As ligações telefônicas com objetivo de vender produtos e serviços ainda continuam em alta, mesmo com a ascensão da internet. Conhecida por vendas por telemarketing, essa maneira atinge de forma mais pessoal os clientes e tende a recolher melhores resultados. Enganado é aquele que acha que telemarketing hoje em dia serve apenas para cobranças e inconveniências. Neste artigo, saiba quais são os principais pontos relacionados ao serviço, incluindo uma das partes mais importantes: enviar, de fato, o produto para o cliente. Tudo conta na hora da avaliação ser positiva ou negativa. Atente-se!
Vendas por telemarketing: entenda!
O que é telemarketing?
Hoje em dia, existem diversas maneiras de entrar em contato com clientes ou oferecer novos produtos e serviços. Por exemplo, via internet, e-mail ou redes sociais. Até o WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas, vira meio de comunicação. Por texto, claro. Todavia, a importância de uma ligação telefônica ainda se faz necessária. Muitas vezes, ouvir um atendente representando a empresa, ou seja, o lado humano, conecta mais. Por isso, o telemarketing continua com sua funcionalidade, agora tendo que lidar com outras plataformas altamente visitadas e distrativas.
Principais tipos
- Venda de produtos;
- promoção de eventos;
- cobranças;
- informações e suporte para clientes;
- pesquisas de mercado ou satisfação;
- geração de leads.
Como aumentar as vendas
Equipe treinada e humanizada
A qualificação de atendimento da equipe é o segredo para o sucesso de vendas por telemarketing. Você deve estabelecer um perfil certo de vendedor e promover treinando para a equipe. Como dito anteriormente, quanto mais humanizado o contato, mais chances do cliente optar em comprar a ideia. É uma forma de aproximar relações entre cliente e empresa.
Planejamento é indispensável
Para toda ação de vendas, planejamento é a base. Deve-se estabelecer quais são as estratégias de venda do produto ou serviço. Isso é elaborado de acordo com o público-alvo e o que está sendo oferecido, suas vantagens. Depois, qual posicionamento a ser tomado pelos vendedores. Isso contribui para manter as argumentações positivas em defesa do que está sendo oferecido.
Faça um roteiro
Vendas por telemarketing, apesar de seguirem um segmento já determinado, não precisam ser robotizadas. Aliás, não devem. O roteiro é uma linha de pensamento elaborada para cada cliente para que o vendedor não deixe passar nenhuma oportunidade. Conhecer bem o cliente, seus gostos e hábitos, é essencial para esse momento. O roteiro também faz parte do planejamento.
Entenda e segmente os clientes
Nas vendas por telemarketing, é ideal ter o conhecimento de que cada cliente é uma pessoa diferente. Você não pode vender um produto feito para público A e B, para o público C. Segmentar os clientes é, sim, importante. Afinal, quanto mais ligações relacionadas aos seus interesses essas pessoas receberem, mais chances de comprarem.
Processos devem ser automatizados
Nem sempre a quantidade de vendedores deve ser proporcional ao número de leads. Para levar os leads mais qualificados para os vendedores, basta prepará-los. Isso pode acontecer por meio de e-mail marketing e outras formas de relacionamento. Além de não investir muito tempo em contatos improdutivos. O segredo das vendas por telemarketing é automatizar cada vez mais os processos para que as pessoas certas sejam identificadas e passem por triagem.
Faça uma boa negociação
Saber negociar é um resumo de tudo visto até aqui. Um vendedor que conhece as estratégias e filosofia da empresa, que sabe as preferências dos clientes e lida positivamente com os processos, consegue fluir com a ligação. No final, existe a grande possibilidade de conversão. Negociar é apresentar vantagens na aquisição do que está sendo oferecido. Tudo, é claro, embasado na verdade.
Entregue os produtos com segurança
Depois do produto vendido nas vendas por telemarketing, o próximo passo é enviá-lo. Conte com a Zoom Entregas Rápidas. Realizamos o serviço de distribuição de produtos vendidos via telemarketing e possuímos grande experiência no segmento. Somos uma empresa especializada em serviço de motoboy no RJ, com entregas rápidas, courier no RJ, motofrete e muito mais. Solicite seu orçamento por meio do contato.