Você sabe qual é a importância da logística?

A importância da logística vai muito além de uma simples movimentação de mercadorias. Suas funções são primordiais para o andamento de toda operação, vide o gerenciamento do estoque, o desenvolvimento de serviços ao longo da cadeia e a satisfação do cliente. 

O valor da logística reside no fornecimento das bases para o planejamento estratégico de uma empresa. Esse fator representa um grande diferencial para permanecer competitivo no mercado. 

Um bom planejamento logístico é crucial para que um negócio se destaque e fique à frente da concorrência, concorda?

De forma resumida, a logística é um conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos destinados a substanciar o fluxo de abastecimento de insumos, movimentação de mercadorias e estocagem. As suas atividades envolvem diversos departamentos, como suprimentos, comercial e finanças.

Para facilitar o seu entendimento acerca da importância da logística, elaboramos este material aqui no blog. Aproveite!

logística e a sua importância zoom entregas rápidas

O que é logística

O termo logística ainda é empregado de formas diferentes. Ainda de modo muito primitivo, é repassado como um conceito atrelado ao transporte e distribuição de mercadorias. 

Contudo, com uma visão mais atualizada, a logística é compreendida como processamento de pedidos, armazenagem, gestão de estoque, distribuição e satisfação/fidelização do consumidor. 

Porém, para que a logística cumpra sua função deve haver um bom planejamento de logística e uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos (supply chain). 

Como funciona a logística

Como vimos acima, a logística é a responsável direta pelo fluxo de mercadorias, serviços e informações relacionadas. Todavia, a sua principal função é a criação de valor junto aos clientes da empresa, beleza?

Assim, podemos destacar que o seu funcionamento ou operação se subdivide em três frentes: informação, material e financeiro.

  • Fluxo de Informação

Tudo começa através da necessidade, ou demanda, dos clientes por produtos e/ou serviços. Logo, as empresas, por meio de uma visão comercial, buscam soluções para atender essa demanda de seus clientes, ou futuros clientes.

Portanto, as empresas buscam no mercado fornecedores capazes de atender a sua necessidade. A necessidade das empresas produtivas é de matérias primas e insumos. Já as empresas de distribuição, a sua necessidade é de produtos acabados. 

Desse modo, as empresas pesquisam, projetam, planejam e repassam aos fornecedores todas as informações necessárias sobre as características e requisitos dos produtos.

Considerando o fluxo de informação, o marketing tem enorme importância dentro deste processo, pois é através do marketing que as empresas atraem os clientes divulgando a oferta para o atendimento às suas necessidades.

Logistica De Nicho Zoom Entregas

  • Fluxo de Materiais

O fluxo de materiais representa a movimentação física de produtos na forma de matérias primas e/ou insumos. 

Assim sendo, a movimentação parte dos fornecedores para a empresa, e da empresa para os clientes. No caso de matérias primas, é necessário o seu processamento no fluxo produtivo da empresa.

Isto posto, dois processos merecem destaque para um eficiente fluxo de materiais: operações e transportes.

Dessa maneira, as operações representam todas as atividades de armazenagem, estocagem, embalagem, proteção, manuseio, carga e descarga de produtos. Por outro lado, os transportes são os meios utilizados para distribuição dos produtos para os seus clientes.

  • Fluxo Financeiro

Por sua vez, o fluxo financeiro representa o pagamento por parte dos clientes para a empresa, assim como da empresa para os seus fornecedores. O faturamento de pedidos representa a conclusão, ou fechamento do negócio envolvendo os diferentes personagens.

Certamente, o funcionamento da logística em uma empresa é muito mais complexo que o esquema apresentado, ao passo que a ideia é um modelo simples de logística que possa identificar possíveis problemas ou oportunidades dentro de sua operação.

Qual é o objetivo da logística?

O objetivo da logística é tornar os processos mais eficientes, por meio da gestão do fluxo de informações, financeiros e materiais. Por consequência, uma gestão eficiente dos processos terá como resultado maior economia, redução de custos e consequentemente a satisfação dos clientes.

A integração setorial promovida pela logística gera maior agilidade, atenção, confiabilidade, alcançando resultados mais favoráveis em nível de produção, qualidade e segurança das operações.

E a importância da logística?

De uma maneira geral, a logística é importante em diversos contextos que contribuem para o desenvolvimento e avanço das relações humanas. Deste modo, consideremos a importância da logística sob três aspectos: empresas, sociedade e economia.

Veja em cada uma delas:

Saiba A Importância Da Logística Com A Zoom Entregas

  • Importância da logística para empresas

Em uma época em que o mercado está cada vez mais competitivo e dinâmico, a adaptação é uma realidade obrigatória para fazer prosperar o negócio. Hoje, os clientes estão cada vez mais exigentes e as empresas têm o dever de oferecer soluções logísticas inovadoras para tais demandas.

Assim, uma aposta das empresas a este novo cenário é na especificidade do serviço ao cliente. Ou seja, envolve todos os processos necessários para receber, processar, entregar, faturar e prestar todo apoio necessário para o cliente após a venda do produto e/ou serviço.

  • Importância da logística para a sociedade

A logística está presente em todos os lugares do planeta. A globalização permite o acesso aos produtos e serviços de todos os cantos do mundo. 

Então, a competitividade entre as empresas possibilita o desenvolvimento e a inovação tornando nossa vida cada vez mais fácil. Consequentemente, essa mesma competitividade entre as empresas nos força a usar cada vez mais o nosso intelecto, criando soluções cada vez mais baratas, eficientes e sustentáveis.

  • Importância da logística para a economia

Já a relevância da logística para a economia compreende os valores registrados de produtos exportados e importados, por exemplo. Isto é, a balança comercial pode ter um superávit, além do crescimento em relação ao PIB. Tudo isso não seria possível sem a logística.

Bom, após a leitura desse artigo esperamos que você tenha compreendido o impacto da logística e todos os seus benefícios nas operações. Compartilhe este conteúdo com pessoas interessadas no assunto!

Agora, se estiver procurando uma empresa com expertise nas atividades logísticas, chame a Zoom Entregas Rápidas. Oferecemos serviços personalizados que buscam entender o seu problema e solucionar a sua demanda. Quer saber mais? Fale conosco através das nossas redes sociais!

plugins premium WordPress