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07Dez
6 problemas de entrega de produtos que podem arruinar a sua empresa

6 problemas de entrega de produtos que podem arruinar a sua empresa

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Mais do que apenas vender, a entrega de produtos é parte fundamental de uma empresa para que ela consiga se manter eficiente e atrair clientes.

Muitas empresas, no entanto, acabam não dando a devida atenção para essa área ou não resolvem os problemas enquanto é tempo, fazendo com que assim a cadeia de distribuição seja prejudicada.

Existem vários desafios que compõem a logística de distribuição de uma empresa. Por isso, separamos aqui neste conteúdo alguns dos principais problemas que podem acontecer e como eles podem ser resolvidos.

Se você possui interesse em melhorar a eficiência de seu negócio, então continue lendo este artigo.

Quais são os problemas na entrega de produtos que podem acontecer?

Uma empresa de distribuição atende sempre os mais variados tipos de perfis de clientes que quase sempre possuem variados portes e segmentos.

Dentro dessa rotina de atendimento pode-se perceber uma coisa em comum e que se repete com vários clientes que são os problemas relacionados à entrega.

Listamos aqui os principais para que você fique atento e saiba como você pode agir para impedir que eles aconteçam ou diminuir a frequência com que acontecem.

 Reentregas

Muitas vezes o que acontece é de um pedido ter que ser reentregue pois o estava com endereço errado ou o cliente não estava no local para receber.

Esse é um dos principais vilões no custo de transporte e acabam acontecendo com uma certa frequência. Um caminho para evitar que isso aconteça é estabelecer uma forma de contato com o cliente.

Sendo assim, quando o cliente solicitar uma encomenda com você, peça meios de comunicação para que você consiga fazer esse controle e evitar ter um trabalho duplo.

Mande mensagens, e-mails ou até ligue para se certificar que o cliente estará em casa para receber a compra. Esse momento de contato é uma boa alternativa também para confirmar o endereço.

Atrasos

Uma das maiores reclamações que o cliente faz em relação a entrega, é a falta de pontualidade que existe por parte das entregadoras. Isso piora ainda mais quando o cliente contrata o serviço de urgência para entregas no mesmo dia.

A solução nesse caso é evoluir gradualmente a gestão e cumprir os acordos de nível de serviço. Outro ponto também é atuar com um serviço de entrega através de uma empresa que seja responsável e 100% dedicada a isso.

Por exemplo, a Zoom Entregas é a melhor opção para você que quer melhorar a eficiência quanto a essa questão. Isso porque dentre os mais variados tipos de serviços oferecidos por ela, estão o serviço de distribuição e entregas rápidas.

Portanto, a eficiência é algo pelo qual  a empresa preza bastante.

Pedido trocado

Uma coisa que também acaba acontecendo muito é a troca de pedidos. E isso pode acontecer por uma série de fatores que começam dentro da empresa e vão até a hora de distribuir o produto.

O pedido trocado pode ser um erro de gestão na hora de separar o pedido, pode ser um erro na hora de embalar ou então um erro na última etapa antes da hora de entregar.

Como vários fatores podem influenciar isso, o ideal é que se tenha um sistema de gestão centralizado para que isso possa ser evitado. Além de contar com um sistema mais eficiente de pick and packing.

Devoluções

Este ponto é algo que gera dor de cabeça para quem vende, transporta e quem devolve o produto. A famosa logística reserva! Todos acabam afetados por essa questão quando ela ocorre.

Quase sempre a logística em volta disso é muito ruim pois nunca se sabe onde o produto está e quando ou onde ele foi devolvido. Para que se possa ter um controle sobre isso, é preciso que se contrate empresas especializadas em serviços de entrega.

Assim, todas as etapas podem ser acompanhadas de maneira muito clara, sabendo por onde se passa cada etapa do processo.

Danos

produtos danificados pelo entregador trazem má reputação à empresa que vende

Dentre os campeões quando se trata de entrega de produtos, algo que os clientes reclamam muito é sobre as avarias sofridas com o produto em seu caminho até a residência do cliente.

Antes que se possa tomar atitudes, o primeiro passo para que haja um controle quanto a isso é verificar como o produto está saindo e a maneira como ele estava armazenado.

Se nesta etapa você verificar que os produtos estão ok, então você sabe que provavelmente o problema esteja acontecendo durante a entrega.

Alguns pontos podem ser analisados nessa etapa para evitar que esse tipo de coisa aconteça. Por exemplo, checar se a embalagem é forte o suficiente para transporte, observar se o produto não é frágil demais, e se as rotas são as melhores para esse tipo de transporte.

Ao contar com a Zoom, por exemplo, como a empresa responsável por fazer sua entrega, todas as etapas de logística acabam sendo resolvidas.

Isso porque a empresa conta com todo cuidado e segurança para fazer o transporte de mercadoria sem que ela chegue com danos para os clientes.

Ainda que a entrega acabe sendo rápida, todo cuidado é tomado por meio de profissionais aptos a fazerem o manuseamento da mercadoria sem que elas se prejudiquem.

Desvios nas rotas

É de se imaginar que os motoristas escolhem percorrer o caminho mais curto para chegar até o destino final. Porém, isso pode acabar levando a algumas complicações como:

  • Rua bloqueada;
  • Encontro com acidentes;
  • Obras no caminho;
  • Dentre outras coisas.

O que acaba fazendo com que o motorista tenha que desviar do seu caminho e isso pode fazer com que ele faça o maior percurso. Para contornar essa situação, o ideal é que os motoristas tenham um GPS junto a si.

Assim, é possível saber em tempo real se há algum tipo de obstrução no meio do caminho e qual é a rota que melhor se aplica para que a entrega chegue ao cliente.

Conclusão

Por fim, vimos aqui alguns dos principais tipos de problemas que acontecem na entrega de produtos. Existem várias situações que podem complicar e fazer com que seu serviço se prejudique.

Por isso, a melhor maneira de você ter toda a assistência necessária é contando com a Zoom. A empresa possui um sistema de rastreamento personalizado para que possam controlar as entregas, além de:

  • Ter profissionais aptos e treinados;
  • Atender com eficácia clientes com alto padrão;
  • Atendimento humanizado;
  • Entregas rápidas e em segurança.

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