Como fidelizar o cliente com a logística de entrega

A separação e distribuição de mercadorias são cada vez mais as responsáveis pela conquista de clientes. Para fidelizar o cliente com a logística, as empresas ofertam fretes grátis ou de menor custo-benefício. Também criam estratégias para garantir que o produto chegará rápido, em boas condições e com segurança. 

Porém,  o que muita gente não sabe é que para conseguir fazer um transporte de mercadoria eficiente, ao ponto de surpreender e encantar o cliente, existem muitos processos que precisam ser cumpridos. 

A maior parte das etapas de entregas nem passam pela cabeça do seu consumidor. Por isso, continue a ler este artigo. Vamos lhe mostrar como ter uma logística de transporte de qualidade pode fazer com que você fidelize os clientes.

O que é logística de entrega?

Antes de falar sobre como encantar o cliente, precisamos entender como a distribuição de mercadoria interfere na reputação do seu negócio. A logística de entrega engloba todos a gestão dos processos da separação e envio de produtos aos destinatários finais. 

Desta forma, a gestão da logística de entrega busca estratégias para que a saída da mercadoria do estoque ou do centro de disposição seja feita da forma mais otimizada possível, para que o produto seja expedido para o transporte – caminhão, carro de passeio, Fiorino (demais utilitários) ou moto – com agilidade. 

Dentro desta dinâmica, para diminuir custos e aumentar a produtividade, os entregadores já recebem os produtos roteirizados. Eles apenas precisam coletar e ir direto para o destino dos clientes.

Integração dos processos logísticos

Para realizar todas as etapas de forma ágil, a logística de entrega conta com uso de tecnologias para poder oferecer qualidade, agilidade, controle de perdas e redução de custos. Neste cenário, o setor precisa atuar de forma integrada com a cadeia de suprimentos e de vendas dos negócios. 

Como pode perceber, o trabalho conjunto de todos os setores é essencial para o sucesso da distribuição dos produtos. Caso contrário, o seu vendedor pode comercializar algum produto que não tem no estoque ou, pior ainda, o produto se perder no caminho do destinatário. 

Como fidelizar o cliente

Como fidelizar o seu cliente com a logística de entrega

Em um mundo completamente tecnológico, cada vez mais os consumidores buscam empresas que possuam processos simplificados e transparentes na hora de enviar uma mercadoria. Apesar de ser considerado como o básico, ainda encontramos muitas marcas que não conseguem gerar essa confiança para o seu consumidor.

Desta forma, vamos citar algumas linhas de ação na área de logística de entrega que não podem faltar no seu negócio para fidelizar o seu cliente:

  • Planejamento de Estoque
  • Implementar o processo de expedição logística
  • Uso de tecnologia
  • Planejamento de Rotas
  • Frota diversificada
  • Implementação da Torre de Controle
  • Suporte ao cliente

Os itens citados acima são essenciais para quem deseja consolidar o relacionamento com o cliente. Apesar de alguns deles serem processos internos, eles impactam diretamente na qualidade da entrega. Para entender um pouco mais sobre eles, continue lendo que encontrará um resumo de cada um.

Planejamento de Estoque

Para quem vive de vendas, o planejamento do estoque é essencial para a saúde do negócio. Inclusive, uma má gestão do estoque pode levar a sua empresa à falência.

Uma das premissas para ter um boa gestão das mercadorias armazenadas é conhecer muito bem o comportamento do seu consumidor, as sazonalidades de vendas e estar atento aos eventos que podem impactar diretamente ao seu negócio (como uma pandemia, por exemplo).

Com esse entendimento, o gestor de estoque consegue organizar melhor como os seus produtos serão armazenados, qual produto deverá sair primeiro, quais precisam ter mais fácil acesso, qual produto não pode faltar e assim por diante. Com estas informações, inclusive, é possível criar estratégias de reposição de estoque e até planejar o just in time.

Assim, o seu time comercial fica mais tranquilo para ofertar seus produtos para os consumidores, realizando promoções e trabalhando os canais de venda. Além disso, com o planejamento é possível desenvolver melhor as etapas que antecedem o transporte de mercadoria, tornando as entregas mais rápidas e previsíveis.

Fideliz

Implementar o processo de expedição de produtos

A expedição de produtos tem um papel fundamental para fidelizar o cliente com a logística. É nesta etapa que é realizada a separação e a embalagem das ordens de serviços; a verificação dos itens separados, a preparação dos documentos necessários para o envio da remessa e a entrega das encomendas para os operadores logísticos.

