Confira a importância da segurança do trabalho na logística

Quando pensamos em logística, o que pode vir à nossa cabeça de primeira? Gestão, armazenamento e distribuição de recursos para uma determinada operação. 

Atualmente, este segmento tem ampliado cada vez mais o seu espaço. A valorização da logística é parte fundamental nas empresas, pois trata-se do setor responsável pela gestão dos materiais, sejam eles de quaisquer tipos. Eles vão desde a administração de recursos financeiros e materiais, planejando a produção, o armazenamento, transporte e a distribuição de mercadorias.

É bom salientar que a logística está presente em vários tipos de empresa, além de possuir diversas funções. Como dito anteriormente, a importância deste departamento tem crescido muito, visto que as organizações estão buscando o aumento na qualidade de seus serviços e produtos.

Todavia, atrelado a essa expansão no mercado, é parte importante o movimento da empresa em relação ao bem-estar e a qualidade de vida dos seus funcionários. Assim, é conferido à Segurança e Saúde do Trabalho (SST) um status significativo para prevenção de riscos e evitando acidentes.

Segurança Do Trabalho Logistica Zoom Entregas Rapidas

Fatores de risco para a segurança na logística

Saiba que em todas as empresas, mais especificamente no setor de logística, a segurança do trabalho é essencial, em virtude da ocorrência do acidente do trabalho que interfere no processo normal de uma atividade, ocasionando lesões nos trabalhadores ou danos materiais. 

No setor de transporte e logística a maioria dos acidentes são decorrentes da operação de carga e descarga por falta de treinamento do trabalhador para a execução das tarefas.

Em relação aos riscos específicos do setor, principalmente nas operações de distribuição que tem a necessidade de equipamentos perigosos para sua produção, como empilhadeiras, transpaleteiras entre outras máquinas transportadoras, o operador de empilhadeira, por exemplo, deve ter treinamento específico, dado pela empresa e ser habilitado.

Por exemplo, a ausência de treinamento específico para operadores de empilhadeira, pontes rolantes e outros equipamentos utilizados pode gerar como consequência atos imprudentes e negligentes levando ao descuido e falta de atenção durante o desempenho das tarefas. 

Outros fatores de risco também são gerados pela falta de manutenção preventiva dos equipamentos utilizados, causando condições inseguras para o exercício das funções. 

Normas Regulatórias de segurança 

Para evitar acidentes na prática logística, existem algumas normas regulamentadoras muito importantes, como: NR 11 – Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais; NR 12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos; NR 17 – Ergonomia, além do Mapa de Riscos que deve ser elaborado pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) juntamente com os trabalhadores.

Por outro lado, também existem normas técnicas específicas que fornecem ajuda imprescindível às empresas para gerenciar os riscos. A NBR ISO 28004-1:2013 é uma delas, que cumpre de forma específica requisitos para um sistema de gestão de segurança, incluindo características fundamentais que garantem o amparo da cadeia logística, vinculada a diversos aspectos da administração de negócios e que impactam na segurança logística. 

Já a NBR ISO 28000 é compatível com as normas de sistemas de gestão NBR ISO 9001 (Qualidade) e a ABNT NBR ISO 14001: 2004 (Ambiental), facilitando a integração dos sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente e cadeia logística pelas organizações.

Veja, na operação de carga e descarga devemos observar a NR 17 – Ergonomia, pois sempre há o levantamento e transporte manual de peso. O treinamento e a capacitação dos trabalhadores é a melhor forma para a redução dos acidentes de trabalho.

Segurança Do Trabalho Logistica Zoom Entregas

Ademais, outros itens possuem maneiras distintas de armazenamento, como um horário restrito para transporte, etc. O manuseio de produtos tóxicos e inflamáveis exigem certificação específica dos motoristas (MOPP – Movimentação Operacional de Produtos Perigosos) e direção defensiva. Parte daí a necessidade de análise e gestão dos riscos inerentes a cada tipo de produto visando garantir a segurança dos trabalhadores, veículos e suas cargas.

Recomenda-se sempre evitar o carregamento de peso excessivo, devendo ter atenção no trajeto durante a operação de carga e descarga. 

Utilização dos EPIs na logística

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) é primordial para a realização do trabalho diário nas operações logísticas.

Confira a lista dos itens que estão dentre os mais importantes:

  • Luvas;
  • Sapatos de segurança;
  • Capacetes e coletes refletivos;
  • Protetores auriculares.

Epi Logistica Zoom Entregas

É importante investir em treinamentos, capacitação e uso correto dos EPIs e outros equipamentos. Engajar a própria equipe a fim de que utilizem os EPIs para a execução do trabalho. A conscientização dos funcionários e empregadores para a necessidade de cumprir e fazer cumprir as Normas Regulamentadoras e a legislação específica de cada setor é essencial na logística, pois minimiza os riscos de acidente no trabalho.

Conclusão

Bem, é praxe nos outros setores existir um foco em segurança voltado a algumas NR’s específicas. Porém, no setor logístico, há um portfólio muito maior. Assim, a área de segurança deve suportar toda a operação para atender a legislação vigente e promover uma operação mais cuidadosa. 

Consequentemente, tais ações irão proporcionar o atendimento total aos requisitos legais previstos nas NR’s, além de oferecer todo o suporte necessário para que esses grupos e programas funcionem da melhor forma possível. A finalidade é propiciar um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Portanto, manter o foco em oferecer excelência na cadeia operacional de serviços é imprescindível, desde que atrelado ao conceito de oferecer excelência seja fomentada a segurança do trabalho para o êxito das funções logísticas.

Gostou da leitura sobre segurança do trabalho na logística? Compartilhe com quem tem interesse ou trabalhe na área logística.  Até a próxima!

plugins premium WordPress