A logística de distribuição compreende todo o processo de entrega das mercadorias em estoque. O objetivo é gerenciar o transporte dos produtos de maneira correta, de forma que sejam entregues com excelência ao seu destino. Um bom sistema de distribuição é responsável pelo contato final com o cliente. Portanto, é um serviço que deve ser realizado por profissionais capacitados, que saibam executar um bom planejamento das suas etapas. Para garantir o sucesso do transporte de cargas da sua empresa, a Zoom Entregas Rápidas te apresenta as principais fases que devem ser cumpridas. Continue lendo nosso artigo, anote as dicas e ponha as ideias em prática.
Conheça 5 etapas da logística de distribuição
Gestão de transportes
A primeira etapa da logística de distribuição é o planejamento e gestão de transportes. O gestor da empresa deve tomar uma série de decisões referentes ao processo de entrega. É necessário considerar todas as demandas que envolvem análise de custos e, consequentemente, resultados financeiros para a organização.
Algumas questões que devem ser respondidas nessa fase do processo:
– é mais vantajoso ter uma rota própria ou optar por uma terceirização de entregas?
– qual o modal de transporte mais ágil para entregar a encomenda?
– como proceder caso o cliente não esteja no destino final para receber o produto?
– correio é um meio válido para concluir a entrega em locais mais distantes?
– quais tarifas devem ser cobradas aos clientes pelos serviços prestados?
Conferência dos produtos
O grande fluxo de entrada e saída de produtos do armazém requer atenção redobrada dos profissionais responsáveis por essa etapa. Logo, todas as encomendas devem ser conferidas. É necessário verificar quantidade, tipo, validade e possíveis danos nos itens.
Uma conferência exata das mercadorias evita prejuízos, devoluções e reclamações por parte dos clientes. Para obter precisão nesse processo, muitos gestores utilizam ferramentas complementares, como leitores de código de barras e relatórios. Portanto, a rastreabilidade dos materiais deve se tornar um hábito nos centros de distribuição para garantir o sucesso das operações.
Controle de fretes
O controle de fretes é uma das etapas da logística de distribuição que permite otimizar vários processos internos. O gestor deve estudar o próprio negócio para identificar oportunidades de aumentar os lucros e criar relacionamento com o cliente. É necessário observar o ciclo de contratação dos transportes, o monitoramento remoto da frota e a seleção do modal.
Existem alguns sistemas no mercado que fazem o gerenciamento do frete de forma automatizada, poupando o tempo dos gestores. Por meio deles é possível administrar notas fiscais, faturas, baixa das entregas, confirmação de embarque e ocorrências de atraso. Desse modo, é viável chegar a conclusões lógicas para cobrar um frete justo aos clientes e estreitar a relação de confiança com eles.
Roteirização de remessas
A criação de um roteiro de trajetos é uma das principais etapas da logística de distribuição. O profissional deve construir rotas que sejam capazes de reduzir o tempo gasto na entrega dos produtos e diminuir os custos operacionais. Além disso, deve-se optar por trajetos que contenham estradas em boa qualidade para economizar combustível e gastos com manutenção. Dessa forma, as entregas são feitas de forma mais ágil, segura e competente.
Relatórios e análise de métricas
A análise de métricas serve para avaliar e medir o nível de desempenho dos processos logísticos. Um profundo estudo de qualidade permite identificar problemas que comprometem a produtividade. Após encontrar as dificuldades, deve-se implementar soluções eficazes para que os objetivos sejam alcançados.
Os indicadores de desempenho logístico (KPIs) incluem tempo em trânsito, devoluções, exatidão das notas de transporte e pontualidade das entregas. Por isso, anote valores, crie metas e faça relatórios mensais para acompanhar a evolução da logística de distribuição.
A Zoom Entregas Rápidas faz o transporte para você!
Você quer otimizar sua logística de distribuição e não sabe como? Nós te ajudamos! A Zoom Entregas Rápidas é uma empresa especializada em serviços de entregas rápidas no Rio de Janeiro. Realizamos coleta e entrega de pequenos volumes, pagamentos em bancos, serviços em cartórios, distribuição de brindes e convites e muito mais.
Inclusive, somos certificados pela ANVISA para transporte de medicamentos, insumos farmacêuticos e produtos para saúde (correlatos). Contamos com serviço de motoboy e utilitário para atender às suas necessidades. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre os nossos serviços!