CONHEÇA NOSSO BLOG
03Mar
Centro de Distribuição: 5 funções essenciais na logística

Centro de Distribuição: 5 funções essenciais na logística

Compartilhe!

O centro de distribuição é um dos melhores diferenciais competitivos que uma empresa pode ter. Mas, nem todos empresários sabem disso ou levam em consideração.

A logística é um dos principais pontos que fazem uma empresa ter sucesso. A estrutura que executa o recebimento, distribuição e transporte de produtos deve estar em consonância permanente para funcionar corretamente.

Ter um amplo conhecimento dos detalhes e dos conceitos que existem por trás deles acaba sendo fundamental para não ficar para trás.

Muitas empresas já foram ultrapassadas por não apostarem em uma distribuição eficaz. Por isso, se você quer conhecer melhor sobre o assunto, continue lendo.

 

Qual a importância do CD – Centro de Distribuição para as organizações?

O CD, ou centro de distribuição, é um espaço onde se concentra os processos de recebimento, armazenamento, separação e encaminhamento de produtos para a entrega.

A parte de distribuição é uma das etapas da cadeia de suprimentos que extrai matéria-prima para que se torne produto e chegue ao cliente final. Ter um centro de distribuição bem localizado de maneira estratégica é fundamental para melhorar as questões de logística.

Contar com lugares que sejam perto do ponto de venda ou das regiões que o produto se faz mais presente acaba facilitando a etapa de distribuição, o que reduz os custos e o tempo de entrega.

Para uma empresa, o CD é uma unidade muito estratégica e importante para que se possa ter agilidade e eficiência na logística empresarial.

Quem subestima esse tipo de instalação acaba perdendo a oportunidade de acrescentar diversas vantagens a seu negócio, tanto interna quanto externamente. Dentre os principais benefícios, podemos citar:

Agilidade nas entregas

A agilidade para movimentar produtos é um dos principais benefícios que acontecem em um centro de distribuição para logística.

Para que as operações tenham sucesso, é preciso ter um layout e um bom projeto para que se possa desenvolver as atividades. Por essa razão um centro que conta com recebimento, carregamento e estocagem de produtos faz o local ser eficiente.

Centralização de estoque

Centralizar o estoque traz uma facilidade na logística como um todo, pois tudo acontece dentro de um único lugar, que é o centro de distribuição.

Essa questão é ainda mais potencializada caso o centro se localize em um lugar estratégico, considerando pontos como:

  • Tráfego;
  • Estradas;
  • Rodovias;
  • Aproximação de fornecedores;
  • Ponto de venda;
  • Local onde os clientes se encontram.

Gestão de processos

Realizar um padrão no fluxo do local é um dos melhores meios de poder garantir uma gestão de processos eficiente. E isso é possível ao fazer uso de um centro de distribuição dentro da logística.

Com a padronagem, não importa qual seja o cliente ou o tipo de carga e local de entrega, você saberá que toda a equipe envolvida naquele trabalho seguirá a mesma etapa de checagem e validação.

E isso é independente da estrutura do CD, pois com toda a centralização ocorrendo dentro do centro, tudo fica mais simples e fácil. Quando isso é mantido, fica mais fácil otimizar os resultados da empresa.

 

Qual a função da logística de um centro de distribuição?

Logística De Um Centro De Distribuição

Logística De Um Centro De Distribuição

Os centros de distribuição não ficam limitados a só receber e enviar as mercadorias. Há vários por aí que possuem diversas funções dentro de uma cadeia de produção na empresa. Dentre as principais funções, podemos citar:

1. Recebimento de mercadoria

Essa é a mais óbvia e é a base de todos os outros processos que irão acontecer. Além de sua importância, são feitos rotineiramente. Essa parte conta com uma equipe bem treinada para organizar, descarregar e conferir tudo aquilo que chegou.

2. Movimentação

Depois que o produto chega, é preciso organizá-los para que mais tarde possam ser transportados. Isso se chama transporte interno no CD.

A maioria dos galpões são grandes, e essa é a hora de ter um cuidado maior com a movimentação dos produtos para que o armazenamento não fique prejudicado.

Aqui, é preciso ser ágil para que as demandas possam ser atendidas e outras ações aconteçam no local.

3. Armazenamento

Essa é uma das partes que mais tem dinamismo, já que nem sempre é preciso que os produtos fiquem parados no armazém por muito tempo. O objetivo aqui é fazer o transporte com rapidez para vários locais.

Por isso, é preciso que aconteça um armazenamento bom o suficiente para que o cliente final fique satisfeito sem que tenha que lidar com sobras ou faltas.

4. Separação

No centro de distribuição a parte de separação é crucial. Isso porque ela é a última etapa e como tal, merece atenção. Pois a equipe retira as mercadorias que ficaram armazenadas para que elas sejam preparadas para envio.

É vital contar com uma atenção e controle redobrado para que erros ou reclamações não aconteçam.

5. Expedição

Por fim, é a hora levar os produtos até o seu cliente. Essa etapa pode ser concluída internamente ou por uma terceirizada. Tudo vai depender das condições da empresa.

É preciso que se entenda que ter um centro de distribuição é justamente para poder tornar ágil as entregas. Então as entregas acabam sendo bem rápidas, com a intenção de suprir o máximo de clientes possíveis.

 

É vantajoso ter uma parceira para realizar esse trabalho?

Sabendo de todos os benefícios e a importância de se dar atenção a esse setor, talvez a melhor maneira de administrá-lo seja contando com outra empresa que já atue e seja especializada no assunto.

A Zoom então pode te ajudar nessa questão. A empresa conta com um centro de distribuição que atende varejistas de e-commerce e atacadistas em um endereço privilegiado.

Assim, a velocidade de entrega é garantida atendendo todo Rio de Janeiro. Com a Zoom de parceira, você poderá notar a satisfação dos seus clientes por conta da rapidez, qualidade de entrega e segurança que o produto chegou.

 

Conclusão

Agora que você viu as principais funções disponíveis no centro de distribuição, se você quiser garantir uma melhor eficiência dentro daquilo que realiza, entre em contato com a Zoom Entregas.

Possuímos um sistema rigoroso e criterioso que faz com que todos os processos aconteçam de forma organizada e eficiente!

Posts Recentes Tags