Conheça nosso blog
06Maio
transporte de correlatos

Entenda mais sobre o transporte de correlatos

Antes mesmo de chegar às farmácias e aos consumidores, os produtos de saúde passam por um processo que requer muita responsabilidade. O transporte de correlatos deve ser praticado por uma empresa que cumpra as normas regulamentadas pela ANVISA e entenda a importância dessas. Afinal, caso o deslocamento desses seja executado de maneira errada, o valor funcional pode ser modificado. Neste artigo, a Zoom Entregas Rápidas traz um apanhado de questões que estão relacionadas ao transporte de correlatos. Boa leitura!

aprendendo sobre transporte de correlatos

Saiba mais sobre o transporte de correlatos

O transporte de correlatos é inspecionado pela ANVISA devido ao fato dos medicamentos serem de suma importância para os consumidores. Essa inspeção se firma no “Manual de Boas Práticas”, que deve ser de conhecimento de todos da empresa. Nele, é possível encontrar questões relacionadas à garantia de qualidade dos produtos.

O que são produtos correlatos?

De acordo com a ANVISA, produtos correlatos são aqueles utilizados em medicina, odontologia, educação física e embelezamento. Além disso, também podem ser definidos como aqueles de proteção da saúde individual ou coletiva. Devido a esses fatores, o transporte de correlatos deve ser seguro. Podemos citar como exemplo desses:

  • equipamentos de diagnóstico;
  • equipamentos de terapia;
  • equipamentos de apoio médico-hospitalar;
  • produtos para diagnóstico de uso in vitro;
  • materiais e artigos descartáveis.

Empresa que faz o transporte de correlatos

Essa deverá passar pelo processo de qualificação e avaliação, que encontra-se no Sistema da Qualidade do fabricante. A transportadora que desejar realizar o transporte de correlatos deverá ter um AFE (Autorização de Funcionamento de Empresa). Esse será empregado de acordo com o seguimento de cada. Isso quer dizer que nem toda empresa que realiza o transporte de medicamentos comuns faz o de correlatos. Nesse sentido, deverá existir autorização para cada área que a mesma deseja atuar.

Zoom Entregas Rápidas faz transporte de correlatos

Existe regulamento?

Ainda que não exista um regulamento preciso, algumas questões devem ser seguidas pela empresa que realizará o transporte de correlatos. Listamos, a seguir:

  • manutenção dos equipamentos;
  • temperatura do veículo entre 2ºC e 8ºC;
  • fornecer treinamento para colaboradores;
  • fornecer garantia da qualidade do serviço;
  • manter higiene no veículo;
  • ter um profissional farmacêutico em seu quadro de colaboradores.

Regulamento para transporte de correlatos

A Zoom Entregas Rápidas é a transportadora ideal para fazer o serviço de transporte de correlatos. Entre em contato conosco e conheça o melhor serviço de entrega do Rio e região. Em nosso blog, é possível encontrar artigos sobre a importância do selo da ANVISA e roteirização de transporte. Visite nossas páginas e confira!

Compartilhe: