Conheça nosso blog
28Ago
homens fechando negócios após cotação de preços

4 regras para fazer uma cotação de preços eficiente

A cotação de preços é uma taxa negociada entre fornecedores e vendedores. Ela precede a compra ou contratação de serviços. Deve ser realizada considerando as características e condições pela empresa fornecedora. Por isso, não aceitar o primeiro preço, fazer mais de um contato, padronizar os pedidos e escolher uma empresa para frete do contrato são regras eficientes. Continue a leitura deste artigo da Zoom Entregas Rápidas e saiba mais sobre elas!

Quais são as regras para uma cotação de preços eficiente?

A organização é ideal para garantir o sucesso durante a realização de uma cotação de preços. Por isso, saber escolher o melhor investimento, fornecedores e formas de logística podem contribuir para que o processo seja eficaz. Veja, na sequência, as principais regras.

1- Não aceitar o primeiro preço

Tal qual qualquer outra compra, a cotação de preços varia muito de fornecedor para fornecedor. Devido a isso, não é bom aproveitar a primeira oportunidade que aparecer. Para isso, o melhor a ser feito é negociar com a empresa, ver a possibilidade de descontos e qual é o menor preço oferecido. Além disso, consultar as formas de pagamento e de que forma elas influenciam o valor final é importante.

2- Fazer mais de um contato

Fazer mais de um contato com diversos fornecedores pode fortalecer elos e ser uma das estratégias aplicadas para reduzir preços. No caso, também se torna válido averiguar a possibilidade de existirem outros abastecedores que possam atender à demanda. Lembre-se: um dos principais erros cometidos é estabelecer uma relação de dependência com o mesmo provedor.

empresários apertando as mãos em sinal de "negócio fechado" após cotação de preços

3- Padronizar as solicitações

É preciso que o contato entre a empresa e os fornecedores seja formalizada. Assim, as solicitações de cotação de preços poderão ser vistas como um contato profissional. Essa característica poderá qualificar a marca.

O pedido de cotação deverá ser redigido em papel timbrado, com marca d’água, caso necessário. É de suma importância que o nome da empresa esteja bem localizado no cabeçalho seguido do número do CNPJ, endereço e contatos. Algo que também pode facilitar o processo é enumerar os documentos para listar as compras e garantir um parâmetro de periodicidade.

4- Frete

A última regra para que a cotação de preços seja produtiva é o frete. Para realizá-lo, opte por contar com uma empresa especializada no serviço. Ela poderá agilizar o processo e realizá-lo com precisão. A ideia, nesse sentido, é que, considerando que o comprador já tenha realizado a compra, o documento chegue mais rápido ao abastecedor.

Benefícios

homem sorrindo após cotação de preços

Em razão de tudo o que foi exposto até aqui ao longo deste artigo, inúmeros são os benefícios de uma cotação de preços. Listamos alguns deles:

  • defesa do processo de negociação: pode estabelecer as melhores condições de preço;
  • planejamento: considerando que as solicitações podem acontecer dentro de um determinado período, a partir das cotações será possível estabelecer um calendário;
  • aumento da possibilidade de contatos: quando a negociação e o planejamento são realizados de maneira adequada, a empresa passa a ser vista como comprometida. Esse fator facilita que o mercado compreenda o nível de qualidade de seus produtos. Uma consequência é o aumento da possibilidade de conseguir contato com potenciais fornecedores.

Com quem solicitar frete de cotação de preços?

Se você deseja contratar uma empresa para realizar frete, conte com a Zoom Entregas Rápidas! Trabalhamos com motofrete no RJ e courier no Rio de Janeiro.

Em nosso blog, existem outros artigos para enriquecer seu conhecimento a respeito desse e mais assuntos. As vantagens de terceirizar o serviço de entregas e dicas para otimizar o processo de entregas estão lá esperando por você! Não deixe de conhecer a Zoom Entregas Rápidas!

Compartilhe: