CONHEÇA NOSSO BLOG
15Jun
Entenda o conceito da Curva ABC e seu benefício na gestão de estoque

Entenda o conceito da Curva ABC e seu benefício na gestão de estoque

Compartilhe!

Uma boa gestão de estoque é capaz de mudar o patamar logístico de uma empresa, já que é através dela que você irá atender com mais eficiência a demanda de mercadorias do seu público e elevar o potencial do seu empreendimento.

Contudo, para que isso aconteça, é necessário conhecer, entender e colocar em prática alguns aspectos facilitadores da gestão de estoque que otimizam todo esse processo. Pois bem, é o caso da Curva ABC.

Se liga, pega o caderno, um lápis ou caneta e vamos nessa!

O que é a Curva ABC?

Bem, a Curva ABC é um conceito de categorização de estoque. O principal objetivo desse método é mostrar quais são os principais produtos que o empreendimento possui e comercializa, além de evitar desperdício de recursos dada sua metodologia.

Ou seja, é uma ferramenta de gestão que traz à luz todos os produtos vendidos pela empresa e seu respectivo grau de importância, conforme o seu valor de aquisição ou o quanto representa no faturamento do negócio. De certa maneira, a Curva ABC propõe uma espécie de ranqueamento dos produtos.

Curva Abc Zoom

 

A Curva ABC nasceu de um estudo expandido e desenvolvido por Joseph Moses Juran, um dos grandes nomes da Gestão da Qualidade, sendo reconhecido como o pai da Gestão de Qualidade Moderna. 

Todavia, a análise de Pareto ou regra 80/20 surge por volta de 1897 criada pelo economista e sociólogo italiano Wilfredo Frederico Samaso Pareto, também conhecido como Vilfredo Pareto, que elaborava um estudo de distribuição de renda e riqueza da população local.

Em seu estudo, o economista observou que 80% da riqueza da Itália estava na mão de 20% da população. Desta forma, grande parte do entendimento da Curva ABC se deve à análise desenvolvida por Pareto. 

 

Categorias da Curva ABC

Para classificar os produtos consoante à sua relevância, a Curva ABC categoriza-os da seguinte forma:

  • A: Produtos com maior faturamento (alto valor de consumo/demanda);
  • B: Produtos com faturamento médio (valor intermediário de consumo/demanda);
  • C: Produtos com baixo faturamento (baixo valor de consumo/demanda).

Tais classificações também podem ser subdivididas através de porcentagens. Por exemplo:

A categoria A abrange os produtos que são responsáveis por até 80% das vendas do negócio e contempla cerca de 20% dos itens. Já a categoria B aloca os itens responsáveis por até 15% das vendas e cerca de 30% dos produtos, enquanto a categoria C integra os produtos responsáveis por até 5% das vendas e representam 50% dos itens.

Porém, vale a seguinte lembrança, os valores aplicados acima não são fixos. Eles servem como parâmetro para os cálculos, mas poderão variar conforme a necessidade do empreendimento. Além disso, há necessidade de fazer um recorte de período para análise.

vantagens-curva-abc-na-gestao-de-estoque-zoom-entregas

A importância da Curva ABC

A metodologia da Curva ABC é parte importante da gestão empresarial, pois auxilia os processos de decisão quanto à implementação de melhorias na administração do estoque. 

Assim, a Curva ABC se faz como uma etapa crucial para a elaboração de homologação e qualificação dos fornecedores, além da identificação real e quantitativa dos insumos necessários para a elaboração do produto ou serviço final. 

É através deste método que o responsável do negócio poderá orçar itens específicos que compõem uma grande e significativa parcela do total dos recursos necessários. Em outras palavras, obterá uma visão ampliada e confiável sobre a previsão do custo total de cada produto na gestão de estoque.

 

Suas vantagens na gestão de estoque

Quando bem elaborado, o método da Curva ABC garante influência positiva em outras áreas do seu negócio, além da gestão de estoque.

Após a explicação sobre o conceito da Curva ABC, suas categorizações e importância, vamos apresentar agora as vantagens que essa metodologia pode proporcionar na sua empresa. Confira:

  • Otimização do estoque conforme a realidade do seu negócio

Um erro que surge com frequência, principalmente entre os pequenos empreendimentos, é a elaboração da gestão de estoque de maneira intuitiva

Neste ponto, a vantagem nos leva para o entendimento acerca dos itens que são mais vendidos e trazem mais retorno para o seu negócio através do cálculo da Curva ABC e suas categorizações.

