Conheça nosso blog
29Maio
2019 06 05 Dicas Para A Prevencao De Acidentes

Dicas para a prevenção de acidentes no trânsito

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Avante Brasil, em 2010, o país ocupava a quarta posição dentre os países com maior número de mortes no trânsito no mundo. Na época, o Brasil ficava atrás apenas da China, índia e Nigéria. Quase uma década depois do levantamento, a discussão continua a mesma: como diminuir o índice de mortes no trânsito? A Zoom Entregas Rápidas separou, nesse artigo, algumas atitudes que podem resultar na prevenção de acidentes. Leia-o e veja como tarefas simples modificar essa situação.

Prevenção de acidentes: saiba mais

De acordo com a pesquisa do Ministério da Saúde, em 2018, aconteceu uma redução de 27,4% de mortes no trânsito relacionada ao ano de 2012. Entretanto, a mesma demonstrou que o país está longe alcançar a meta para 2020. Ela consiste em não ultrapassar o número de 19 mil vítimas fatais. Tendo por base esse dado, fizemos uma lista de ações que podem contribuir para a prevenção de acidentes.

Esteja disposto a cumprir com o fundamento de um trânsito mais seguro e oriente seus funcionários a fazer o mesmo. O bom trânsito deve ser garantido por todos.

Respeite o sinal

O semáforo é um instrumento que regulariza o tráfego para pedestres e motoristas. O sinal verde simboliza “livre”, logo, nesse momento, é autorizada apenas a passagem de veículos na via. O amarelo tem por significado “atenção”, ele dura em média 5 segundos, e é o momento em que o motorista precisa reduzir a velocidade. Já o vermelho, significa “pare”. Neste momento, a circulação de carros na via é impedida e deve ser a realizada a passagem do pedestre.

Para que ocorra a prevenção de acidentes no trânsito, é ideal que pedestres e motoristas tenham consciência dos significados das cores dos semáforos. Devendo, dessa forma, respeitá-las e cumprir o que é requisitado.

Sinal e prevenção de acidentes

Não feche o cruzamento das vias

Obstruir o cruzamento de vias é uma infração média. Para que isso não ocorra, o fundamental é manter distância segura do veículo à frente e evitar de acelerar quando perceber o alerta de sinal amarelo. Dessa forma, o motorista auxilia a harmonia do trânsito e colabora para prevenção de acidentes.

No trânsito, deve-se pensar nas ações consecutivas de uma má ação.

Utilize a seta

Fazer uso da seta é tão importante para o condutor que está atrás entender a intenção do motorista, quanto para o pedestre. Deve ser utilizada para realizar ultrapassagens, retornos, mudanças de faixa, paradas, entre outras atitudes. É crucial que o motorista faça uso com antecedência a fim de garantir que os demais condutores possam reduzir a velocidade e frear a tempo.

Utilizar a seta antes de fazer conversões é uma importante ação para a prevenção de acidentes.

Não faça uso de celular ao volante

O Registro Nacional de Infrações de Trânsito divulgou, ao final de 2018, que o número de pessoas que faziam o uso de celular ao volante já batia mais de 33% em relação ao ano anterior. Já os dados divulgados por testes britânicos mostraram que pessoas que dirigiam falando ao celular tinham reações mais lentas em relação aos condutores que encontravam-se sob efeito de álcool. Aqueles que faziam uso do celular tiveram dificuldades de manter a distância segura do veículo à frente e velocidade constante.

Dessa forma, não fazer uso do aparelho é fundamental para a prevenção de acidentes no trânsito.

Celular e prevenção de acidentes

Peça desculpas quando errar

Pode parecer óbvio, mas todos no trânsito são passíveis de erro. Por isso, direção defensiva deve ser levada em consideração e colocada em prática. Ela prega a ideia de o motorista dirigir não só para ele, mas para todos. Por isso, o trânsito torna-se uma atuação conjunta. É necessário que o condutor saiba pedir desculpas quando errar e esteja aberto a solucionar erros da melhor forma. Portanto, ser gentil e saber reconhecer os erros é fundamental para prevenção de acidentes no trânsito.

Use o cinto de segurança

O condutor consciente deve fazer uso do cinto de segurança e incentivar que todos os passageiros do veículo façam o mesmo. Ele é considerado o método mais eficaz de segurança para impedir que ocorram lesões graves em caso de colisões.

É importante lembrar que os cintos traseiros são tão importantes quanto os dianteiros. Em caso de colisão frontal, o passageiro situado no banco traseiro será arremessado em direção ao banco da frente na velocidade em que encontra-se o veículo. Porém, nesse sentido, seu peso também será levado em consideração. O que garante que esse possa sofrer riscos.

Nesse sentido, o uso do cinto de segurança, traseiro e dianteiro, é crucial na prevenção de acidentes graves.

Cinto de segurança e prevenção de acidentes

Conheça a Zoom Entregas Rápidas

A Zoom Entregas Rápidas é uma empresa dedicada à causa de prevenção de acidentes no trânsito. Realizamos entregas rápidas rj, transporte de correlatos e serviço de courier. Entre em contato conosco e veja você mesmo os benefícios de ser um cliente da Zoom Entregas Rápidas!

 

Compartilhe: