Cross docking: consolidado, híbrido e pré-distribuído | Tem diferença?

O cross docking é um processo importante para otimizar as questões de operação logística. Principalmente se você realiza o processamento de grandes volumes de mercadoria, tem fluxo intenso, possui produtos com prazo de validade ou enfrenta questões de pico de demanda.

A simplificação desses fatores é crucial para gerar agilidade na empresa e fazer com que você tenha uma economia de tempo bastante considerável.

Porém, há diversas maneiras de aplicar esse sistema dentro de sua empresa. Saber qual é o melhor e mais vantajoso, fará com que você eleve ainda mais sua otimização. Quer saber a diferença entre cada um? Então, continue lendo.

 

Quais as diferenças entre as modalidades de crossdocking?

Se você tem a necessidade de otimizar as etapas de abastecimento de sua empresa e fazer com que o tempo de armazenamento de produtos em um ambiente seja diminuído para que aconteça uma entrega rápida e direta entre a fábrica e o cliente, você precisa do crossdocking.

Toda empresa que passa por processos de cadeia de abastecimento acaba tendo a necessidade de seguir um mercado que cada vez mais preza pelo imediatismo e que exige excelência.

É fundamental que se saiba as diferentes modalidades para que se observe aquela que melhor se encaixa e traz benefícios à empresa.

Cross docking pré-distribuído

Esse é o tipo mais comum que se tem, pois o fornecedor faz o preparo de todo o montante para o cliente final. Assim, o produto já segue embalado e o almoxarifado só tem o trabalho de despachar a mercadoria.

Esse é um processo ágil, direto e que evita acumular produtos no estoque, não exigindo tanta intervenção.

Cross docking consolidado

Esse tipo de crossdocking faz com que as mercadorias sejam transferidas para uma área onde os itens são avaliados e adaptados àquilo que foi exigido pelo cliente. Por exemplo, uma quantia específica de produtos.

Assim, as unidades de carga recebidas acabam sendo transferidas para um setor de crossdocking ou área de acondicionamento para que possam ser examinadas e adequadas aos pedidos demandados.

Cross docking híbrido

Esse é um tipo mais complexo que realiza a preparação de pedidos na área de acondicionamento com um pouco das mercadorias que vem dos caminhões recebidos e com uma outra parte das mercadorias que estão guardadas.

Então, as mercadorias que chegam passam por um setor de armazenagem temporário ao invés de serem logo armazenadas de modo direto no crossdocking.

Ele é então um tipo de crossdocking, só que mais flexível, que deixa com que uma diversidade de casos sejam enfrentados, porém, com uma coordenação eficiente de todas as tarefas que ligam essa operação.

Muito utilizado por empresas B2B que possuem grandes quantidades de carga, suficientes para preencher um caminhão.

Fato é que o crossdocking não é algo que surgiu agora. Diversas empresas o utilizam para que possam suprir com a necessidade de uma cadeia de suprimentos omnichannel.

Antes de querer utilizá-los para suas estratégias de separação de pedidos é preciso que se conheça as vantagens desse sistema.

 

Vantagens de aderir ao cross docking

Tipos De Cross Docking
Tipos De Cross Docking

Ainda que sua empresa faça um sistema de logística que funcione bem e seja rigoroso, o crossdocking acaba gerando muitas vantagens para as empresas que os colocam em ação.

Dentre as principais vantagens, podemos destacar as seguintes:

1. Prazo de entrega acelerado

Pode parecer óbvio, mas o serviço acaba acelerando de forma significativa o tempo de entrega do produto. Isso porque ele faz a eliminação das etapas de separação, armazenagem e, em alguns casos, embalagem.

Dessa forma acabam conseguindo realizar uma redução de tempo no preparo dos pedidos. Assim, as encomendas acabam indo mais rápido para a transportadora ou para o cliente para que possa satisfazê-lo.

2. Economia de espaço em armazém

As empresas que contam com serviço crossdocking não precisam contar com um espaço enorme para armazenamento de mercadoria. Isso porque o centro de distribuição é completamente eficiente.

Os produtos que chegam no galpão acabam sendo enviados logo em seguida para os clientes finais. E a empresa que faz uso desse recurso acaba economizando aquilo que seria investido com armazenagem.

3. Custos logísticos reduzidos

Como dissemos, os custos de logística acabam sendo diminuídos de maneira drástica, assim, os custos com armazenamento e manuseio intermediário são diminuídos a quase zero.

 

Onde encontrar o serviço de distribuição crossdocking?

Se você tem uma empresa varejista de e-commerce ou atacadista, tem um bom fluxo de venda, e quer otimizar o processo de entrega dos produtos, então você pode contar com o serviço da Zoom Entregas Rápidas.

A empresa tem especialidade em logística e atende de maneira estratégica e eficiente aquelas empresas que precisam entregar seus produtos em um ritmo acelerado.

O centro de distribuição da Zoom foi pensado para atender tanto empresas do varejo quanto do atacado, realizando a armazenagem dos produtos por um período curto e fazendo a redistribuição de mercadorias para outros lugares ou clientes finais.

Assim, o varejista pode ganhar uma certa agilidade na entrega em todo o Rio de Janeiro. É importante contar com esse tipo de serviço pois a etapa de entrega influencia de modo direto a percepção que o cliente tem da empresa.

A Zoom conta também com o crossdocking, que não se realiza a estocagem de mercadoria no centro de distribuição, o que gera maior agilidade nas entregas.

Para quem é parceiro e já se utiliza desse método, a satisfação é garantida e para seus clientes também, visto que o crossdocking entrega mais segurança e diminui as chances de:

 

Conclusão

Se você quer reduzir seus custos com estoque, melhorar a agilidade de entrega e evitar que produtos estejam em falta, conte com o serviço de crossdocking.

A Zoom é ideal para te dar o suporte necessário naquilo que você precisa para que todas suas necessidades e as do seu cliente possam ser atingidas.

Seja sua empresa B2B ou não, tornar sua entrega mais eficaz é algo fundamental. Esperamos que este conteúdo tenha sido claro. Compartilhe-o com mais pessoas e entre em contato com a Zoom para tirar suas dúvidas sobre este assunto de forma mais detalhada.

 

plugins premium WordPress