Podemos dizer que ele ajuda a identificar quais produtos devem ser comprados com maior frequência e quantidade. Deste modo, isso faz com que a composição do estoque esteja alinhada à demanda dos clientes, aumentando o índice de atendimento dos pedidos.

  • Contenção de gastos

Logo após o entendimento a respeito do estoque e da demanda para o cliente, este ponto sobre a contenção de gastos está intimamente conectado à Curva ABC. Saber quais produtos do seu empreendimento representam a faixa dos 80% do seu faturamento evitará despesas banais e manterá seu foco onde interessa.

Essa vantagem reflete diretamente na gestão financeira, em virtude da diminuição das perdas de produtos que também reduzirá o desperdício monetário no seu negócio.

vantagens-curva-abc-na-gestao-de-estoque-zoom-entregas

 

  • Eficiência nos investimentos

Em razão dos tópicos anteriores e suas vantagens para o empreendimento, a consequência da utilização da Curva ABC é um investimento mais estratégico e assertivo a respeito do que seu negócio precisa.

Portanto, o capital de giro da sua empresa será utilizado de maneira competente, garantindo que o retorno seja mais rentável.

  • Aumento dos lucros

A funcionalidade que a metodologia da Curva ABC propicia ao seu negócio trará benefícios quanto ao aumento da sua margem de lucro. E a percepção disso passa pelas aquisições feitas de forma mais adequada, que gera a redução dos custos.  É correto afirmar que a lucratividade aumenta nessa situação.

Em consequência do aumento da lucratividade, investimentos poderão ser feitos no setor de marketing da sua empresa. Através de campanhas de comunicação direcionadas para a venda dos seus produtos, espera-se ganho no retorno financeiro junto aos consumidores.

  • Organização de estratégias eficazes para o fluxo de caixa

As melhorias ocasionadas pela Curva ABC na gestão de estoque se espraiam em diversas áreas da sua empresa e tornam o andamento dessas atividades mais satisfatório.

Para conquistar essa evolução no seu empreendimento, organizar estratégias eficazes é uma das melhores formas de economizar dinheiro. Mediante uma boa gestão de fluxo de caixa desde as melhorias implantadas no estoque, suas tomadas de decisões serão mais apropriadas dada a realidade e necessidades reais da sua empresa.

Porém, atente-se! Qualquer erro na gestão de estoque causará negativamente um efeito cascata nas áreas de compra, vendas e financeira da sua empresa. Para mitigar a chance de erro, o acompanhamento deve ser feito de modo constante para que gere resultados concretos e constantes.

  • Avaliação de impactos 

O método da Curva ABC também contribui para identificar diversos impactos que podem afetar o seu negócio, por exemplo: a variação de preços de materiais, a sua escassez e o aumento da concorrência.

Esses são fatores característicos a qualquer empreendedor que deseje abrir o próprio negócio. Buscando elaborar uma previsão de cenário é possível descobrir o quanto a oscilação de preços pode vir a comprometer o orçamento da sua empresa. 

Em conclusão, a avaliação dos impactos pode ajudar na melhoria das negociações, na tomada de decisões e no modo de operação.

  • Agilidade no processo de entregas

Com todos os benefícios que as vantagens metodológicas da Curva ABC trarão, a área da logística também está inserida no campo das melhorias na sua empresa. 

Nesse sentido, com a caracterização dos perfis dos consumidores, o processo logístico fica otimizado e se destaca na conquista do cliente. Acima de tudo, analisando a necessidade de cada um deles, é viável elaborar ações mais adequadas a fim de agilizar as entregas.

 

Conclusão

Em suma, é perceptível que a organização dos processos graças a Curva ABC gera um alavancamento no empreendimento suplantando diversas falhas do setor.

A aplicação desse método coopera de forma significativa no negócio, seja na contenção de gastos, na lucratividade e ganho de tempo nos processos, além da redução em atrasos dos fornecedores ou no aperfeiçoamento no planejamento de compra e os consequentes benefícios trazidos pela categorização.

Por fim, a Curva ABC dos produtos torna mais eficazes os métodos utilizados e o planejamento de compra, fazendo com que a empresa tenha maior respaldo de dados nas tomadas de decisão de compra e armazenamento dos seus produtos.

Por fim, se você quiser conhecer mais sobre aspectos da gestão de estoque e como implementá-la, continue lendo os artigos publicados no blog da Zoom Entregas e saiba como otimizar o seu negócio!

 

Posts Recentes Tags