Erros que ocorrem nesse processo geram problemas nas etapas seguintes da logística de entrega e podem interferir diretamente na reputação da sua empresa. Normalmente, a seleção de produtos errados está relacionada a falha na expedição, ocasionando aumento de gastos e a necessidade de implementação da logística reversa.

Uso de tecnologia

Além de proporcionar a integração entre todos os agentes da logística de entrega, a implementação da tecnologia permite o acompanhamento de cada etapa do processo de distribuição de mercadorias, assim como, proporciona transparência e segurança de que o produto vai chegar. Inclusive, com os sistemas de rastreamento e acompanhamento de serviços, o seu cliente tem a previsão de chegada e também é informado quando há alguma ocorrência gerando atraso na entrega. Para empresas que trabalham com entregas expressas, muitos clientes, inclusive, podem acompanhar e compartilhar, em tempo real, todo o trajeto do pedido, desde a coleta até a entrega. 

Planejamento das Rotas

A implementação de novas tecnologias também possibilitou a automatização do planejamento de rotas. Com o uso de sistemas de roteirização, o operador gera automaticamente rotas inteligentes, visando a redução de tempo e custos. Para os negócios com alta demanda de entrega é quase impossível imaginar a distribuição de produtos sem um sistema que trace os melhores trajetos para os seus entregadores. Desta forma, as empresas que conseguem criar rotas otimizadas conseguem transportar as mercadorias com menos custo e mais rápido, gerando valor para o seu cliente.

frota-zoom-entrega-utilitário

Frota diversificada

Além de todo planejamento, as empresas que conseguem realizar as entregas com uma frota diversificada conseguem chegar mais longe e também utilizar melhor os seus recursos. Por isso ter uma frota mista, terceirizada ou própria, com carros, motos, utilitários e caminhões ajuda a escoar a mercadoria da melhor forma possível. Afinal, o negócio que tem capacidade para distribuir em lugares mais remotos, assim como, em grandes cidades onde o trânsito é mais intenso, conseguem se diferenciar entre seus concorrentes estando sempre pronto para atender o seu cliente onde ele estiver.

Implementação da Torre de Controle

Quem trabalha com distribuição de produtos sabe que o controle de qualidade é muito importante para melhorar os processos logísticos. Desta forma, as empresas que possuem uma Torre de Controle – uma central que monitora a operação de transporte em tempo real – conseguem acompanhar cada movimentação, receber e gerenciar as ocorrências, resolver problemas que podem ocorrer (não encontrar o endereço, substituição de veículo e etc) e analisar os indicadores. Seu cliente pode nem imaginar que existe um setor cuidando de perto da compra dele, mas pode ter certeza que ao receber a encomenda no prazo combinado você aumenta as possibilidades de torná-lo um consumidor recorrente e fiel.

Suporte ao cliente 

Por mais que existam diversos processos de logística de entrega, há eventualidades que fogem do controle e que geram ocorrências. Desta forma, ter um canal de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) eficaz é essencial para resolver problemas na hora de distribuir produtos. 

Além de mitigar ocorrências, os serviços de atendimento ao consumidor na logística permite o cliente a ter um canal direto para tirar dúvidas, saber do status de entregas, solicitar uma troca de produto (logística reversa).

 

Motoboy - a opção rápida para entregas

Conclusão 

Como pode ver, a satisfação do seu cliente também está relacionada como a sua empresa planeja e organiza o estoque, executa os processos da expedição de produtos, utiliza a tecnologia, diversifica a sua frota de veículo, planeja as rotas de entrega, acompanha a distribuição das por meio de uma Torre de Controle e fornece o suporte ao cliente.

Fidelizar o cliente com a logística se torna essencial para quem deseja se inserir e se manter vivo em um mercado tão competitivo. Somente assim, por meio de processos eficientes, é possível cumprir os prazos combinados, entregar o produto nas condições apropriadas e fazer o seu cliente ter a segurança de comprar contigo novamente e, ainda mais, indicar sua marca para as pessoas do seu ciclo de convívio.

Precisa implementar a logística de entrega na sua empresa? Entre em contato e saiba como a Zoom pode ajudar nesse processo para que você fique focado nas vendas e em outras atividades essenciais do seu negócio.

plugins premium WordPress