CONHEÇA NOSSO BLOG
04Abr
Quais fatores são considerados no custo da entrega?

Quais fatores são considerados no custo da entrega?

Compartilhe!

Quando falamos sobre o custo da entrega, existem inúmeros fatores que influenciam, por isso, a escolha de uma boa transportadora é fundamental para você não sair prejudicado financeiramente e a sua mercadoria também.

Os gastos com o transporte utilizado para a entrega também entram na conta. São calculados gastos com a manutenção do veículo, combustível, lubrificantes, pneus e, claro, os salários.

O valor da entrega varia de empresa para empresa, pois cada uma possui diferentes formas de realizar o cálculo. Para você poder entender melhor quais fatores compõem o cálculo de frete e interferem no custo da entrega, A Zoom Entregas Rápidas preparou esse artigo com os principais custos que são considerados no custo da entrega de alguma mercadoria. Confira!

Confira o que está por trás do custo da entrega

o que está por trás do custo da entrega

Taxas específicas e impostos

É possível que haja a incidência de taxas extras para a transportadora, dependendo do prazo e destino da mercadoria, que acabam aumentando o valor da entrega. Vejamos alguns exemplos:

Pedágios

Dependendo do destino, é possível cobrar um valor referente ao pedágio. No caso da carga fracionada, as transportadoras costumam repassar uma parte do custo para os clientes, diminuindo, assim, o valor total. Essa taxa, geralmente, é cobrada a cada fração de 100kg.

Taxa de gerenciamento de risco (GRIS)

Utiliza o valor em nota fiscal da mercadoria, sendo cobrada de acordo com um percentual do valor da mercadoria. O objetivo é de cobrir os custos com a prevenção de riscos, como no combate ao roubo e furto das cargas.

Taxa de restrição de trânsito (TRT)

Em São Paulo, por exemplo, e em algumas cidades, é aplicada uma legislação que restringe a circulação de veículos pesados em determinadas áreas, horários de circulação ou atividades de carga e descarga, influenciando na rota. Por isso, é cobrada, por algumas transportadoras, uma taxa extra para esses casos em específico.

Frete excedente

Essa taxa é cobrada para quando há divergência de informações entre a carga e o que foi contratado no orçamento de frete, como por exemplo, a diferenças de peso ou de valor da carga.

Taxa de coleta e entrega

Caso exista uma distância considerável entre o local de coleta da mercadoria ou destino do produto, uma taxa pode ser cobrada, a fim de cobrir os custos de deslocamento do veículo.

Peso e dimensões da mercadoria

Essa é o fator mais básico para o custo da entrega, cobrando as medidas exatas para o peso e dimensão da mercadoria. Tais medidas são necessários para fazer o cálculo da cubagem, utilizado para a relação entre área ocupada no veículo e seu peso, que podem afetar diretamente quantas mercadorias o veículo poderá transportar.

Valor da Nota Fiscal

O valor da nota fiscal é também um dos fatores que influenciam diretamente no valor do frete. Em alguns casos, quanto maior o valor do item transportado, maior será o custo do frete, as vezes enquadrando-a na categoria de mercadoria valiosa. Além disso, existem taxas que utilizam tal valor como base para o cálculo, como por exemplo, a taxa de gerenciamento de riscos, seguros e até impostos.

Dificuldades para entrega

Quanto maior a distância percorrida entre o local para a coleta da mercadoria e seu destino, maior é o gasto com a utilização do veículo, como combustível e desgaste dos pneus. Além disso, algumas transportadoras costumam cobrar taxas para entregas em áreas de difícil acesso, como risco de extravio, furto das mercadorias e dificuldade do veículo em chegar ao local.

Prazo de entrega

Em casos que o prazo de entrega foge do padrão, os custos da entrega aumentam consideravelmente. Por exemplo, quando a entrega exige uma troca de modal, quando se troca o rodoviário pelo aéreo, reduzindo o prazo.

Categoria do produto

Quando a mercadoria a ser transportada possui características específicas, seja o tipo de veículo e sua velocidade ou seu o manuseio, como embalagens reforçadas, o custo da entrega costuma aumentar. Por exemplo, em casos de cargas frágeis, pois precisam de reforços em dobro na embalagem e itens perecíveis que exige um transporte rápido ou veículo próprio.

Imposto

O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é também um fator incluso no valor do frete, tendo em vista sua incisão nas operações de transporte intermunicipal e interestadual. Já em casos de envios Intermunicipais, é cobrado o ISS.

Tarifa Mínima

É adotado, em algumas transportadoras, um valor mínimo para o transporte, normalmente sendo de 50 kg. Em casos que a mercadoria obtenha um peso e tamanho abaixo do informado, o custo da entrega costuma aumentar.

Conte com a Zoom Entregas Rápidas para realizar suas entregas!

Com a Zoom Entregas Rápidas suas entregas são realizadas de forma eficiente e prática para seus clientes, podendo monitorá-las em tempo real pelo app da empresa. Saiba sobre nossos diversos pacotes de serviços e entre em contato conosco!

Links úteis:
motoboy rio de janeiro
entregas motoboy rj
empresas de motoboy no RJ
entregas no RJ

Posts Recentes Tags