em prática as lições de direção defensiva quando encontra-se na via. Assim, zela pela boa situação de seu veículo e dos demais. Portanto, em relação a segurança o bom motorista é aquele que garante a distância segura, não desobedece placas, sinaliza com antecedência suas intenções, dentre outras ações.

Onde encontrar um bom motorista?

Gostou do nosso artigo? Conheça a Zoom Entregas Rápidas! Em nosso blog, você confere as vantagens da terceirização de entregas e dicas para a prevenção de acidentes. Trabalhamos com profissionais qualificados nas regiões do Rio, São Gonçalo e Niterói! Realizamos os serviços de motofrete no RJ, courier e muito mais! Entre em contato conosco!

Compartilhe: